Cia de Danças de Diadema - SESC Presidente Prudente

 

Companhia de Danças de Diadema leva espetáculos

e oficinas ao Sesc Thermas de Presidente Prudente



 

Companhia de Danças de Diadema chega ao Sesc Thermas de Presidente Prudente com apresentação de dois espetáculos de seu repertório, sendo um deles para o público infantil. Duas oficinas serão conduzidas pela companhia, contemplando todos os públicos.

 

No dia 15 de dezembro, sexta-feira, apresenta o espetáculo adulto SCinestesia, de Ana Bottosso, às 20h30. No dia 16 de dezembro, sábado, a diretora e coreógrafa Ana Bottosso ministra a Oficina Dança Contemporânea e Processo de Criação, das 10h às 12h30, com inscrições gratuitas.

 

Para o público infantil, no dia 17 de dezembro, domingo, tem o espetáculo Nas Águas do Imaginar, de Ton Carbones e elenco, às 15h. E, na sequência, às 16h, acontece a oficina Bailando em Família, uma atividade interativa para as crianças e seus familiares, ministrada pelos bailarinos Daniele Santos e Carlos Veloso. Ambas atividades são gratuitas.

 

Espetáculo adulto: SCinestesia

 

Com direção geral e concepção coreográfica da bailarina e coreógrafa Ana Bottosso, a obra transita pelo universo do surrealismo, associado às possibilidades de integração entre dança contemporânea, teatro, música e artes visuais. Ana também assina a dramaturgia cênica, junto com o ator-performer Matteo Bonfitto, e a montagem conta ainda com participação do músico e compositor Luciano Sallun na criação da trilha sonora. A animação surrealista “Tango”, do polonês Zbigniew Rybczynski, foi a principal inspiração para a Companhia de Danças de Diadema. O título “SCinestesia” surge da exploração dos diferentes significados das palavras sinestesia (mistura de sentidos) e cinestesia (conjunto de sensações que torna possível perceber os movimentos musculares). Materializados nos corpos e na cena, ambos os significados dissolvem as fronteiras entre dentro e fora, objetivo e subjetivo, consciente e inconsciente, incorporando ainda mais o universo surreal buscado. No palco, as possibilidades se multiplicam a cada repetição de hábitos corriqueiros. Eles podem ser parecidos, mas nunca iguais. Como em um processo de causa e efeito, ação e reação tudo pode se modificar a partir da mínima desordem, do inesperado, do acaso da vida.

 

FICHA TÉCNICA - Direção geral e concepção coreográfica: Ana Bottosso. Dramaturgia cênica: Ana Bottosso e Matteo Bonfitto. Assistência de direção: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Concepção musical: Luciano Sallun. Desenho de luz: Alexandre Zullu e Ana Bottosso. Cenografia e adereços cênicos: Júlio Dojcsar. Figurinos: Bruna Recchia. Confecção de figurinos: Zezé de Castro. Assistência de comunicação: Cristina Ávila. Operação de luz: Ana Bottosso. Assistência de produção e sonoplastia: Jehn Sales. Intérpretes criadores: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Felipe Julio, Flávia Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima e Ton Carbones.

 

Para adultos | Oficina: Dança Contemporânea e Processo de Criação

 

O objetivo do encontro é proporcionar aos participantes uma experiência investigativa de movimento, abrangendo corpo, mente e voz. Por meio da inserção de elementos dos Views Points, a oficina busca instigar a criatividade, a atenção, o olhar e também as musculaturas e os sentidos. Além de fomentar a curiosidade e a busca por uma dança autoral, tornando o corpo que atua mais permeável, consciente e disponível, a atividade propõe caminhos de criação, dando vazão à performance de cada um.


Espetáculo infantil: Nas Águas do Imaginar

 

No enredo de Nas Águas do Imaginar - coreografia de Ton Carbones e elenco - uma criança é surpreendida por seres fantásticos que surgem no quarto, na hora de dormir, instigando sua imaginação. Ávida pela diversão, ela se arma de coragem e muita criatividade para embarcar em uma viagem ao mundo do imaginar. No início da jornada, as roupas jogadas pelo quarto vão ganhando vida, dançando e se organizando. Como se estivesse sonhando ela sai da cama, os objetos do quarto se transformam e a aventura começa. Surgem Piratas engraçados e atrapalhados; uma Polvo aparece junto com agitadas criaturas Siamesas; um Caçador e uma Sapa planejam roubar a imaginação da criança, ajudados por seres misteriosos, deslizantes e muito suspeitos; no fundo do mar, um navio é comandado pela capitã Polvo e seus Piratas. Enquanto a criança se diverte com brinquedos que ganham vida, transformações mágicas, amigos imaginários e personagens que emitem sons curiosos, o caçador coloca em prática o plano de roubar sua imaginação, mas ele não contava com a astúcia das Siamesas que mostram que a imaginação não pode ser roubada.

 

FICHA TÉCNICA - Direção geral: Ana Bottosso. Coreografia: Ton Carbones e elenco. Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Concepção musical: Luciano Sallun. Concepção figurino: Salomé Abdala. Cenografia e adereços: Ateliárea - Daniel Sapiência e Paula Martins. Operação de luz: Ana Bottosso. Assistência de produção e sonoplastia: Jehn Sales. Assistência de comunicação: Cristina Ávila. Intérpretes criadores: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Felipe Julio, Flávia Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima e Ton Carbones.

 

Para família | Oficina: Bailando em Família


Em uma espécie de “dança coral”, crianças e seus familiares, juntos, desenvolvem e experimentam o fazer da dança em vivências práticas. Guiados pelos artistas orientadores da Companhia de Danças de Diadema, desenvolvem exercícios corporais, cuja proposta é descobrirem juntos novas possibilidades de movimento e de novas sensações. O Bailando em Família é uma ação que promove interação entre as crianças e seus familiares de diferentes gerações por meio de uma vivência em dança. Após a prática de exercícios corporais para aquecimento dos músculos e das articulações, os participantes desenvolvem jogos lúdicos e de teor colaborativo. Trata-se de uma grande vivência em dança, onde os laços familiares são estimulados pelo movimento.

 

Serviço

Com: Companhia de Danças de Diadema

 

15 de dezembro. Sexta, às 20h30

Espetáculo: SCinestesia

Local: Área de Convivência. Duração: 60 min. Classificação: 12 anos.

Ingressos: 30,00 (inteira), 15,00 (meia) e 10,00 (credencial plena).

Vendas: Pelo app Credencial Sesc SP, no site sescsp.org.br/prudente ou a partir das 17h na Central de Relacionamento.


16 de dezembro. Sábado, das 10h às 12h30

Oficina: Dança Contemporânea e Processo de Criação

Ministrante: Ana Bottosso. Local: Área de Convivência. Classificação: 12 anos

Gratuita - Inscrições pelo app Credencial Sesc SP, no site sescsp.org.br/prudente ou presencialmente com horário agendado na Central de Relacionamento.


17 de dezembro. Domingo, às 15h

Espetáculo infantil: Nas Águas do Imaginar

Gratuito. Local: Quintal. Duração: 60 minutos. Classificação: Livre.


17 de dezembro. Domingo, às 16h

Oficina: Bailando em Família

Ministrantes: Daniele Santos e Carlos Veloso

Gratuita. Local: Quintal. Menores de 6 anos devem estar acompanhados por responsáveis.

 

Sesc Thermas de Presidente Prudente

Rua Alberto Peters, 111 - Jardim das Rosas. Presidente Prudente/SP.

Tel.: (18) 3226-0400. Na rede: @sescthermas.

Programação completa: sescsp.org.br/prudente

 

 

Contados/Companhia:

ciadedancas.apbd.org.br | YouTube: @CiadeDancasdeDiadema

Facebook: @companhiadedancas | Instagram: @ciadedancasdiadema
WhatsApp: (11) 99992-7799 e (11) 99883-8276.

A Companhia de Danças de Diadema conta com apoio da Prefeitura do Município de Diadema, Secretaria de Cultura de Diadema e Associação Projeto Brasileiro de Dança.

Comentários