Série documental sobre Benedita da Silva será lançada no Rio, nesta segunda

 Série documental sobre Benedita da Silva será lançada no Rio, nesta segunda

 

A produção aborda o racismo na política e momentos importantes da trajetória da deputada federal, como o assassinato de Marielle Franco.




 

 

Uma das vozes mais marcantes da política brasileira, a história de luta da deputada federal Benedita da Silva virou tema de uma série documental que será lançada nesta segunda-feira, 27, no Rio de Janeiro. "Benedita da Silva: nossos passos vêm de longe" é uma produção independente que encerra as comemorações do movimento "Essa voz que ecoa", que celebra os 80 anos de vida da parlamentar.

 

Idealizada pelos jornalistas e produtores Eduardo Bahia e George Pacífico, com produção da Duozz Filmes, a série é dividida em cinco episódios que narram aspectos marcantes da vida de Benedita da Silva. O racismo é um dos pontos centrais das histórias contadas pela própria Benedita da Silva, familiares, assessores, ativistas e personalidades políticas.

 

Os episódios trazem histórias inéditas para o público sobre a vida de Benedita da Silva e também bastidores de fatos importantes da sua passagem pelo governo do Rio de Janeiro, por exemplo. Outros temas como a vida no Morro do Chapéu Mangueira, onde iniciou sua carreira política e o assassinato de Marile Franco também estão presentes na série.

 

"A série tem como fio condutor a força da voz da Benedita. É uma voz que ecoa há mais de quarenta anos, denunciando a violência contra o povo preto das favelas do Rio de Janeiro e que ganhou destaque mundial. É uma produção que consegue mostrar o quanto a voz da Bené é atual e necessária nesses tempos tão difíceis no nosso país", disse Eduardo Bahia, que assina a produção-executiva da série.

 

Para o diretor da série, George Pacífico, a obra tem como objetivo contribuir com os debates sobre o racismo e incentivar a participação de jovens negros nos espaços de poder. "Benedita tem uma história inspiradora e que precisa ser mais conhecida. O que fizemos foi apresentar alguns poucos momentos dessa trajetória para eles que sirvam de estímulo para todos que queiram compreender o processo histórico de silenciamento do povo preto", afirmou o jornalista.

 

Serviço

 

O lançamento da série, com exibição especial dos cinco episódios para convidados, vai acontecer às 19h na Estação Rio Net, no bairro de Botafogo. O conteúdo estará disponível para o público nos próximos dias no site da produção.

 

 FICHA TÉCNICA

Produção executiva
Eduardo Bahia
Direção
George Pacífico
Montagem e Soundesign
Arnaldo Araújo Filho
Direção de fotografia e cor
Mateus Dean
Assistente de direção
Beni
Operação de Câmera
Caio Fernandes
Wemerson Alves
Vinicius Azevedo
Produção
Thays Lundgren
Rennan Letta
Wagner da Silva
Direção de Arte
Bruno Lopes Veloso
Motion design
José Trigueiro Jr.
Maquiagem
Thays (Ys) Rangel

Comentários