Meio Ambiente - Instituto Procomum realiza encontra para discutir impactos da crise climática na BS

 INSTITUTO PROCOMUM PROMOVE ENCONTRO PARA DISCUTIR EFEITOS E SOLUÇÕES PARA A CRISE CLIMÁTICA NA BAIXADA SANTISTA

Reunião ‘Construindo Uma Rede Comprometida Com A Justiça Climática na Baixada Santista’  acontece nesta quarta-feira, 10 de abril, às 18h, no LAB Procomum, em Santos (SP)




Ciente de que a crise climática exige uma mobilização de ações sistemáticas, intencionais e envolvendo múltiplos atores para a diminuição de seus impactos na população, especialmente na região da Baixada Santista, o Instituto Procomum (IP) promove, na próxima quarta-feira, 10 de abril, uma iniciativa aberta para discutir o tema.

Intitulado “Construindo Uma Rede Comprometida Com A Justiça Climática Na Baixada Santista”, o encontro - gratuito e aberto ao público - será realizado às 18h, na sede de laboratório cidadão da organização, o LAB Procomum (R. Sete de Setembro, 52 - Vila Nova - Santos).

O objetivo é reunir pessoas, coletivos, entidades, agentes públicos,  pesquisadores e moradores de bairros mais afetados, como por exemplo os que sofrem com enchentes e deslizamentos - e demais interessados  que estejam dispostos a construir, coletivamente, uma rede comprometida com a criação de soluções possíveis, conjuntas e efetivas para a agenda climática na Baixada Santista.

“Como um laboratório de inovação cidadã, o Lab Procomum está interessado em ofertar conhecimento, infraestrutura e redes para fortalecer a cidadania e as organizações comunitárias da Baixada Santista, dando visibilidade para suas agendas e soluções e fortalecendo articulações e a capacidade de incidência política da sociedade civil, principalmente numa questão tão emergente e impactante como a crise climática na região.”, resume Georgia Nicolau, Diretora Geral do Instituto Procomum. 

A cidadania no centro das políticas de mudanças climáticas

Desde 2019, o Instituto Procomum atua no fortalecimento de ideias, projetos e intervenções ligados à adaptação climática, centrando esforços nas pessoas que mais sofrem com seus efeitos.

No ano passado, por exemplo, foram realizados dois laboratórios para desenvolvimento de ideias cidadãs focados na resiliência e mitigação frente às mudanças climáticas: LAB Tempestade em Olinda (PE) e na Baixada Santista, que resultaram na criação de projetos como: Mangue Lambe (lambes informativos na área continental de São Vicente); Vigilante Temporal (instalação de dispositivos com sensores de alerta para níveis de chuva), Escuta-Clima (encontros e oficinas a partir da cultura de prevenção); e um Manual Prático de Permeabilidade Urbana.

Já este ano, em paralelo à realização do Encontro, está em curso uma chamada pública para propostas voltadas ao enfrentamento dos impactos causados pelas mudanças climáticas na região na perspectiva de geração de dados e promoção da informação. O LAB Narrativas Climáticas - Baixada Santista selecionará 14 pessoas que atuarão no desenvolvimento de três novos protótipos que possam contribuir com o  levantamento e organização de dados, divulgação de informações úteis à sociedade e projetos que tenham a defesa da vida e da dignidade como foco. Mais informações em: https://lab.procomum.org/lab-narrativas-climaticas

INSTITUTO PROCOMUM
Reunião aberta sobre mudanças climáticas na Baixada Santista: rumo a uma Coalizão Comunitária pelo Clima!
Quarta-feira, 10 de abril, a partir das 18h. Entrada gratuita.
Local: Instituto Procomum | LAB Procomum
Rua Sete de Setembro, 52 - Vila Nova – Santos.

Mais informações em: 
https://lab.procomum.org/2024/03/27/chamada-aberta-construindo-uma-rede-comprometida-com-a-agenda-climatica/

Comentários