Após "Fuzuê", Noemia Oliveira volta aos palcos em "Jorge Pra Sempre Verão"

 Após “Fuzuê”, Noemia Oliveira volta aos palcos em “Jorge Pra Sempre Verão”

A atriz interpreta a prima de Jorge Laffond, que tem papel fundamental na história, no espetáculo que celebra a vida do artista


Êeeepa! Depois do sucesso como Kirida em “Fuzuê”, Noemia Oliveira retorna aos palcos com o espetáculo “Jorge Pra Sempre Verão”, celebrando a vida e a carreira de Jorge Laffond, artista eternizado como Vera Verão.


— Enquanto eu fazia a novela, a peça fez circulação em várias cidades do Brasil e eu estou morrendo de saudade dos palcos! — comemora.

Agora, a produção pousou no Teatro Correios Léa Garcia, no Rio de Janeiro com temporada até 30 de março. Na produção, Noemia divide com a irmã, Érika Marinho, a tarefa de interpretar a prima de Laffond.


— É emocionante assistir a Érika. Não vou negar que não senti ciúmes (rs), mas brincadeiras à parte, ela é uma atriz que eu admiro muito. Eu contei da minha experiência, e ela tem dividido comigo sobre a dela. Nós conversamos muito sobre a personagem. Teatro é vivo, e a gente compartilha muito nossas vivências — conta Noemia sobre a divisão semanal entre as duas.

Aline, prima de Laffond, não é só uma figura adaptada para os palcos, e foi ativa no processo de construção do espetáculo.


— A peça é escrita por Diego do Subúrbio e Aline Mohamad, que é a prima, de verdade, de Laffond. Ela empresta um pouco dessa relação para a dramaturgia. Em cena, eu interpreto esta prima que, a princípio, se apresenta somente assim, mas no decorrer do espetáculo é possível perceber que ela representa, na verdade, a sociedade em que vivemos — observa a atriz.


O processo de construção da personagem foi, também, pessoal para Noemia, que reconheceu na sua própria história e na jornada dos colegas alguns dos aspectos importantes da vida de Laffond, um artista preto.


— Quando tive o primeiro contato com o texto, revisitei alguns eventos de racismo que sofri e acessei um pouco das violências sofridas pelas pessoas LGBTQIA+. No nosso processo de criação, conduzido pelo diretor Rodrigo França, nós falamos sobre essas vivências, mas também falamos sobre amor, sonhos, família e muita ancestralidade — analisa Noemia.


 O legado de Jorge, para a atriz, ultrapassa sua conexão pessoal com o humorista, e assume um papel essencial na história cultural do Brasil, até hoje.

— Laffond é um artista muito importante não só para mim, mas para história desse país! Ele foi transgressor e conseguiu fazer rir e refletir, com reflexões que ainda estamos fazendo — diz.


Agora, mais de vinte anos após o seu falecimento, Laffond recebe de Noemia e dos parceiros de elenco da atriz, Aretha Sadick, Alexandre Mitre, e sua irmã Érika, uma bela lembrança no palco.


— Ele era um artista completo, intenso e inesquecível, que ainda não teve as homenagens devidas. Não teve filme, série... Mas tem um espetáculo feito com muito amor — completa Noemia.




O espetáculo “Jorge Pra Sempre Verão” está em cartaz no Teatro Correios Léa Garcia, no Rio de Janeiro, dos dias 7 a 30 de março com sessões de quinta a sábado, às 19h.

Instagram oficial Noemia Oliveira: https://www.instagram.com/nonoemia/   

Mais informações sobre o espetáculo “Jorge Pra Sempre Verão”: https://www.instagram.com/jorgeprasempreverao/



Comentários