MENINO ASSUM PRETO - Diadema e Santo André recebem apresentações e oficinas gratuitas de breaking com o Grupo Flying Low

 Grupo Flying Low apresenta espetáculo de dança "Menino Assum Preto" em Diadema e Santo André


Inspirado na história do pássaro Assum Preto, da música de Luiz Gonzaga, o espetáculo reflete sobre os anseios da população periférica, por vezes impedida de voar, com suas asas cortadas pelas dificuldades. 





Grupo Flying Low promove apresentações e oficinas gratuitas de breaking em Diadema e Santo André


O Grupo Flying Low (@grupo_flyinglow) está realizando uma temporada gratuita do espetáculo "Menino Assum Preto", além de ciclos de conversa após as apresentações e oficinas de breaking. 


Nos dias 05 e 06 de abril de 2024 (sexta-feira e sábado), às 19h30, o grupo apresenta "Menino Assum Preto" no Teatro Clara Nunes, que fica no Centro Cultural Diadema. No mesmo local, no dia 01 de abril (segunda-feira), de 9h às 11h30, acontece a aula “Voando com Flying Low” para os bailarinos da Companhia de Danças de Diadema, compartilhando métodos utilizados em suas criações.


Em 19 de abril (sexta-feira), às 19h, o grupo se apresenta no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André (SP). No mesmo dia, de 10h às 13h, acontece a aula aberta “Voando com Flying Low”. 


O espetáculo "Menino Assum Preto" é inspirado na história do pássaro nordestino Assum Preto, tema de música de Humberto Teixeira e cantada por Luiz Gonzaga, que perde suas possibilidades de voar por o cegarem e acaba aprisionado para a comercialização. 


Através do corpo, a montagem propõe uma metáfora entre o desespero de ser engaiolado, no contexto contrabandista em que o pássaro "Assum Preto" está inserido, e o ritmo repetitivo presente no cotidiano urbano e comercial de trabalhadores periféricos das grandes cidades.


"Menino Assum Preto" reflete sobre o estilo de vida massante da população periférica no sistema capitalista, a partir da imagem poética do pássaro que é impedido de usar as asas e vive engaiolado. Traçando um paralelo entre a agonia do pássaro como produto e a agonia do cotidiano da classe trabalhadora, que também tem suas “asas” cortadas pelas dores, dificuldades e traumas da vida, o espetáculo lança um olhar sensível sobre a busca desesperada por sobreviver dentro destes contextos. 


“É uma busca constante por chegar em algum lugar em que possa haver a existência e não apenas a sobrevivência. Assim como o pássaro, que vive entre a tortura e o tormento, o processo criativo se estabelece dialogando diretamente com os traumas internalizados pelos intérpretes, lançando um olhar sobre o trabalhador periférico”, comenta o grupo.  


As ações são do projeto “CIRCULA ASSUM” contemplado no edital PROAC nº4/2023, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.


Sobre o "Voando com Flying Low”

“Voando com Flying Low" é um programa de aulas que busca facilitar os caminhos de aprendizagem, explorando os fundamentos do Breaking, sua origem histórica, o cenário atual e suas referências, através de dinâmicas singulares que já existem dentro da cultura hip-hop. 


Por meio da pesquisa de movimentos, improvisos, aperfeiçoamento de movimentações e a dança ligada à musicalidade, as aulas buscam provocar novas formas de elaborar movimentações, do indivíduo com ele mesmo, além de estimular novas conexões e reflexões sobre o breaking e a periferia.


Sobre o Grupo Flying Low

O Grupo Flying Low surgiu em 2016, dentro do projeto social de dança Núcleo Luz, com o desejo de estimular a criatividade e promover conhecimentos técnicos e teóricos da dança Breaking. 


Em 2018, contemplado no Programa de Valorização de Iniciativas Culturais VAI, o grupo desenvolveu o espetáculo “Menino Assum Preto”, que circulou por importante palcos da dança como  CRD – Centro de Referência da Dança de São Paulo, 5ª e 6ª Semana do Hip Hop Mogi das Cruzes, Sesc SP, entre outros. Com apoio do Prêmio Aldir Blanc, criou o espetáculo “As pegadas do Kurupyra”, que estreou em 2022, inspirado em lendas folclóricas norteadas pelas perspectivas africana e indígena.


Informações: www.instagram.com/grupo_flyinglow e www.facebook.com/grupoflyinglow

Teaser: https://youtu.be/khufy6ylSNc


Ficha Técnica - Intérpretes e Co-Direção: Emerson Silva Oliveira, Jeff dos Santos Rodrigues, Lee Anderson Rodrigues dos Santos, Manuel Victor dos Santos Pereira e Ricardo de Assis Ura. Concepção, criação, coreografia e dramaturgia: Eddie Guedes, Gustavo Teles Fagundes, Henrique Yude Furucho, Jeff dos Santos Rodrigues, Lee Anderson Rodrigues dos Santos e Ricardo de Assis Ura. Provocadores: Carla Kinzo, Douglas Iesus, Marcio Greyk e Will Versi. Criação de Trilha Sonora: Tiago Estevan Theodoro Penalva. Criação de Figurino: Alma Luz Adelia. Sonoplastia: Jorge Luiz dos Santos Vicente. Iluminação: Bruna Vitória Gonçalves. Ensaiadora: Patricia Ferreira Rodrigues. Produção Executiva e Campo: Jeff dos Santos Rodrigues e Laís Machado Ribeiro. Designer: Ricardo de Assis Ura. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Fotografia: Laerte Rodrigues. Assistente de Fotografia: Damares Oliveira. Editor de Vídeo: Tainan Mattei. Restauração de Figurino: Clara Prates


SERVIÇO: Temporada "Menino Assum Preto"

Com Grupo Flying Low

Sinopse: O espetáculo retrata, por meio do corpo, o trabalhador periférico e sua busca de capital. Partindo das histórias e poéticas do pássaro nordestino Assum Preto, tema da música letrada por Humberto Teixeira e cantada por Luiz Gonzaga, se estabelece um diálogo poético que parte da agonia do pássaro como produto e os anseios da classe trabalhadora. Ambos impedidos de voar com suas próprias asas e na constante busca por um lugar em que seja possível existir e não apenas sobreviver. Duração: 50 minutos. Grátis - Classificação: Acima de 16 anos


Apresentação do espetáculo: 05 e 06 de abril de 2024 (sexta-feira e sábado) - Horário: 19h30 

Onde: Teatro Clara Nunes - Centro Cultural Diadema - Endereço: R. Graciosa, 300 - Centro, Diadema - SP

Capacidade:  Capacidade: 371 pessoas. Distribuição de convites uma hora antes do espetáculo

Acessibilidade: acesso para pessoas com dificuldade de locomoção

Aula Voando com Flying Low: 01 de abril de 2024 (segunda-feira) -  Fechada para bailarinos da Companhia de Danças de Diadema





Apresentação do espetáculo: 19 de abril de 2024 (sexta-feira) - Horário: 19h 

Onde: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes - Endereço: Rua Senador Fláquer, 110, no Centro, em Santo André (SP)

Capacidade:  Capacidade: 300 pessoas. Distribuição de convites uma hora antes do espetáculo

Acessibilidade: acesso para pessoas com dificuldade de locomoção

Aula Voando com Flying Low: 19 de abril de 2024 (sexta-feira)- Horário: 10h às 13h

Vagas: 30 - Grátis - Classificação: Acima de 16 anos - Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3e0GOCDIi6BuDwEfzVfYlOcJsenCSYguSAsfpiN-LU-ge_w/viewform


Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini - luciana.gandelini@gmail.com - Whatsapp 1199568-8773

Comentários