Vai-Vai finaliza 2023 reforçando seu papel cultural e social na cidade

 

Foto :reprodução do Facebook 


A escola de samba Vai-Vai encerra o ano de 2023 celebrando conquistas e muito satisfeita do seu papel cultural e social na cidade de São Paulo. Em meio a muitos desafios, como o rebaixamento ao grupo de acesso e a perda da quadra na rua São Vicente, no Bixiga, a escola renasce, se reergue e se renova na construção de um futuro próspero e, claro vitorioso.

Após o campeonato do Grupo de Acesso, com um desfile arrebatador e muito comentado, o Vai-Vai lançou o enredo 2024, que homenageia o hip hop, e foi acolhido e abraçado não só pela comunidade do samba, mas pelo movimento hip hop, que este ano celebra 40 anos no Brasil.

Além do carnaval, a escola cumpriu, ao longo do ano, o seu papel de escola. Aulas de bateria para adultos e crianças, aulas de samba no pé, aulas de dança de rua, com movimentos do hip hop e até treinamento funcional foram ofertados para a comunidade, gratuitamente ou com contribuições simbólicas. Mais de 500 pessoas atendidas e com novas possibilidades e planos!

E por falar em social, a campanha de arrecadação de alimentos na quadra do Sindicato dos Bancários, aos domingos nos ensaios, além da coleta nos ensaios de rua, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos ao longo deste ano, contribuindo para amenizar a questão da fome em nossa cidade. Soma-se a isso as nossas campanhas, coordenadas pelo Departamento de Responsabilidade Social, que atende crianças e idosos no bairro do Bixiga há muitos anos.

Negociações e articulações E como não poderia deixar de ser, uma protagonista do carnaval tem sua responsabilidade no cenário cultural brasileiro. Os dirigentes do Vai-Vai se reuniram com diversas lideranças comunitárias e políticas, buscando melhorias, valorização e reconhecimento da cultura do samba como parte integrante e fundamental na construção da essência brasileira. O encontro do presidente Clarício Gonçalves com o vice-presidente Geraldo Alckmin e diversos ministros na capital federal, em Brasília, reforça essa preocupação da escola em extrapolar a bolha do carnaval e lutar pela cultura de forma mais ampla.

Investigação e comprovação da inocência Apesar das conquistas e da promoção social e cultural, a escola foi citada em uma investigação de lavagem de dinheiro e envolvimento com organizações criminosas. A conclusão desta investigação mostra a inocência do Vai-Vai, e fica comprovado que não há qualquer ilicitude na conduta da escola, conforme relatório do Ministério Público, documento que pode ser consultado por qualquer cidadão aqui.

Tem hip hop no meu samba Para 2024, a escola promete um desfile corajoso e disruptivo, uma justa homenagem ao hip hop, com muitas cores, muito movimento e muitas personalidades homenageadas. O Vai-Vai abre o sábado de carnaval, no dia 10 de fevereiro.  

Comentários