Festival de Natal chega no Pátio Metrô São Bento com muita música

 

Festival de Natal chega no Pátio Metrô São Bento com muita música

 

As atrações do primeiro final de semana do Festival de Natal no Pátio Metrô São Bento contam com grupos de fanfarras e  mostra do Concurso  Toca Aí; confira!

 


O mês de dezembro chega para abrir a época das comemorações de fim de ano no Pátio Metrô São Bento! Nesta sexta-feira (1), o local recebe o primeiro dia de atividades do Festival Honk! SP de 2023, que terá apresentações dos grupos Untza Fanfarra, La Bampayera, Pyranha e Pagogeu.

 

O objetivo do festival é fomentar a arte de rua e a ocupação dos espaços públicos através da linguagem das fanfarras. Os grupos contam com músicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Brasília e Colômbia, que desenvolvem em suas localidades atividades de fomento à música instrumental de rua, que ocorre de forma acústica e sem palcos.

 

Já no sábado, dia 2 de dezembro, o centro comercial receberá apresentações de artistas que participaram das Eliminatórias da 3ª edição do Concurso de Música de Rua - Toca Aí! — o maior Concurso de Música de Rua do Brasil — que aconteceu em 2023. Os artistas que se apresentarão são Wannie Ramos, Oriana La Venezolana e Mayo Nelson.

 

Confira a programação completa e um pouco mais sobre cada atração, a seguir;

| Festival Honk! SP de Fanfarras Ativistas
De 01/12 à 03/12, das 16h30 às 19h

     16h30: Umtza Fanfarra

     17h30: La Bampayera

     18h15: Bloco Pyranha

     19h: Pagogeu



Umtza Fanfarra (SP): Inspirada nas fanfarras do sudeste europeu, a música da Um Tza Fanfarra (nome dado em referência ao ritmo carinhosamente apelidado de "um tza umtza"), com seu caráter festeiro e de celebração, atravessa qualquer fronteira e envolve o público de qualquer idade ou lugar.

Em formato itinerante e figurino que remete a cultura despojada do povo cigano, o septeto composto por trompete, bombardino, trombone, saxofone alto, requinta, sousafone, zabumba e percussão. A fusão do repertório virtuosístico Balkan com o estilo festeiro e dançante da música judaica e a forte interação da fanfarra que toca e dança perto do público, fazem os pontos mais altos desse show. Conheça mais sobre o grupo em seu perfil do Instagram: @umtzafanfarra.



La Bampayera (Colômbia): La Bampayera é uma agrupação musical colombiana criada há 6 anos. O propósito do grupo é executar música em uma variedade de lugares e contextos, alcançando muitas pessoas, gerando alegria e desempenhando um papel significativo na preservação da música tradicional colombiana. Utilizando o formato de brass band, interpretam gêneros clássicos, como porros, cumbias, puyas, além de jazz, funk, electropop. Confira mais sobre a banda no seu perfil do Instagram: @labampayera.


Bloco Pyranha (SP): O bloco Pyranha foi formado em fevereiro de 2022, para desaguar toda expectativa represada por festividades durante o período de pandemia. Contando com músicos experientes da cena musical e carnavalesca, a banda sempre adotou uma postura de alta maleabilidade para preencher espaços e oportunidades de variadas naturezas. Conheça mais sobre o trabalho do bloco em seu perfil do Instagram: @blocopyranha.

 

Pagogeu (SP): Pagoge é um grupo de amigues criado no início de 2019 em São Paulo que resgata, como fanfarra, os grandes sucessos do pagode. Nasceu na rua, próximo ao público, sem divisões, cordas ou palcos. Tem forte apelo popular, tocando músicas de pagode que fizeram sucesso nos anos 90 e 2000, com o diferencial do formato: instrumental com sopros e percussões. Confira mais detalhes sobre o Pagogeu em seu perfil do Instagram: @pagogeu

Serviço:

Data: De 1 de dezembro às 16h30

Local: Pátio Metrô São Bento
Realização: Honk! SP
Apoio: Pátio Metrô São Bento

Valor: Gratuito

 

| Mostra Toca Aí! de Música de Rua

Dia 02/12, das 13h às 17h

 

     13h: Wannie Ramos

     14h30: Oriana La Venezolana

     16h: Mayo Nelson

  

Wannie Ramos: Wannie Ramos, pesquisadora de saxofone desde 2006, aprimorou seus estudos no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí em 2015. Viajou pelo Brasil, Uruguai e Argentina, absorvendo experiências de arte de rua e manifestações culturais. Desde 2019, atua na criação de trilhas sonoras e arranjos para bandas, circo e teatro. Seu repertório instrumental inclui samba, bossa nova e jazz.

 

Oriana La Venezolana: Com uma voz potente e intensa, Oriana La Venezolana interpreta clássicos de Tom Jobim, Caetano Veloso, Los Panchos(bolero), salsa e ritmos latino-americanos. A cantora, atriz e viajera, é conhecida por sua personalidade e pela sua arte de rua, tomando conta do palco. Sua arte de cantar por inteiro com o corpo, com a expressão do rosto e com o toque de realidade da rua, encanta a todos.

De acordo com artista, “viajar” pode ser definido como um estado poético e musical. “Um sentimento de solitude pessoal e outros muitos sentidos vindos da memória, da poesia, de uma viagem antiga pelas cidades, pelos amores, pelas grandes referências a um estado de alma feminino, de uma artista que em tudo canta uma Latinoamerica”, enfatiza.

  

Mayo Nelson: Mayo Nelson é um duo de música autoral da cidade de Itapecerica da Serra de São Paulo, que leva em suas raízes, o blues, o jazz, o samba, o rock e o que mais vier tropeçando em sons e novos contos pros tais contarem.  Conheça mais sobre o seu trabalho em seu perfil do Instagram: @putsmayonelson.

 

Serviço:

Data: 2 de dezembro, das 13h às 17h00

Local: Pátio Metrô São Bento — Praça da Colmeia (dentro da estação São Bento do metrô)
Realização: Concurso Toca Aí e Pátio Metrô São Bento

Valor: Gratuito

 

 

 

 

 

Comentários