Christiana Guinle desabafa em pré estreia de nova temporada de Gênero: Livre

 Atriz Christiana Guinle desabafa em pré estreia de nova temporada de espetáculo inspirado em sua identidade de gênero “Sempre fui a Estranha”.

 

O monólogo “Gênero: Livre” seguirá em cartaz aos sábados e domingos de março, na Cidade das Artes, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

 



 

Foto: divulgação

 

 

A atriz Christiana Guinle, que já atuou em produções da Globo como “Boogie Oogie”, “Lado a Lado”, “Chiquinha Gonzaga”, “A Casa das Sete Mulheres”, “Ti Ti Ti”, etc, se assumiu como Gênero Fluído e criou um espetáculo inspirado na descoberta sobre sua identidade de gênero. Com texto de Pedro Henrique Lopes e direção de Ernesto Piccolo, o monólogo “Gênero: Livre” fez uma pré estreia de sua nova temporada, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. E seguirá em cartaz todos os sábados e domingos na sala eletroacústica até o dia 31 de março.

 

Com inspiração em alguns episódios da vida da atriz para construir uma narrativa sobre gênero, que vai dos preconceitos arraigados no nosso dia a dia aos debates sobre liberdade em um mundo pós- gênero, as apresentações emocionaram bastante a plateia, que, ao final, chegou a interagir diretamente com a Christiana abrindo espaço para importantes reflexões sobre o assunto. “Você é uma pessoa muito corajosa de colocar o rosto e falar abertamente sobre um assunto que ainda hoje é tabu para muitas pessoas”, destacou uma moça na plateia, sendo loco complementada logo em seguida: “As pessoas chegam na consulta e a gente escuda todo tipo de questionamentos. ‘Será que é coisa religiosa’? ‘Será que é influência da mídia’? Todos os tipos de perguntas… ‘Será que é hormonal’? Só tem uma pergunta que não vejo ninguém fazendo: ‘e o sentimento do meu (a) filho (a)’?”, contou um médico.

 

Ao responder, Christiana não conseguiu segurar a emoção. “Somos sempre tratados com estranhos. Eu sempre fui estranha”, desabafou, continuando: “Durante minha juventude, eu não tinha muitas referências de pessoas que se identificassem como fluidas. No máximo, tinham as pessoas andróginas. Eu tentava entender minha própria identidade. A descoberta da não-binaridade e a possibilidade de fluir entre os gêneros foram libertadoramente perturbadoras. Contei toda a minha história para o Pedro, que usou as minhas memórias para escrever um espetáculo sobre o respeito às nossas próprias individualidades. Queremos falar do corpo sem gênero. Das roupas sem gênero. Do sexo sem gênero”, explica Christiana Guinle.

 

O termo “Gender fluid” (Gênero fluído), ou Gênero Livre, como vem se tornando conhecido no Brasil, está relacionado a uma identidade de gênero marcada pela capacidade de fluir e não se limitar por permanências, e pode ou não ter relação com orientação sexual. Uma pessoa gender fluid pode, a qualquer momento, identificar-se como homem, mulher, neutra ou qualquer outra identidade não binária, ou alguma combinação de identidades. Seu gênero também pode variar de forma aleatória ou em resposta a diferentes circunstâncias.

 

Sinopse

 

Descobertas e questionamentos envolvendo identidades de gênero e orientação sexual ganham a cena no espetáculo “Gênero: Livre”. Sobre Christiana Guinle A atriz Christiana Guinle ingressou aos 15 anos na Royal Shakespeare Company, em Londres. Ganhou o prêmio Mambembe de Melhor Atriz em “A Odisseia de Homero”, sob direção de Carlos Wilson. Em 1993, foi indicada ao Prêmio Molière por sua atuação em “O Inferno são os Outros”.

 

Em 1994, ganhou o APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) por sua atuação em Anjo Negro. Em 1996, foi indicada ao Shell por “A Dama do Mar” e no Festival Alternativo de Berlin por “Metalguru”. Sobre Ernesto Piccolo O diretor Ernesto Piccolo, com mais de 20 anos de experiência, dirigiu espetáculos de extremo sucesso, como: “Duetos”, com Patricya Travassos e Du Moscovis (2022); “Dom Quixote de Lugar Nenhum”, de Ruy Guerra, com Edson Celulari (2008); “Divã”, com Lilia Cabral (2005); “Simples Assim”, texto de Marta Medeiros e Rosane Lima, com Julia Lemmertz (2019); “Andança, Beth Carvalho o musical” com texto de Rômulo Rodrigues; “Sonhos de um sedutor” (2013) de Woody Allen; “Doidas e Santas” texto de Regiana Antonini a partir do livro de Martha Medeiros com Cissa Guimarães (2010 até 2016), e “A História de Nós 2”, texto de Lícia Manzo com Alexandra Richter e Marcello Valle (2009 até hoje); além do hit infantil “D.P.A – A Peça” (2019 e 2023).

 

Sobre Pedro Henrique Lopes

 

 Autor da comédia musical “O Meu Sangue Ferve Por Você”, do documentário cênico “O Que Sobrou”, da versão brasileira do espetáculo irlandês “Mojo Mickybo”, além dos espetáculos infantis “Detetives do Prédio Azul – O Mistério do Teatro”, “Tchibum! – A Liga Aquática”, “A Conferência dos Monstros”, “Galinha Pintadinha: Em Busca do Natal”, entre outros. É criador do projeto teatral “Grandes Músicos para Pequenos”, que já homenageou Elza Soares, Elis Regina, Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Braguinha e Raul Seixas, pelo qual recebeu os prêmios de Melhor Roteiro no Prêmio Botequim Cultural 2017 e Categoria Especial no Prêmio CBTIJ de Teatro Infantil 2016.

 

É responsável pela versão brasileira do espetáculo oficial da Disney “Princesa”. No audiovisual, Pedro assina a criação e o roteiro original das animações infantis “Dodó e Tatá” e “Pequenininhos”, e dos curtas “Um Casal Normal” e “Transe”, selecionados em diversos festivais.

 

Ficha técnica:

Direção: Ernesto Piccolo

Interpretação: Christiana Guinle

Texto: Pedro Henrique Lopes

Assistente de direção: Kattia Hein e Mark Benjamin

Coreografia e preparação corporal: Kallanda Caetana

Figurinos: Helena Araújo

Iluminação: Gabriel Prieto

Trilha sonora: Pedro Henrique Lopes e Ernesto Piccolo

Caracterização e visagismo: Ricardo Moreno

Produção executiva: Christiana Guinle e Ernesto Piccolo

Assistente de produção: Layla Paganini

Direção de produção: Pedro Henrique Lopes

Assessoria de imprensa: AF Produções  

Programação visual: Yucky Designs e Ideias Realização:

Expansão 2 Produções Artísticas e Expressão Piccolo

 

Serviço:

 

3ª Temporada do Espetáculo “Gênero: Livre”

Datas: 23,24/03 e 30, 31/03.

Horários: Sábados às 20h e Domingos às 19h

Local: Cidade da Artes – Sala Eletroacústica

Endereço: (Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ)

Ingressos: R$ 50,00 (cinquenta reais)

Duração: 60 minutos

Classificação: 12 anos

 

Comentários