3ª Bienal Black está em cartaz no Espaço Cultural Correios Niterói

3ª Bienal Black está em cartaz no Espaço Cultural Correios Niterói 


Atração gratuita reúne artistas emergentes e propõe curadoria colaborativa com foco na visibilidade de mulheres negras na cena artística brasileira.

O Espaço Cultural Correios Niterói recebe, até 8 de junho, a 3ª edição da Bienal Black (3BienalBlack), evento que tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de artistas emergentes, principalmente mulheres.

Com entrada franca, as atividades incluem uma programação extensa, que pode ser conferida no site bienalblack.com.br. Com o eixo intitulado Memórias (trans)locadas, a seleção de obras e os debates abordam questões de memória, migração e deslocamento, focando as experiências de indivíduos e comunidades que enfrentam a transitoriedade e a diáspora.

No dia 6 de junho será realizada a atividade Colagem de Caderno, com Maurício Planel (RJ), no Espaço Cultural Correios Niterói, às 14h.

Sobre o ECC Niterói

O Palácio dos Correios de Niterói é resultado de vários fatores que impulsionaram a construção do prédio. O Decreto nº 7.653, de 11/11/1909, estabeleceu o novo Regulamento da organização, que tinha como uma das metas construir sedes novas dos Correios nas capitais dos estados. O Palácio sempre serviu para o funcionamento das repartições postais e telegráficas.

O Espaço Cultural foi criado no dia 14 de novembro de 2014, data do centenário do Palácio dos Correios. O primeiro pavimento do prédio conta com duas salas de exposição e uma sala para oficinas. No segundo pavimento há mais quatro salas de exposição, a sala histórica e um auditório que possibilita a realização de eventos de música, humanidades, audiovisual e seminários. A sala histórica foi completamente restaurada com os detalhes originais. Várias camadas de tinta foram retiradas até se chegar às cores e desenhos originais que ornamentam as partes inferior e superior das paredes e do teto. As portas de madeira são originais, bem como o piso de madeira Peroba. Nessa sala estão expostas duas plantas arquitetônicas, vários ladrilhos hidráulicos cujos modelos são encontrados nos pisos de circulação interna, alguns adornos da fachada e um conjunto de forma que produziram as escamas de cobre das cúpulas das torres do Palácio.   

SERVIÇO

3ª Bienal Black (3BienalBlack): “Fluxos (in)Fluxo: Transitoriedade,

ECC Niterói

Endereço: Av. Rio Branco, 481 – Centro/Niterói, em frente às barcas

Visitação: de segunda a sexta, das 11h às 18h, e sábados, das 13h às 18h

Programação: de 27 de março a 16 de junho de 2024

Entrada gratuita.

Com acessibilidade.

Programação completa: bienalblack.com.br

Link para download de fotos | Live apresentação 3a Bienal Black

Instagram: @correioscultural   @teatrocorreiosleagarcia

 


Comentários