Carnaval! Bloco Batukenjé na Rua leva arte inclusiva para públicos de todas as idades na Vila Telebrasília

 Bloco Batukenjé na Rua leva arte inclusiva para públicos de todas as idades na Vila Telebrasília


O tradicional grupo percussivo se apresenta no domingo, 11/02, com participação da cantora Nena da Mata





A Vila Telebrasília se prepara para receber, pela primeira vez, a folia do Bloco Batukenjé na Rua. No dia 11 de fevereiro, a partir das 15h, próximo a Avenida das Nações, adultos e crianças poderão brincar e pular o carnaval candango ao ritmo de um dos grupos percussivos mais tradicionais do nosso Quadradinho, o Batukenjé. O evento que integra a agenda do DF Folia 2024, é gratuito e promovido pela Associação Amigos do Futuro e pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.


Carnaval para todas as idades


De acordo com a organização do Bloco, o Batukenjé na Rua é um festejo voltado para todas as idades. A proposta é promover um ambiente inclusivo, onde crianças, jovens, adultos e idosos possam se reunir com tranquilidade e segurança  para celebrar a diversidade cultural candanga. 

“O nosso grupo, desde sua fundação, promove uma arte inclusiva, sem preconceitos e acessível. Todos podem participar. No carnaval, não poderia ser diferente, queremos que todas as pessoas possam aproveitar essa celebração que além da diversão também nos permite uma conexão com a nossa ancestralidade”, comenta Célin du Batuk, diretor do Grupo. 


O Bloco na Vila 


A Vila Telebrasília, bairro candango considerado parte do Plano Piloto, surgiu junto com a construção da capital federal e abriga uma grande comunidade de pioneiros. A região que destoa um pouco das tradicionais quadras é cheia de áreas verdes e praças arborizadas. Não à toa, esta foi a Vila escolhida para o Bloco Batukenjé na Rua. 

“Temos vários integrantes do grupo que residem na Vila, além disso, essa é uma oportunidade de descentralizar o carnaval e celebrar nossa diversidade cultural neste bairro que é parte importante da história e memória de Brasília”, explica a produtora-executiva do bloco, Luciana Vecchi.

O evento promete uma programação que inclui esquenta com o DJ El Bruxxo, apresentação da cantora baiana Nena da Mata e o grupo percussivo Batukenjé que conta com mais de 30 integrantes. O ponto de concentração do bloco será próximo a Avenida das Nações, na Praça da Cultura.


O legado do Batukenjé


O grupo Batukenjé promove a cultura popular no DF há quase duas décadas. Fundado em 2006 por Mestre Célin du Batuk, o grupo tem suas raízes na tradição percussiva do Brasil. Com uma história rica no Carnaval de Brasília desde 2007, o Grupo Batukenjé se apresentou em  diversos blocos tradicionais da cidade como Pacotão, Galinho, Suvaco da Asa, Bloco da Toca, Bloco do Seu Júlio e Encosta que Cresce. 

Em 2024, o grupo decidiu apresentar sua proposta de Carnaval independente, reafirmando seu compromisso com a preservação e reinvenção das expressões musicais brasileiras.

Há poucos dias do Carnaval deste ano, o grupo teve a oportunidade de se apresentar em Salvador, no Rio Vermelho, durante as festividades do Dia de Iemanjá, reforçando seus laços com as tradições percussivas  brasileiras.





Serviço - Bloco Batukenjé na Rua


Comentários