In-Edit Brasil chega ao Recife pela 1a vez! e encerra itinerância 2023

 RECIFE RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ O IN-EDIT BRASIL -

FESTIVAL INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO MUSICAL 




De 22 a 30 de novembro, com entradas gratuitas, a mostra promoverá sessões no Cinema da Fundação, no Derby, e na sala do Teatro Fernando Santa Cruz (Mercado Eufrásio Barbosa), em Olinda. Na abertura, destaque para uma produção pernambucana: o documentário Frevo Michiles, de Helder Lopes. Ao final, show com a Orquestra de Bolso, às 20h, no palco do Som na Rural, estacionada no bar Barrio, em Olinda.




A cidade do Recife recebe o In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical, que há 15 anos é realizado em São Paulo, onde se tornou um dos destaques da agenda cultural da cidadeO Festival acontece de 22 a 30 de novembro, no  Cinema da Fundação Derby e no Teatro Fernando Santa Cruz, com entrada gratuita em todas as sessões, shows e conversas.


“Trazer o In-Edit para o Recife é um sonho antigo. A força do cinema e da música em Pernambuco é gigantesca. Gera um ambiente criativo e efervescente que tem tudo a ver com o festival. Espero que essa seja só a primeira de muitas edições por aqui!”, diz Marcelo Aliche, diretor artístico do In-Edit Brasil.


A programação conta com títulos nacionais e internacionais que contam histórias sobre Elis Regina e Tom Jobim, Miúcha, Fausto Fawcett, Lupicínio Rodrigues, CAN, Syd Barrett e Pink Floyd, Moa do Katendê, a cantora cubana Omara Portuondo, a gravadora independente Elephant 6, e muito mais. 


sessão de abertura acontece no dia 22/11, quarta-feira, às 20h, no Teatro Santa Cruz, com a exibição do longa Frevo Michiles, do diretor Helder Lopes, premiado no Cine PE 2023, sobre um dos maiores nomes do frevo pernambucano, o compositor Jota Michiles, reverenciado por grandes artistas como o Maestro Edson Rodrigues e Alceu Valença. Após a exibição, que contará com a presença do diretor, o festival promove um show da Orquestra de Bolso. 


Orquestra de Bolso faz uma abordagem criativa do Frevo, inovando no repertório e na tradicional vinculação do ritmo ao Carnaval. Para a estreia do In-Edit Brasil, em Pernambuco, o grupo se une aos intérpretes Juba e Surama Ramos, num show vibrante, para dançar e cantar junto. 


Todas as sessões para os filmes são abertas ao público gratuitamente e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência, no local.


No dia 23, às 19h, haverá uma sessão especial do filme Frevo Michiles, de Helder Lopes, no Paço do Frevo. Na sequência, às 20h30, um debate com o cineasta, o compositor Jota Michiles e o pesquisador e escritor Amilcar Bezerra. “A ideia é fazer um bate-papo sobre a obra de Jota Michiles, seu significado na história do frevo-canção e a importância de se estimular a produção de uma filmografia dedicada ao frevo e seus personagens”, adianta Amílcar.



OUTROS DIÁLOGOS - O festival promove também algumas conversas com diretoras e diretores, realizadas ao final da respectiva sessão, no Cinema da Fundação Derby. No dia 24/11, às 20h, Jorane Castro, diretora de Terruá Pará, filme vencedor do In-Edit Brasil 2023, faz a pré-estreia pernambucana do longa e fala com o público do festival.


No dia 25/11, às 14h30, acontece a sessão de Sua Majestade, o Passinho, seguida de debate com as diretoras Mannu Costa e Carol CorreiaO filme fala do ritmo do “passinho dos maloka”, que vem transformando a vida de jovens periféricos e a cena artística do Recife. 


No dia 26/11, às 16h, após a exibição de Reggae Resistência, acontece um bate-papo com os realizadores Cecília Amado e Pablo Oliveira


No dia 29/11, às 18h, o documentário Mostra Reverbo, sobre o coletivo de compositores de Pernambuco, é seguido de uma conversa com membros da equipe do filme e convidados.


O encerramento do festival acontece no dia 30/11, quinta-feira, no Teatro Fundação Santa Cruz, com a exibição do premiado Manguebit, de Jura Capela, vencedor do 14º In-Edit Brasil, que conta a história de um dos mais importantes movimentos culturais das últimas décadas, o Manguebeat, com muitas imagens de arquivo e depoimentos de seus criadores, herdeiros, produtores e músicos. A sessão será apresentada pelo diretor Jura Capela. 


O encerramento do In-Edit Brasil 2023 - Edição Recife acontece em ritmo de festa, no Barrio, bar bem próximo ao Mercado Eufrásio Barbosa. A banda convidada é a Jóia Rara, um trio instrumental que mescla punk jazz, hardcore e groove, com a participação de Cannibal (Devotos), Rogerman Laís Senna. Música marginal e suburbana, num show apoteótico de vozes, ritmos e timbres psicodélicos.


O IN-EDIT BRASIL 2023 - Edição RECIFE conta com o patrocínio máster da Colombo Agroindústria e patrocínio do Itaú Unibanco, realizados através da Lei Rouanet; apoio da FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco, Cinema da Fundação Derby, Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, Teatro Fernando Santa Cruz e Paço do Frevo. A realização é da In Brasil Produção Cultural e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.





SERVIÇO

In-Edit Brasil - 15º Festival Internacional do Documentário Musical

Edição RECIFE

Data: de 22 a 30 de novembro

Cinema da Fundação Derby Rua Henrique Dias, 609 - Derby, Recife - PE.

Teatro Fernando Santa Cruz - Av Dr Joaquim Nabuco - Varadouro, Olinda - PE.

Paço do Frevo - Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Recife - PE.

Entrada Gratuita

www.in-edit-brasil.com  |  @ineditbrasil


PROGRAMAÇÃO _ IN-EDIT RECIFE (PE)


22 DE NOVEMBRO, QUARTA

Teatro Fernando Santa Cruz

20H - FREVO MICHILES (84')

* Sessão de abertura, apresentada pelo diretor Helder Lopes.

21H30 - Show da Orquestra de Bolso, com participação dos cantores Juba e Surama Ramos.

* O show acontecerá no Som da Rural, ao lado do Mercado Cultural, no Barrio.


23 DE NOVEMBRO, QUINTA

Cinema da Fundação Derby

16H - LA DANZA DE LOS MIRLOS (85')

18H - FOMADOU KONATE - THE KING OF THE DJEMBE (78')

20H - HAVE YOU GOT IT YET? THE STORY OF SYD BARRET AND PINK FLOYD (94')

Paço do Frevo

19H - FREVO MICHILES (84')

20H30 - Debate com Helder Lopes, Amilcar Bezerra e Jota Michiles


24 DE NOVEMBRO, SEXTA

Cinema da Fundação Derby

16H - SONIC FANTASY (95')

18H - MIÚCHA, A VOZ DA BOSSA NOVA (98')

20H - TERRUÁ PARÁ (100') *

* Sessão apresentada pela diretora Jorane de Castro e equipe.

* Após a sessão, DJ Session “Terruá Pará”, com o DJ Ari Falcão, no Café do saguão.


25 DE NOVEMBRO, SÁBADO

Cinema da Fundação Derby

14H30 - SUA MAJESTADE, O PASSINHO (22') *

16H - DE VOCÊ FIZ MEU SAMBA (72')

18H - OMARA (77')

20H - ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ (100')

* Sessão seguida de bate-papo com as diretoras Mannu Costa e Carol Correia.


26 DE NOVEMBRO, DOMINGO

Cinema da Fundação Derby

14H30 - VILLA-LOBOS EM PARIS (60')

16H - REGGAE RESISTÊNCIA (60') *

18H - CAN AND ME (90')

20H - CARMINE ST GUITARS (80')

* Sessão seguida de bate-papo com os diretores Cecilia Amado e Pablo Oliveira.


28 DE NOVEMBRO, TERÇA

Cinema da Fundação Derby

16H - MOA - RAIZ AFRO MÃE (100')

18H - LUPICÍNIO RODRIGUES - CONFISSÕES DE UM SOFREDOR

20H - PEIXE ABISSAL (110')


29 DE NOVEMBRO, QUARTA

Cinema da Fundação Derby

16H - THE ELEPHANT 6 RECORDING CO (93')

18H - MOSTRA REVERBO (60') *

20H - FAUSTO FAWCETT NA CABEÇA (103')

* Sessão seguida de bate-papo com equipe de produção e convidados.


30 DE NOVEMBRO, QUINTA

Teatro  Fernando Santa Cruz

20H - MANGUEBIT (100')

Sessão de encerramento, apresentada pelo diretor Jura Capela.

22H - Show da banda Joia Rara, com participação de CannibalRogerman e Laís Senna.

* O show acontecerá no Som da Rural, ao lado do Mercado Cultural, no Barrio.

Comentários