Festival da Quebrada promove programação cultural gratuita nas periferias de Belo Horizonte

 


Festival da Quebrada promove programação cultural gratuita nas periferias de Belo Horizonte

Nos dias 19, 21 e 27 de abril, o Festival da Quebrada promove shows, sarau, oficina, espetáculo de dança, entre outras atividades culturais gratuitas no Aglomerado da Serra, no Conjunto Santa Maria e no Ribeiro de Abreu




Com a proposta de promover a arte, cultura e mobilização social, o Festival da Quebrada chega a sua 6º edição, com programação diversa que inclui shows musicais, espetáculos de dança, Sound System, sarau, oficina e rodas de conversas em periferias de Belo Horizonte. O evento promove a conexão entre os artistas periféricos e seus territórios, estimulando a arte, a coletividade, a cultura e discussões sociais nas comunidades. Neste ano, recebem ações do Festival da Quebrada, o Aglomerado da Serra, o Conjunto Santa Maria, e o Ribeiro de Abreu. Cada dia, um dos territórios recebe as atividades, realizadas respectivamente nos dias 19, 21 e 27 de abril. Toda a programação é gratuita sendo necessária a retirada de ingressos prévia no site da Sympla apenas para os shows que acontecem no domingo, dia 21, no Conjunto Santa Maria (mais informações disponíveis nas redes sociais do evento no @festivaldaquebrada_bh).


Idealizado pelo artista e produtor cultural Jeffim Dabazi, o Festival da Quebrada fez sua primeira edição em 2017. O festival nasceu como um desdobramento do projeto Se Essa Rua Fosse Minha, que, em 2013 e 2014, fez do Conjunto Santa Maria um lugar de celebração da cultura popular, fomento da produção cultural e debate político na comunidade a partir de bate-papos, revitalizações de espaços públicos e algumas apresentações artísticas. Como festival multicultural, a proposta promove mais de 10 atrações, destacando artistas oriundos de comunidades, vilas e favelas da cidade. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.


(Foto acima - Djonga em seu último disco Inocente Demotape - Crédito Coniiin)


 

(Foto à esquerda - Espetáculo Brinco de Ouro Foto: Ester Teixeira / Foto à direita DJ WS da Igrejinha - Foto Dalama Records)


Atrações


Em 2024, a programação do Festival da Quebrada inicia na sexta-feira, dia 19 de abril, no Aglomerado da Serra, na Praça do Cafezal, localizada na Rua Bela Vista nº30, Serra. Abrindo o festival, a partir das 19h o público poderá participar do Sarau da Favelinha, com o MC, cantor, compositor Vini Joe e da Oficina de MCs. Outra atração é a apresentação do espetáculo de dança Brinco de Ouro, um manifesto artístico do grupo Favelinha Dance. A apresentação artística celebra a diversidade cultural, resgata a história da comunidade preta e favelada mineira e reflete sobre sua identidade em um contexto histórico marcado pela exploração e resistência. Programação gratuita sem necessidade de retirar ingressos, entrada sujeita à lotação do espaço.


Já no domingo, dia 21 de abril, a praça do Conjunto Santa Maria, localizada na Rua Gentios, 1271, será palco para grandes apresentações artísticas. A partir das 15h o Grupo do Bigode irá contagiar o público com um setlist com sucessos do pagode. A partir das 16h é a vez da DJ Teffy Angel discotecar convidando ao palco o Grupo Identidade, uma organização artístico-cultural de danças periféricas urbanas do Aglomerado da Serra. A tarde continua ao som de música brasileira com apresentação do grupo Simplicidade do Samba convida Filhas da Mãe Solicita, Sérgio Pererê e Lelê Cirino. A partir das 18h30 quem comanda o som é o produtor musical e DJ Ws da Igrejinha, responsável por projetar o funk de Belo Horizonte para o cenário nacional, sendo um dos grandes destaques da cena brasileira. Encerrando a programação do domingo, às 19h30 com show do Swing Safado convidando Djonga. O grupo belo-horizontino com origem no Conjunto Santa Maria, conhecido por apresentar músicas populares brasileiras que vêm das periferias, divide o palco com o artista da Zona Leste de Belo Horizonte que ganhou o mundo com sua letras e batidas no Rap - Djonga foi o primeiro rapper brasileiro indicado ao BET Awards, premiação de destaque do Rap Mundial. o rapper mineiro é um dos nomes mais influentes do gênero no país, e chama a atenção por suas letras diretas, rimas afiadas e com fortes críticas sociais. Programação gratuita sendo necessária a retirada de ingressos prévia no site da Sympla.


Já o bairro Ribeiro de Abreu recebe no sábado, dia 27 de abril, no Espaço Vitrine, localizado na Rua Antônio Ribeiro de Abreu, 885, o Baile Uai Sound System. O evento reunirá uma das principais equipes de som de BH, que há anos leva o reggae e suas vertentes para as ruas da cidade. Formada por artistas do bairro, o UAI Sound System tem contribuído significativamente com a cultura de rua da capital, divulgando trabalhos da cena local e disseminando a potência das festas de reggae. Programação gratuita sem necessidade de retirar ingressos, entrada sujeita à lotação do espaço.

 

(Foto à esquerda - Swing Safado Crédito Horacius de Jesus / Foto à direita Uai Sound System no Festival da Quebrada 2023 Crédito @lucazrod)


Sobre as comunidades


Conjunto Santa Maria - Localizada entre a Raja Gabáglia e o bairro Coração de Jesus, o Santa Maria é um dos primeiros conjuntos habitacionais populares a serem construídos na capital, representando até hoje a força e a necessidade de ocupação de povos oriundos. A construção do conjunto teve início por volta de 1952 e 1953. Os blocos 1 a 6 foram concluídos no período compreendido entre 1956 e 1958, sendo os demais blocos de moradias finalizados nos anos de 1962 e 1963. Abrigando populações desalojadas do Morro do Papagaio e Vila Antena, ele se mantém até hoje já sendo referência de comércio, lugar seguro para residir. O conjunto, desde sua existência, é polo de cultura periférica da cidade, berço da tradicional Escola de Samba Cidade Jardim, e revelou artistas como MC Delano, grupo de samba Filhas da Mãe, Bloco Swing Safado, banda 12duoito, entre outros projetos musicais. Além dos diversos projetos sociais que acontecem tanto ali quanto no Morro das Pedras.


Ribeiro de Abreu - Localizado na Região Nordeste de Belo Horizonte, o Ribeiro de Abreu surgiu durante o processo de industrialização da capital, na metade do século XX. Atravessado pelo Córrego do Onça, o bairro fica às margens da rodovia MG-020, próximo aos bairros Paulo VI, Novo Tupi e Acaiaca. A história do Ribeiro de Abreu é marcada pela mobilização social. Logo na década de 1980, os moradores se articularam para lutar por condições mínimas de infraestrutura. Primeiro, conquistaram o acesso à água; depois, ao telefone. Hoje, as causas socioambientais estão entre as principais reivindicações da população, que sofre com inundações e outros problemas por conta da falta de tratamento de esgoto, responsável por poluir as nascentes da região. Mas além de ser um bairro de luta, o Ribeiro de Abreu também é um bairro de arte, cultura e lazer, sendo berço do UAI Sound System, movimento cultural que promove o reggae e suas vertentes em espaços públicos de BH. 


Aglomerado da Serra - Localizado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, o Aglomerado da Serra é a maior favela de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. Segundo dados da PBH, quase 50 mil pessoas habitam a região, que se divide em oito vilas: Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Santana do Cafezal, Novo São Lucas, Fazendinha, Chácara e Marçola. Um dos grandes caldeirões culturais de BH, a Serra é território de criação de artistas dos mais diversos segmentos. Samba de roda mineiro, pagode, capoeira, funk e soul sempre tiveram espaço no Serrão, que reúne artistas e coletivos que esbanjam talento e projetam Belo Horizonte para o cenário mundial como o Djonga, no rap, e o DJ Ws da Igrejinha, no funk. Figura nessa lista o Lá da Favelinha, iniciativa independente e sem fins lucrativos fundada e coordenada pelo artista Kdu dos Anjos. Criada em 2015, a organização artístico-cultural localizada na vila Novo São Lucas começou despretensiosamente com uma oficina de rap e hoje congrega dezenas de atividades multiculturais, sendo considerada referência na cidade.


SERVIÇO:


Festival da Quebrada


Aglomerado da Serra I Dia 19 de abril, sexta - feira

Local:Praça do Cafezal, localizada na Rua Bela Vista nº30, Serra. 

>> 19:00 às 22:00 - Abertura Sarau da Favelinha com Vini Joe e oficina de MCs, Espetáculo Brinco de Ouro.

(Não é necessário retirar ingresso para este dia)


Conjunto Santa Maria I Dia 21 de abril, domingo

Local: Praça (Rua Gentios, 1271. Conjunto Santa Maria)

>> 15:00 às 16:00 Grupo do Bigode

>> 16:00 às 16:30 DJ Teffy Angel convida Grupo Identidade

>> 16:30 às 18:30 Simplicidade do Samba convida Filhas da Mae Solicita, Sérgio Pererê e Lelê Cirino

>> 18:30 às 19:30 Ws da Igrejinha 

>> 19:30 às 21:30 Swing convida Djonga

Entrada Gratuita mediante retirada de ingressos no site: https://www.sympla.com.br/evento/festival-da-quebrada/2423383

* Sujeito a lotação


Ribeiro de Abreu I Dia 27 de abril, sábado

Local: Espaço Vitrine (Rua Antônio RIbeiro de Abreu, 885)

>> 14 às 22h - Baile Uai Sound System

(Não é necessário retirar ingresso para este dia)


Siga nossas redes sociais: @festivaldaquebrada_bh


Comentários