Cultura | Santos - "O Grande Circo Místico" no Instituto Arte No Dique

 ESPETÁCULO MUSICAL “O GRANDE CIRCO MÍSTICO”, COM MÁRIO TIROLLI E PALHAÇO VIOLA, É ATRAÇÃO NO ARTE NO DIQUE, EM SANTOS, DIA 16 DE ABRIL

Apresentação, gratuita, combina música e intervenções cênicas para uma releitura do álbum homônimo, clássico de Chico Buarque e Edu Lobo


Inspirado no antológico álbum de Chico Buarque e Edu Lobo, o maestro Mário Tirolli e sua banda, com participação do Palhaço Viola, interpretado pelo ator e músico Rafael Palmieri, apresentam o espetáculo musical “O Grande Circo Místico” no dia 16 de abril, sexta-feira, às 14h30, no Instituto Arte no Dique (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.349 – Rádio Clube), em Santos (SP). A entrada é gratuita.

O show, que estreou no último dia 12 no Teatro Rosinha Mastrângelo, também em Santos, traz versões instrumentais das faixas do álbum, com direção musical e arranjos do maestro Tirolli, que também se apresenta ao piano, e intervenções cênicas do Palhaço Viola, ao som do violão.

A banda, em formação de quinteto, remete à estética sonora característica das big bands para conduzir a apresentação. Além de Tirolli e Viola, também integram o grupo os músicos Washington Ciocci (trompete), Roberto Bendas (saxofone) e Túlio Mendes (trombone). 

O projeto foi contemplado pelo edital Nº 10 do Facult – Concurso de Apoio A Projetos Culturais Independentes do Município de Santos (SP) e, em maio, o espetáculo também será apresentado na Igreja Assunção, no Morro do São Bento (7/5, 20h). Em junho, o Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto (9/6, 17h) recebe a apresentação. 

“É um grande privilégio trabalhar com um repertório tão rico e significativo pra música brasileira. Sinto-me feliz por dar minha leitura a essas preciosidades com meus arranjos e mais ainda em resgatar esse disco para que a plateia mais jovem possa ter referências da nossa música”, resume o maestro Mário Tirolli.

Mário Tirolli é bacharel em Música Popular na Unicamp, em Música Erudita e Aperfeiçoamento em Piano pelo Conservatório Musical de Santos, Regência pelo Conservatório Municipal de Cubatão e possui licenciatura em Música pela Unimes. Em mais de 38 anos de carreira como músico profissional, já realizou recitais em cidades como Santos, São Paulo, Campinas e Cubatão. 

Rafael Palmieri é um multi-artista, pesquisador e educador. Desenvolve trabalhos nas áreas da música, teatro, literatura, circo e performance em criações e pesquisa continuada. Mais sobre “O Grande Circo Místico” - Lançado em 1983, o disco “O Grande Circo Místico” foi encomendado pelo Balé Teatro Guaíra – tradicional companhia paranaense, uma das principais do país à época - a Edu Lobo, como trilha sonora para uma apresentação do grupo. O músico, por sua vez, convidou Chico Buarque para a produção do repertório.

É considerado uma das obras mais representativas da MPB na década de 1980, não só pelas melodias refinadas e letras inspiradas de clássicos como “Ciranda da Bailarina”, “Beatriz”, “A Bela e A Fera” e a faixa-título , mas também por reunir um elenco de intérpretes do porte de Milton Nascimento, Gilberto Gil, Gal Costa, Simone, Zizi Possi, Tim Maia e Jane Duboc.

Espetáculo Musical O GRANDE CIRCO MÍSTICO 

Maestro Mário Tirolli e Banda + Palhaço Viola (Rafael Palmieri) 

Contemplado pelo Edital Nº 10 do Facult

Próxima apresentação:

Data: 16 de abril, terça-feira, 14h30.

Local: Instituto Arte No Dique 

End.: Av. Brig. Faria Lima, 1349, Jd. Rádio Clube – Santos (SP) Entrada Gratuita

 

Comentários