Meio Ambiente | Instituto Gremar passa a contar com Santos Brasil em seus Programas de Apadrinhamento

 SANTOS BRASIL É A NOVA PARCEIRA DOS PROGRAMAS DE APADRINHAMENTO DO INSTITUTO GREMAR PARA REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES

 

Empresa portuária passa a integrar o grupo de apoiadores dos projetos Maré Mangue e Guardiões da Mata Atlântica, que buscam diminuir os impactos da atividade humana na vida de animais silvestres da região


Criados com o propósito de atender um número maior de animais silvestres vitimados pelos impactos ambientais da expansão urbana nas áreas de manguezal e Mata Atlântica, os Programas de Apadrinhamento do Instituto Gremar passam a ter a chancela de mais um importante parceiro: a Santos Brasil, empresa de operações portuárias e logística que opera o Tecon Santos, maior e um dos mais eficientes terminais de contêiner da América do Sul.

 

A companhia passa a apoiar os projetos Maré Mangue Guardiões da Mata Atlântica, contribuindo com as operações nas duas bases da instituição, o CETAS Guarujá e o CRAS Itanhaém, respectivamente, no litoral de São Paulo.

 

O envolvimento da iniciativa privada é essencial para que o trabalho de atendimento aos animais possa continuar sendo realizado com excelência, auxiliando o retorno de diversas espécies ao seu habitat natural.

 

O apadrinhamento ajuda na obtenção de recursos para custear a manutenção das atividades diárias do Instituto no atendimento aos animais e, ao mesmo tempo, incentivar a pesquisa na região e promover o monitoramento embarcado no Estuário de Santos. Em contrapartida, alinha as empresas parceiras à prática de critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) e também auxilia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, uma agenda global com metas estabelecidas até 2030.

 

“Atualmente a sociedade tem se mostrado mais atenta ao papel socioambiental das empresas com as quais se relaciona como consumidora. Entendemos, portanto, que a chegada da Santos Brasil ao nosso programa reforça sua já consolidada imagem comprometida com a sustentabilidade e a conservação ambiental”, afirma Andrea Maranho, coordenadora técnica do Instituto Gremar.


Para 
Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, a parceria com o Gremar fortalece o compromisso da Companhia em contribuir para a conservação do meio ambiente, especialmente das regiões onde mantém operações. “Os projetos Maré Mangue Guardiões da Mata Atlântica são duas iniciativas importantíssimas, que muito nos honra em apoiar. O instituto tem um trabalho sério e reconhecido no resgate de animais e nas áreas de pesquisa e educação ambiental, que vai ao encontro do que defendemos como empresa signatária do Pacto Global da ONU”.

 

Sobre a Santos Brasil


A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logística integrada. Opera nacionalmente por meio de dez terminais estrategicamente localizados - três de contêineres – Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA);  três de carga geral – Imbituba (SC) e dois em Santos (SP), de arrendamento temporário; e três de granéis líquidos (Itaqui-MA). 

Através da Santos Brasil Logística, que atua de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce. Conta com dois Centros de Distribuição em São Bernardo do Campo (SP) e dois Centros Logísticos Industriais Aduaneiros, em Santos (SP) e no Guarujá (SP), além de frota própria. 

Responde por cerca de 18% de toda a movimentação de contêineres do país e por cerca de 40% da movimentação de contêineres do porto de Santos (em 2022). Em 25 anos de atividade, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, modernização, tecnologia, capacitação e gestão no país.

A empresa é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e já assumiu, entre seus principais desafios, o compromisso de contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento humano. Suas ações fazem parte do ISE da B3, do 
S&P/B3 ESG, do ICO2 e do IGPTW B3.

Sobre o Instituto Gremar

Fundado em 2002 no Guarujá (SP), o Gremar trabalha por meio de equipes multidisciplinares e se destaca pela excelência de seu atendimento, baseado em três pilares: gestão de fauna, atividades de educação ambiental e participação em projetos de pesquisa relevantes nas áreas de conhecimento biológico, medicina veterinária e conservação ambiental.

 

Seu objetivo é mitigar o impacto negativo das atividades humanas sobre os animais marinhos e silvestres, propondo a mobilização da sociedade em sua redução e assegurando a sustentabilidade das futuras gerações.

 

Desde 2015 integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), monitorando diariamente as praias de Bertioga, Guarujá, Santos e São Vicente, promovendo a ampliação da coleta de carcaças e o resgate de animais marinhos encalhados, que são encaminhados para reabilitação e, em casos bem-sucedidos, soltura.

 

Atualmente possui duas bases: o Centro de Despetrolização e Reabilitação de Animais Marinhos, na Praia do Tombo, Guarujá (SP), com uma estrutura totalmente planejada e equipada, além da implantação de laboratórios clínicos especializados; e o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em Itanhaém (SP).

 

Entre seus principais projetos em curso estão ainda o Pesca e Recicla, que consiste na implantação de coletores para petrechos de pesca recreativa na Baixada Santista; e o Mare Maré Mangue, que monitora o status sanitário dos animais do Estuário Santista. Todas as ações buscam cumprir a missão de promover a conservação marinha e costeira, atuando com ética, transparência e responsabilidade.

Comentários