Diálogos pela Igualdade. Debate na OAB/Centro - Dia 21 de março, nesta 5ª


Diálogos pela Igualdade

Na OAB

Dia 21 de março

 


 

No próximo dia 21 de março, no auditório da OAB no Centro do Rio de Janeiro, acontece a 1ª edição do projeto “Diálogos pela Igualdade”. Evento realizado em parceria entre AfroReggae e a Polícia Civil, que tem como objetivo celebrar o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, em função da relevância da data.


A data de 21 de março é uma oportunidade de reflexão para toda a sociedade sobre seu lugar nas relações raciais no Brasil, tendo em vista a desigualdade sociorracial que ainda coloca a população negra em lugar de desvantagem em diversas instâncias, como educação, mercado de trabalho e saúde.

 

Este dia será preenchido com discussões profundas, diálogos construtivos e ações práticas, todos dedicados a promover a igualdade e a combater todas as formas de discriminação racial. Juntos, pretendem explorar maneiras de criar uma sociedade mais inclusiva e justa para todos os membros, independentemente de sua raça, origem étnica ou religião.

 

Durante o evento, mesas de debates: “Igualdade Jurídica no Brasil: Atuações e Perspectivas" e "Multiplicidade dos Espaços de Atuação da Mulher Negra". Diálogo significativos com o propósito de uma construção e de um futuro mais equitativo e diversificado para todos, em prol de mudanças e progresso.

 

O evento presta homenagem à Mãe Meninazinha D´Oxum, das 14h às 14h30

Mãe Meninazinha de Oxum é Iyalorixá com uma vida dedicada à preservação das tradições do Candomblé. Fundou o ILÊ OMOLU OXUM, em 1968, a partir do legado deixado por sua mãe de santo e avó materna, IYÁ DAVINA DE OMOLU.




 

Em seguida, começa a 1ª Mesa, com a temática IGUALDADE JURÍDICA NO BRASIL: ATUAÇÕES E PERSPECTIVAS

14h30 às 16h

 

Composta por: Dr. Ricardo Martins Procurador de Justiça, Corregedor-Geral do MPRJ / Dr. Mário Luiz Silva Delegado de Polícia, Titular da DEAPTI / Cel Ubiratan Ângelo Cel PM RR, Ex-Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro / Prof Dr. Babalawô Ivanir dos Santos Professor e Pesquisador (PPGHC/UFRJ), Interlocutor da CCIR (Comissão de Combate à Intolerância Religiosa) / Drª Anne Caroline Defensora Pública, Coordenadora do Núcleo de Combate ao Racismo e à Discriminação Étnico-Racial da DPGE RJ / Dr. Rogério Gomes Advogado, Coordenador de Igualdade Racial da CAARJ/OAB-RJ / Drª Ediane Ribeiro Psicóloga (UNB), com formação em trauma racial pelo The National Institute for the Clinical Application of Behavioral Medicine.

 

- Objetivo é que dialoguem sobre o tema entre si. Importante apresentarmos a evolução da legislação, assim como a atuação das Instituições, sob a perspectiva histórica. Drª Ediane finalizará o bloco, jogando luz sobre a questão das construções simbólicas e seu impacto na vida do indivíduo.  

 

Segunda Mesa - MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DA MULHER NEGRA

Das 16h30 às 18h

 

Com Drª Ivone Ferreira Caetano Desembargadora Aposentada do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Presidente da Diretoria de Igualdade Racial da OAB/RJ / Drª Giselle do Espírito Santo Delegada de Polícia, Mestranda em Políticas Públicas de Direitos Humanos UFRJ / Srª Denise Thayná Secretária Executiva do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBTI+/RJ, Especialista em Administração Pública Fundação CEPERJ / Srª Ìyálórìṣà Soraya de Ọ̀ṣọ́ọ̀sì Investigadora Policial, Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá / Srª Luzia Lacerda Jornalista, Presidente do Instituto Inter - Religioso RELIGARE

 

- A Mesa tem por objetivo fazer uma referência ao 8 de março, destacando o papel da mulher negra em suas instâncias de atuação.  

 

Público composto por Autoridades; Policiais; Representações: da Advocacia; Sociedade Civil, de Organizações não Governamentais, Coletivos, Lideranças Comunitárias, Instituições Religiosas, Estudiosos etc. Estimativa de 250 participantes, com vagas já esgotadas.




 

Diálogos pela Igualdade

Dia 21 (5ª) de março

Das 14h às 18h  

OAB/CENTRO

Av. Mal. Câmara, 150 – Centro / RJ









Comentários