Mostra de Eliane Caffé no Sesc Consolação: um retrato das complexidades do Brasil contemporâneo

  Mostra de Eliane Caffé no Sesc Consolação: um retratodas complexidades do Brasil contemporâneo

 

A programação gratuita terá a exibição de filmes de Eliane Caffé, seguida de bate-papo da cineasta com Carla Caffé, Gero Camilo, Vera Hamburger, Preta Ferreira e Ave Terrena.
Os ingressos serão distribuídos uma hora antes
 



Eliane Caffé: acervo pessoal

 

A renomada cineasta Eliane Caffé comanda a pequena Mostra "Cinema em Zonas de Conflito", uma programação cinematográfica que mergulha nas complexidades do Brasil contemporâneo. A mostra apresentará sessões gratuitas de quatro filmes emblemáticos de Caffé, seguidas por bate-papos com a diretora e artistas que contribuíram para suas obras: Carla Caffé, Gero Camilo, Vera Hamburguer, Preta Ferreira e Ave Terrena. A programação acontecerá entre os dias 3 e 24 de abril, todas as quartas, às 19h, no Espaço Provisório do Sesc Consolação.
 

Para a diretora Eliane Caffé, a importância dessa pequena mostra que o Sesc realiza com a exibição de alguns de seus trabalhos é poder oferecer um olhar sobre a sua criação e compartilhar um pouco do processo de produzir obras tão diferentes em regiões tão distintas do Brasil. “E a gente convidou pessoas que trabalharam na equipe pra se juntar também nesse relato e criar uma roda de conversa em que possamos trocar essas experiências com o público", comenta ela. Além disso, é uma oportunidade de conversar sobre o panorama do cinema nacional e uma outra chance de assistir ao filme “Para Onde Voam as Feiticeiras” que ficou pouco tempo em cartaz.
 

“Narradores de Javé” (3/4) inaugura a mostra, oferecendo uma reflexão sobre a preservação da identidade de uma comunidade ameaçada. Na sequência, “Kenoma” (10/4) mergulha na busca pela inovação em um contexto rural e tradicional.
 

“Era o Hotel Cambridge” (17/4) traz à tona as complexidades da vida de pessoas em situação de refúgio e do movimento por moradia em São Paulo. "Creio que este filme mudou a sociedade brasileira, aproximando a sociedade civil dos movimentos sociais, quebrando, sim, os preconceitos contra a classe trabalhadora", ressalta Preta Ferreira, que atuou no filme, ao refletir sobre o impacto desta obra.
 

“Para Onde Voam as Feiticeiras” (24/4) revela as interseções de preconceitos de gênero e raça nas ruas da metrópole. “Mas, especificamente falando, a afirmação das identidades trans e travestis, como pessoas que têm direitos, como pessoas que fazem parte desse país, dessa democracia, e que não são cidadãs de segunda classe, e que reivindicam poder contar a própria história por si", expõe Ava Terrena, que também atuou neste filme.
 

Ao longo de sua trajetória, a diretora Eliane Caffé vem construindo temáticas e abordagens cada vez mais implicadas com a exploração da linguagem audiovisual em “zonas de conflitos reais” - tanto no contexto rural do Brasil como nos grandes centros urbanos. Daí, a inspiração para o título da mostra do filme, refletindo sua constante busca por essas narrativas provocativas.

 

Em seus trabalhos é visível a experimentação com narrativas que interagem com personagens reais e agrega repertórios de seus universos de vida como coletivos com voz própria. Mais do que personagens e cenários, esses coletivos atuam em pé de igualdade com a equipe técnica do filme em todo o percurso da realização da obra. Atualmente, Caffé está voltada para consolidar a prática de pensar e produzir um cinema “polifônico”, “dialógico” e que se estenda muito além dos sets de gravações.

 

Para participar da Mostra, o público poderá retirar os ingressos com uma hora de antecedência. O espaço está sujeito à lotação.

 

Acompanhe a programação completa.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

MOSTRA CINEMA EM ZONAS DE CONFLITO COM FILMES DE ELIANE CAFÉ,

SEGUIDA DE BATE-PAPO

ESPAÇO PROVISÓRIO - SESC CONSOLAÇÃO | ABRIL 2024

GRÁTIS - Retirada de senhas com 1 hora de antecedência.

 

3/4, quarta

19h - Exibição: Narradores de Javé

Após a exibição: bate-papo entre Eliane Caffé, Carla Caffé e Gero Camilo

 

Ficção | 100 minutos | 2003 | Brasil

Direção: Eliane Caffé | Roteiro Eliane Caffé

Elenco: José Dumont, Nelson Xavier, Matheus Nachtergaele e Gero Camilo

 

Sinopse

Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. Quando se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica, adotam uma ousada estratégia: decidem preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que o lugar possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que escreva as histórias.

 

10/4, quarta

19h - Exibição: Kenoma

Após a exibição: bate-papo entre Eliane Caffé e Vera Hamburguer

 

Drama / Ficção | 110 min | 1998 | Brasil

Direção: Eliane Caffé

Elenco: José Dumont, Jonas Bloch, Matheus Nachtergaele

 

Sinopse

Jonas chega em Kenoma, um pequeno povoado habitado por trabalhadores rurais, garimpeiros e pequenos comerciantes. Atraído pela jovem Tari, ele fica por lá, onde faz amizade com Lineu, um inventor que pretende dar a um moinho capacidade de funcionar sozinho. Porém, um grande proprietário do local, Gerônimo, com sua visão pragmática, não acredita que os dois vão conseguir.

 

17/4, quarta

19h - Exibição: Era o Hotel Cambridge

Após a exibição: bate-papo entre Eliane Caffé e Preta Ferreira

 

Documentário Híbrido / Drama | 93 min | 2017 | Brasil, Espanha, França

Direção: Eliane Caffé

Elenco: Carmen Silva (II), Isam Ahmad Issa, José Dumont e Preta Ferreira

 

Sinopse

No limite entre o documentário e a ficção, o filme narra a trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, junto com trabalhadores que lutam por moradia, ocupam um velho edifício abandonado no centro da cidade de São Paulo. Em meio à tensão diária da ameaça do despejo, revelam-se dramas, situações cômicas e diferentes visões de mundo.

 

24/4, quarta

19h - Exibição: Para onde voam as feiticeiras

Após a exibição: bate-papo entre Eliane Caffé e Ave Terrena

 

Documentário | 89 min | 2020 | Brasil

Direção: Eliane Caffé, Carla Caffé, Beto Amaral

Elenco: Ave Terrena Alves, Fernanda Ferreira Ailish, Gabriel Lodi
 



Sinopse

Através de manifestações artísticas, um grupo de performers LGBTQIAPN+ realiza encenações públicas que levantam debates sobre questões de gênero, desigualdade social e preconceito nas ruas do centro de São Paulo. Mexendo com o imaginário popular e proporcionando debates, os artistas explicam suas lutas cotidianas para qualquer pessoa que esteja interessada em adquirir uma nova perspectiva sobre as mais sutis camadas da intolerância.

 

IMAGENS, TRAILER & TRECHOS DOS FILMES: Link

 

DEPOIMENTOS PARA A IMPRENSA: Link

 

BIO DAS PESSOAS PARTICIPANTES:

 

Imagem divulgação: Carla Caffé, Gero Camilo, Eliane Caffé, Preta Ferreira e Ave Terrena


 

ELIANE CAFFÉ

Eliane Caffé formou-se em Psicologia e em 1988 partiu para Cuba para iniciar seus estudos de cinema na “Escola Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños”. Em 1990 viaja para Espanha com uma bolsa de pós-graduação para aprofundar sua formação humanista no “Instituto de Estética e das Artes” da Universidade Autônoma de Madrid. De volta ao Brasil, segue a carreira de cineasta escrevendo e dirigindo curtas, longas metragens e series de TV que vêm ganhando o reconhecimento da crítica e público em importantes Festivais e Mostras no Brasil e internacionalmente.

 

AVE TERRENA

Ave Terrena é dramaturga, diretora teatral, poeta e professora da Escola Livre de Teatro de Santo André. Com dez textos encenados no Brasil, México e Portugal, já lançou três livros, dois de dramaturgia e um de poesia. Entre seus trabalhos, se destacam "Fracassadas BR" (2023), indicada ao Prêmio Shell em dramaturgia; "E lá fora o silêncio" (2022); "Lugar da Chuva" e "as 3 uiaras de SP city" (2018).

 

PRETA FERREIRA

Preta Ferreira é publicitária, agitadora cultural, multiartista, escritora, abolicionista penal e ativista pelo direito à moradia e dos direitos humanos. Liderança do MSTC - Movimento Sem Teto do Centro. Liderança política que foi presa injustamente em 2019 por defender os direitos humanos.

 

GERO CAMILO

Ator de teatro, cinema e TV nascido em Fortaleza em 1970. Formou-se pela Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo – EAD/USP. Estreou no cinema em Bicho de 7 cabeças (2000), de Laís Bodanzky, pelo qual foi escolhido melhor ator coadjuvante nos festivais de Brasília e Recife. Em 2004, por sua interpretação em Narradores de Javé (2004), de Eliane Caffé, ganhou novamente o prêmio de ator coadjuvante no Festival de Recife e no Grande Prêmio Cinema Brasil. Fora do Brasil, integrou o elenco da produção americana Chamas da vingança (Man on Fire) (2004), de Tony Scott.

 

CARLA CAFFÉ

Artista, diretora de arte e professora, formada em arquitetura pela FAU_USP. Participou de produções cinematográficas importantes como Central do Brasil (Walter Salles, 1998). É reconhecida por seus projetos multidisciplinares entre arquitetura e cinema, ampliando a atuação e o envolvimento da produção do filme com o território como em Narradores de Javé (2002) e Era o Hotel Cambridge (2014), ambos dirigidos por sua irmã Eliane Caffé. Estreou ao lado de Eliane Caffé e Beto Amaral como diretora geral em Para Onde Voam as Feiticeiras (2019). Publicou quatro livros autorais, entre eles Avenida Paulista (editora Cosac Naif e SESC edições, 2009), e o Era o Hotel Cambridge, arquitetura, cinema e educação (Edições Sesc São Paulo).

 

VERA HAMBURGUER

Vera Hamburger é formada em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1989. É titulada Mestre pelo Departamento de Artes Ciências da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, em 2014, cuja dissertação “O desenho do espaço Cênico: da experiência vivencial à forma”, encontra-se em vias de publicação pela Edições Sesc São Paulo. Atua, desde 1985, nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, cinema e exposições, além de dedicar-se à pesquisa ensino sobre o mesmo tema. Atuou como diretora de arte e cenógrafa, na realização de peças cinematográficas de longa metragem, ao lado de diretores como Hector Babenco, Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Sérgio Rezende, Cao Hamburger, Tata Amaral, Eliane Caffé e Philipe Barcinski. É autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, Editora Senac e SESC, 2014, cujo trabalho rendeu o Prêmio Jabuti 2015. É, também, curadora do website Flávio Império www܂flavio imperio܂com܂br

 

Sesc Consolação

Rua Doutor Vila Nova, 245, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3234 3000

Redes sociais: /sescconsolacao | site Sesc Consolação

Horário de funcionamento

Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.


Comentários