Zumbi dos Palmares promove ações em prol do Carnaval de São Paulo

 Universidade Zumbi dos Palmares está ligada e ativa no mundo do samba

De bolsas de estudo à formação específica para o carnaval, instituição vem investindo na união entre educação e cultura


Sidnei Carrioulo , Presidente da Liga Independente  das Escolas de Samba de São Paulo e o Dr José Vicente 


Foto: Comunicação Liga SP

 

A Universidade Zumbi dos Palmares tem a chancela de ser a primeira instituição de ensino superior do Brasil e da América Latina de viés antirracista e voltada à população negra. E, por ter essas características, a entidade caminha lado a lado com a parcela da sociedade que representa a cultura brasileira: o povo do samba.

Nesse aspecto, muitas têm sido as iniciativas da instituição em prol do carnaval. A Universidade do Samba, uma parceria com a Ligas das Escolas de Samba de São Paulo e União das Escolas de Samba Paulistana (UESP), se propõe a formar profissionais para atuar no carnaval. Uma das ações da instituição voltadas ao empreendedorismo da população vulnerável, como forma de driblar a exclusão no mercado formal de trabalho. A UniSamba, vem viabilizando o ingresso de gente ligada ao carnaval no universo acadêmico.

Como a Zumbi dos Palmares não para de investir em ações com o intuito de crescimento daqueles que estão à margem da sociedade, nos demais cursos de graduação da universidade: Administração, Direito, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Gestão de Segurança Privada, Transporte Terrestre, Segurança da Informação e Gestão de Recursos Humanos, com processo seletivo em andamento (mais informações em: www.zumbidospalmares.edu.br e nos telefones: 3325-1000 e 99638-1398), várias bolsas de estudo – 100%  - foram disponibilizadas. Ora durante os eventos da Flink Sampa, ora no concurso Miss UESP, que elegeu a corte do carnaval de São Paulo (Rainha, Primeira e Segunda Princesa, Passistas de Ouro e de Prata).

Mas, não é só isso! A Conferência do Samba, realizada na Fábrica do Samba, teve sua primeira edição em 2023, mas o espaço para diálogos sobre cultura e educação terão novas edições. “O carnaval que temos aqui no Brasil é uma representação do povo negro. Ganhou os contornos que hoje vemos nos desfiles carnavalescos devido a criatividade, dedicação e resistência de nossos antepassados. É nossa missão não deixar que tão singular traço de nossa cultura se esvaneça. Por isso cada vez mais a Universidade Zumbi dos Palmares se dedicará a implementar ações de educação, empreendedorismo e ampliação do samba”, afirma José Vicente, que por suas dedicações ao tema foi nomeado Embaixador do Samba de São Paulo.

Vale ainda destacar que o apreço e envolvimento da instituição com a temática resultou no Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Zumbi dos Palmares Unidos de Filhos do Zaire, que é uma agremiação filiada a UESP, no grupo Acesso de Bairros 2, que ficou em terceiro lugar no Carnaval de 2023 e para este ano levará para a avenida – no sambódromo da Vila Matilde – o enredo “Um dengo às rosas pretas” que homenageia as mulheres pretas através das histórias de Rosa Parks e Rosa Maria Egipcíaca.

 

Comentários