GRATUITO: Como se desenvolve um país - Exposição no Rio de Janeiro mistura História e Geografia para explicar os setores que fazem um país se desenvolver

  Exposição que traz soluções, tecnologias e inovações aplicadas nas indústrias e na cultura através do povo, chega ao Rio de Janeiro


“Integra”, que já passou pela cidade em 2019, retorna ao Centro Cultural Correios a partir de 22 de maio completamente repaginada e com novidades. Afinal, o tempo não para! 





Desenvolvimento ligado à qualidade de vida. É essa a mensagem que a exposição “INTEGRA: a Cultura de um Povo, o Desenvolvimento de um País” quer passar para o público a partir de quarta-feira, 22 de maio, no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. A mostra, que já passou por diversas cidades do Brasil, é marcada por muita tecnologia e interatividade. Até dia 07 de julho, cariocas e turistas poderão visitar o espaço e percorrer os módulos apresentados. A entrada é gratuita.


“INTEGRA, a Cultura de um Povo” conta com sete módulos que abordam temas como cidades, mineração, cultura e energia, dentre outros assuntos. Desenvolvimento é ponto de partida da mostra. “Muitos associam esse aspecto à economia, mas visamos ele ligado à qualidade de vida. Lógico, que tudo o que influencia para um cenário com mais desenvoltura econômica, mas também reflete em um cotidiano mais bem aproveitado. Fazemos um recorte disso”, conta Daniel Casadó, diretor da “INTEGRA”. Os agentes de desenvolvimento que serão expostos, estão dentro dos ODS, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, divulgados pela ONU (Organizações das Nações Unidas). Estes assuntos estão ligados diretamente à evolução do Brasil na produção. Isso abrange transportes, cidades, mineração, energia, campo e cultura, como potencial geradora de empregos e tecnologias. 


Para deixar o Brasil em consonância com os conteúdos gerais mostrados, a exposição traz informações sobre a evolução de cadeias em nosso país. Como foi o transporte no passado? Como era a produção agrícola no passado? Como é que isso cresceu, a mineração? “A gente coloca a situação atual, os dados mais atuais, e tecnologias empregadas. Destaca-se a eficiência nos processos. Precisamos tornar tudo mais eficiente para conseguir explorar menos possível o ambiente. A fronteira agrícola não tem de ampliar, tem de aumentar”, acredita. Para obter esse aumento, a sugestão é o uso de novas tecnologias. “Temos de tornar eficiente o processo de obtenção das nossas fontes de energia e também a sua utilização”. 


Para Daniel, a “INTEGRA” está ligada diretamente ao campo das soluções quando o assunto é a reconstrução de algumas cidades que sofreram as ações das enchentes que começaram no início de maio, no Rio Grande do Sul. Alguns municípios terão de ser praticamente reconstruídos. Eles podem ser pensados dentro do conceito de cidades inteligentes, que tem foco nessa melhoria na qualidade de vida em termos de transporte, educação e gestão, por exemplo. Todas essas novas tecnologias permitem aumentar a eficiência nesses processos, que estão apresentados na exposição. 


“INTEGRA” chega ao Rio de Janeiro com novidades em seus módulos. Temas como energia, por exemplo, foram ampliados. “Pensamos em solução, eficiência e conservação. Trazemos a questão do hidrogênio como fonte de energia, um potencial energético muito limpo comparado com os nossos atuais, com a nossa matriz energética atual, que é bem sustentável”, avalia Daniel.


O intuito da mostra que vai ocupar o Centro Cultural dos Correios é entreter, informar, divertir e despertar no público de todas as idades, a reflexão sobre qual é o seu papel enquanto cidadão. “Os visitantes poderão explorar o tema de forma interativa, com painéis explicativos, vídeos, maquetes, jogos multiplayers e várias outras atrações”, ressalta. São Paulo, Curitiba, São José dos Campos e as mineiras Itaúna e Ipatinga reuniram um público superior a 60 mil pessoas. “INTEGRA” retorna ao Rio de Janeiro depois de 05 anos. “Esperamos o mesmo sucesso da primeira temporada carioca”, destaca Casadó. 

A exposição INTEGRA é patrocinada pela Repsol Sinopec, com o apoio do Centro Cultural Correios. O projeto é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura.A visitação acontece de terça a sábado das 12h00 às 19h00 no Centro Cultural Correios que fica à Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. A entrada é grátis e o acesso é fácil via Metrô, VLT ou ônibus.


Mais informações podem ser obtidas pelo instagram: @integraexposicao



Serviço:

Exposição: “INTEGRA: a Cultura de um Povo, o Desenvolvimento de um País”

Data: de 22/05 a 07/07

Horário: de terça a sábado das 12h00 às 19h00

Local:  Centro Cultural Correios

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, Rio de Janeiro

Realização: Ministério da Cultura

Patrocínio: Repsol Sinopec

Apoio: Centro Cultural Correios

Coprodução: BN Lentini e P4 Produções

Entrada gratuita

Comentários