Música - Cantora Maria Sil, de SV, lança seu primeiro álbum nas plataformas digitais

 

MARIA SIL LANÇA SEU PRIMEIRO ÁLBUM, “GRITO, BEAT & POESIA”,
DIA 19 DE MARÇO, EM TODAS AS PLATAFORMAS DIGITAIS

Cantora reflete sobre suas vivências e traz um olhar sobre o Brasil
contemporâneo em onze faixas autorais, com produção do DJ Cuco

A cantora Maria Sil lança seu primeiro álbum, Grito, Beat & Poesia, nesta terça-feira, 19 de março, em todas as plataformas digitais. O trabalho, que consolida oito anos de sua trajetória musical, propõe uma jornada  sobre o Brasil contemporâneo a partir de suas vivências, em onze faixas autorais. A produção é do DJ Cuco e a distribuição, do selo Sonora Digital.

Do funk pop ao ijexá, do rap ao samba de roda, entre outros gêneros, Grito, Beat & Poesia transita pela brasilidade e pela música urbana, remetendo a uma mesma origem – negra, periférica, que teve e ainda tem papel determinante na construção do país.

Neste sentido, o álbum reflete sobre as consequências recentes da ascensão de políticas fascistas, da negligência em relação à pandemia da Covid-19 e da impunidade que ainda prevalece em casos de crimes de execução. Ao mesmo tempo, é um tributo à resiliência desta população, mesmo em um cenário de tantas mazelas sociais.

É o começo de um ciclo. Um trabalho autoral, independente, distribuído por um selo parceiro, que traz novas sonoridades e avança por um território que abriga com mais naturalidade minhas histórias. Afinal, cada uma de nós que permanece viva é uma vitória. E não podemos abrir mão de celebrar isso” resume Maria Sil.

Por vezes como narradora de cenas que já vivenciou ou idealiza – e, em outras, como protagonista, a artista trans versa sobre ancestralidade, autoestima e amor livre, mas também impõe seu olhar crítico sobre a injustiça social, a violência contra as minorias, o preconceito e a discriminação em suas diversas formas.

Reflete, ainda, sobre a jornada de artistas independentes em meio às dificuldades impostas pela indústria e superando seus próprios medos e incertezas. Network, streams / Relações para poder lançar os hits / Prisões, correntes / Ganhar uns kits de uma marca / Que não sabe o que passa na tua mente”, provoca o refrão de Na Tua Mente, música de trabalho do álbum.  

Sou uma boa contadora de histórias através da música, prossegue, atribuindo a alternância entre temas mais leves e densos a um movimento natural de sua carreira como artista e compositora. Penso que a poesia está também aos olhos de quem vê. Para mim, uma música como ‘Estilosa’, divertida, que trata o amor como algo livre, sensível, é tão política e poética quanto ‘Bala Na Garganta’ ou ‘Tapetes de Luxo’, por exemplo, que abordam questões como a  execução das populações periféricas no Brasil, compara. 

Este contraponto às vezes surge também em uma mesma faixa, como “Samba Iaiá”que abre o álbum. Dedicada à mãe, Vani dos Santos, vítima de negligência médica durante a pandemia da Covid-19, a canção fala sobre a autoaceitação e a luta de famílias por um futuro mais digno em meio ao cansaço do dia a dia, mas com leveza. “Professora e mãe solo, em muitas noites tudo que minha mãe podia cozinhar ao chegar em casa era um prato de tutu de feijão. Essa memória afetiva acabou inspirando a letra”, conta.

Desta forma, “Grito, Beat & Poesia” reflete uma percepção maior de Maria Sil acerca do seu corpo, de sua história de vida e das dores com as quais lidou na adolescência e início da vida adulta. A cantora ressalta que não naturaliza violência, nem perdas, mas entende que ao expressar essas vivências no álbum - com um caminho musical definido e que abraça a complexidade da vida, inclusive seus bons momentos - hoje entende melhor sua própria trajetória. 

Novas sonoridades- Maria Sil ressalta a parceria com DJ Cuco na produção de Grito Beat & Poesia”, reconhecendo-o como um dos precursores do movimento funk e rap da Baixada Santista, tanto à frente do grupo Voz de Assalto, como também produzindo nomes como MC Felipe Boladão e MC Careca, entre outros.

Sempre ouvi histórias mais próximas das minhas no funk e no rap. Quando as letras de ‘Estilosa’ e ‘Fôlego’ – que fala sobre frustrações e recomeços - ficaram prontas, foi a primeira pessoa que pensei em convidar para produzi-las, lembra. A afinidade musical imediata rendeu, em seguida, um convite para a trilha sonora de “Quando Mataram Os Meus”, espetáculo encenado pela artista em 2023. A artista lembra ainda que o DJ reconhecia sua trajetória musical vinda da MPB e do pop, mas imediatamente entendeu sua intenção em construir outras sonoridades, o que foi  essencial no processo de produção do álbum.

Maria Sil trouxe referências como Elza Soares, Criolo, Irmãs de Paula, Ivete Sangalo e funk de fluxo. A partir daí buscamos elementos sonoros para criar a atmosfera que ela pretendia para cada cançãoE chegamos a resultados muito interessantes, como ‘Só No Blecaute’que combina trap e pagode baiano, uma experimentação inédita na minha carreira; ‘Eu Vi’, arranjo que flerta com a música erudita; e ‘Tanta Coisa’, originalmente uma balada romântica que ganhou batida eletrônica e samplers, o que considero minha assinatura”, comenta DJ Cuco.

Maria Sil completa: “É um trabalho de produtor musical. Entreguei o meu melhor ao Cuco e ele me devolveu o seu melhor. É destes álbuns que deve ser ouvido por inteiro, não uma coletânea de singles".

Além de músicas compostas com DJ Cuco, o álbum também traz parcerias autorais com a cantora Socorro Lira, com o educador e poeta Vandei Oliveira e com o músico Théo Cancello.

Maria Sil - Nascida em São Vicente (SP), Maria Sil é cantora, produtora cultural, atriz e ativista social. Como cantora, tem dez singles lançados, além dos EPs “Húmus” (2017) e “A Carne A Língua e o Vírus” (2019), apresentado em shows no Sesc Pompeia, em São Paulo (SP) e no Sesc Santos. Recentemente teve músicas incluídas em obras audiovisuais de diretores como Gustavo Vinagre e Day Rodrigues. 


MARIA SIL | GRITO, BEAT & POESIA
Nas plataformas digitais a partir de 19 de março
Produção: DJ Cuco. Distribuição: Sonora Digital. Fotos: Catarina Bertholini

TRACKLIST

01- Samba Iaiá | 02- Tapetes de luxo | 03- Estilosa | 04- Só no blecaute
05- Na tua mente | 06- Bala na garganta | 07- Medo azul | 08- Tanta Coisa
09- Fôlego | 10- Águas | 11- Eu vi

Comentários