Últimos dias para assistir ao espetáculo musical Gracias a La Vida

 Últimos dias para assistir ao espetáculo musical Gracias a La Vida

 

Apresentações gratuitas acontecem na sexta (27) e no sábado (28), na Sala Yara Amaral, em Taguatinga.

 



Após uma circulação potente no Plano Piloto e em Samambaia, a segunda temporada do musical Gracias a la Vida – última obra teatral dirigida pelo aclamado diretor Hugo Rodas – ocupa a Sala Yara Amaral, do Sesi Taguatinga, nos dias 27 e 28/10, a partir das 20h. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente, no local, até 2h antes do início de cada sessão.

Segundo o roteirista Pedro Tierra, o Gracias a La Vida descreve um momento sombrio, marcado pela opressão e ditadura. Um período que percorre os anos 60 e 70, na América Latina.

“Nenhum povo se liberta se ele não olha no próprio espelho, se ele não conhece o seu rosto. Este espetáculo, em certo sentido, é como um mergulho neste espelho. Nós estamos em busca do nosso próprio rosto para desta forma tecer em textos, poemas e canções essa resistência indispensável à todas as tiranias”, comenta Tierra.

            O projeto, que é realizado com fomento da Funarte, conta com direção geral de Dorival Brandão e direção artística de Sheila Campos, também integrante do elenco. 

 

Trilha sonora


A canção-ícone da chilena Violeta Parra, que nomeia e inspira o musical, remete diretamente à força revolucionária que conduz a obra. Entretanto, em lugar de ater-se ao tradicional popular, típico das composições do gênero, a peça inova nas interpretações da trilha sonora.


 



Primeira e segunda edições


            Segundo a direção geral do projeto, há um consenso sobre a notória diferença entre os dois momentos da peça. A primeira versão do Gracias a la Vida foi concebida em um ambiente de extrema insegurança política, em razão do momento governamental que o Brasil viveu em 2021. Foi, portanto, com um grito de resistência que essa obra teve início.


            Já na temporada de 2023, o cenário é completamente distinto. A mudança na conjuntura política foi fundamental para a retomada dos diálogos do país com os vizinhos latinos, rumo ao fortalecimento da democracia. Isso permite que o projeto circule em novos ares e com novos sentidos.


           


Homenagem ao diretor Hugo Rodas


            O nome do mestre uruguaio dos palcos brasileiros passou a integrar uma das principais salas do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. O palco do tradicional ponto de cultura do DF foi escolhido para a estreia da segunda temporada do Gracias a La Vida, em 13/10, como forma de prestar honrarias ao diretor.


 



 


Serviço: espetáculo musical Gracias a la Vida.


Datas: 27 e 28/10.


Local: Sala Yara Amaral - Sesi Taguatinga.


Horário: sempre às 20h.


Ingressos: podem ser retirados, no local, gratuitamente a partir das 18h.


Redes: @graciasalavidamusical



--

Comentários