Sesc São José dos Campos recebe apresentação inédita de “Vareta”, do artista carioca Ricardo Gadelha


Ricardo Gadelha celebra 25 anos de carreira e temporada passa por São José dos Campos 


Artista multilinguagem carioca com passagens pela MTV e Blue Man Group, realiza temporada inédita em São Paulo unindo palhaçaria e acrobacias feitas em um tripé de bambu gigante, com mais de 4 metros de altura.




Sesc São José dos Campos recebe apresentação inédita de “Vareta”, do artista carioca Ricardo Gadelha


O artista carioca Ricardo Gadelha (@ricardogadelha11) está realizando uma circulação inédita pelo Estado de São Paulo celebrando 25 anos de carreira e a temporada passa por São José dos Campos neste fim de semana. 


No sábado, dia 13 de abril, com entrada gratuita, o espetáculo “Vareta” será apresentado no Sesc São José do Campos, que fica na Avenida Dr. Ademar de Barros, 999 - Jardim São Dimas, São José dos Campos - SP.


Intercalando palhaçaria e acrobacias feitas em um tripé de bambu gigante, “Vareta” é a mais nova criação do artista multilinguagem Ricardo Gadelha, que em 2024 celebra 25 anos de uma carreira consolidada no circo e no teatro, tendo percorrido as 5 regiões do país realizando espetáculos, oficinas e gravando documentários, atuando também na MTV como apresentador de Catfish Brasil e no Blue Man Group, famoso grupo de Nova Iorque, Estados Unidos, formado por três integrantes azuis e carecas, visto por mais de 25 milhões de pessoas ao redor do mundo. 


Indicado para todas as idades, o espetáculo “Vareta” é fruto da parceria com Poema Mühlenberg (DF) diretora da Cia Nós no Bambu, que sistematizou a Arte Corpo Bambu, uma inovadora metodologia que investiga a criação de instrumentos artesanais feitos de bambu e a interação do corpo cênico a estes aparelhos, resultando numa pesquisa que mescla dança, circo, teatro e bambuzeria.   


Neste divertido show de proezas físicas e trapalhadas, Ricardo Gadelha - o palhaço Vareta - mescla palhaçaria e acrobacias feitas em um tripé de bambu gigante, trazendo para a cena toda sua experiência em comédia física e visual.


Se comunicando apenas por um dialeto inventado chamado “gromelô”, o excêntrico palhaço busca descobrir aquelas varas gigantes, e se expõe ao ridículo de cada erro e tropeços intrínsecos ao processo de aprendizagem.


Envolvido pela trilha sonora original e pelo jogo cômico vigoroso, o público se engaja nas aventuras vividas pelo palhaço e se conecta com sua própria condição de aprendiz.


Se na infância, Ricardo Gadelha buscava formas divertidas de lidar com os apelidos que expunham sua magreza, como “fiapo, magrelo e lagartixa”, com esse projeto ele busca respostas à seguinte pergunta: “Como o corpo errante e não atlético do palhaço pode alcançar alguma virtuose da técnica acrobática e ainda produzir beleza e encantamento?"


Sobre Ricardo Gadelha

Palhaço, ator, diretor, produtor, documentarista, educador, brincante, pernalta, curador, Ricardo Gadelha é um artista multilinguagem formado Bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO, com pós-graduação em Educação Artística pela UCAM


É o curador do Festival “O Circo Chegou” (Museu do Pontal - RJ), foi co-curador da Mostra Picadeiro Móvel 2022 - SESC RJ e professor da Escola Nacional de Circo - ENCLO


Diretor cênico dos espetáculos “O Magnífico Vôo do Homem Pássaro” (musical infantil da Orquestra Voadora), “BoraBrincar!?” (Coletivo PernAlta), “O Brasil contado por mulheres” e “Contos para cultivar a alegria” (Chama das Histórias).

 

Contemplado pelo programa Sesc Palco Giratório 2022, produziu a websérie documental “Pra Fazer Papel de Palhaço Brasil Adentro”, disponível no Youtube e dividida em Episódio 1, Episódio 2, Episódio 3, Episódio 4 e Episódio 5, apresentando um panorama histórico da arte circense brasileira.


Artista-pesquisador do campo da palhaçaria, atualmente circula com os três espetáculos solo que concebeu e dirigiu: “VARETA”(2023), “Circo de Seu Ambrósio”(2022) e “SOLO PROTOCOLO” (2015), além de ministrar cursos e oficinas, como por exemplo, Pedagogia do Riso - palhaçaria para educadores.


Ficha Técnica “Vareta”: Concepção, produção, atuação e bambuzeria - Ricardo Gadelha. Direção e dramaturgia - Ricardo Gadelha e Poema Mülhenberg. Capacitação Arte Corpo Bambu - Poema Mülhenberg. Trilha Sonora Original - Arturo Cussen. Operação de Som - Diogo Perdigão. Figurino e adereço - Vitor Martinez e Roberto Garcia. Modelista e Costureira - Gerusa Garcia. Confecção de pífano - Surian dos Santos. Iluminação e Operação de Luz - Guiga Ensa. Fotos - Renato Mangolin. Vídeos - Levi Meireles. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Parceria - Intrépida Trupe e Galpão Bambu. Agradecimento - Bambutec. Realização - GADELHA Arte Multilinguagem


Informações: www.instagram.com/ricardogadelha11 

Teaser “Vareta”: https://www.youtube.com/watch?v=y2CHSiS5aAo





Serviço: Temporada do espetáculo “Vareta”

Com Ricardo Gadelha

Sinopse: Neste divertido show de proezas físicas e trapalhadas, o palhaço Vareta mescla palhaçaria e acrobacias feitas em um tripé de bambu gigante, trazendo para a cena toda sua experiência em comédia física e visual. Se comunicando apenas por um dialeto inventado (gromelô), Vareta manipula de diferentes maneiras o instrumento até explorar as possibilidades acrobáticas da inovadora Arte Corpo Bambu. Duração: 40 minutos. Classificação Livre - Grátis


Quando: 13 de abril de 2024 (sábado) - Horário: 18h - Onde: Sesc São José do Campos - Endereço: Av. Dr. Ademar de Barros, 999 - Jardim São Dimas, São José dos Campos - SP, 12245-010


Última apresentação:

Quando: 14 de abril de 2024 (domingo) - Horário: 15h30 - Onde: Sesc Santos - Endereço: R. Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida, Santos - SP, 11040-900

Comentários