Equipe preparada para o Festival WOW Rio 2023 é constituída por 90% de monitoras e coordenadoras negras

 

Festival WOW Rio 2023 divulga a programação completa

O evento 100% gratuito, além de oficinas e workshops, terá shows de Alcione e MC Carol


Nos dias 27, 28 e 29 de outubro a Zona Portuária se transformará em um epicentro de celebração e discussão que abrange quatro dimensões essenciais: "Mulheres em Diálogo", "Atividades em Rede", "Mulheres na Arte e Cultura" e "Feira Negócio Delas".


Em sua segunda edição presencial, o  Festival WOW Rio 2023, traz em sua grade de programação rodas de conversa com grandes nomes. Já no primeiro dia de Festival a Ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, compartilhará suas vivências no debate “Mulheres em Espaços de Poder e Decisão”, junto com Jacqueline Pitanguy e Joyce Trindade (Secretaria da Mulher do Rio de Janeiro), mediadora da palestra, no Observatório do Museu do Amanhã. Além das mesas de debates, o encontro terá exposições nos museus da região (Amanhã e MAR), oficinas, passeios guiados, shows e muito mais. A programação é gratuita.


O Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho dão apoio institucional e de comunicação ao Festival WOW, e as mesas que acontecem no Museu do Amanhã nos dias 27, 28 e 29, das 14 às 20h, serão transmitidas ao vivo pelo Youtube do Futura. Para assistir, acesse:  https://www.youtube.com/canalfutura


Na 1ª edição presencial na cidade (2018), o WOW também promoveu três dias de atividades espalhadas pelo Museu de Arte do Rio (MAR), Museu do Amanhã e Armazém 1, além de um palco montado ao ar livre com atividades diversas com foco nas experiências das mulheres do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. Foram dias de debates, apresentações culturais e artísticas nas mais diversas linguagens (slam e literatura, artes visuais,teatro, música), além de uma feira de inovações criativas no campo da gastronomia, da tecnologia, dos ativismos, do meio ambiente, da moda, da beleza e da saúde. Foram mais de 90 mil participantes e são esperados mais de 100 mil nesta próxima edição. 


O WOW já foi realizado em 23 países e 54 diferentes cidades. E a edição Rio foi um convite de Jude Kelly, idealizadora do Festival, à Eliana Sousa Silva, diretora da Redes da Maré, em 2016. Jude levou em conta a longa trajetória de Eliana como uma liderança comunitária importante e fundamental nas lutas da cidade. Os inúmeros projetos que apoiam o empreendedorismo e as narrativas de mulheres, moradoras do conjunto de 16 favelas que compõem o complexo da Maré também influenciaram na escolha da organização como curadora do evento. O encontro é marcado como um espaço que articula pensamentos, fazeres e vivências de mulheres diversas a partir de suas experiências. "Eu tenho muita alegria e orgulho de que o WOW esteja retornando ao Rio de Janeiro para pela segunda vez me juntar à equipe da Redes para participar dessa programação incrível”, vibra Jude Kelly. 


“Preparar um Festival do tamanho do WOW tem nos ajudado no trabalho e no reconhecimento territorial. Tem um impacto muito grande ao mostrar nossa força e capacidade técnica e política pensada a partir das mulheres da Maré”, explica Eliana Souza, diretora da Redes da Maré. 


Sobre a programação


O Festival é pautado em quatro dimensões, além da Feira Negócio Delas que para esta edição recebeu mais de 200 inscrições e selecionou 150 empreendedoras e negócios locais por meio de edital. O  eixo “Mulheres em Diálogo”, que promoverá uma série de rodas de conversa, fóruns, e intercâmbios de experiências, reunindo mulheres de diversos horizontes para discutir questões prementes relacionadas a gênero, igualdade, e direitos das mulheres. O Festival inicia no dia 27/10, com a presença de Eliana Souza (Redes da Maré) e  Jude Kelly (WOW Reino Unido), no auditório do Museu do Amanhã. 


Já o eixo “Atividades em Rede” visa conectar organizações e indivíduos, criando redes de apoio e colaboração. Ao longo de toda jornada de construção do evento, foram abertas chamadas públicas para envolver a sociedade civil e movimentos sociais. 


Em “Mulheres na Arte e Cultura”, o evento também abrigará performances, shows e exposições de arte, destacando a influência das mulheres no cenário artístico e cultural. A programação musical encerra o dia com shows de grandes artistas como Alcione, Marina Sena, MC Carol, Deize Tigrona, entre outras. A programação inclui performances da Cia de Mystérios, espetáculos teatrais do Coletivo Entidade Maré, Cia de dança Lia Rodrigues, Mulheres ao Vento, Circo no Ato, Mariana Nunes e Tatiana Vilela. 


“O público pode esperar um festival que teve todo um cuidado de construir uma curadoria que dialoga com aquilo que a gente acredita e trabalha, por exemplo na Casa das Mulheres da Maré, que é o projeto onde chamamos a atenção e trabalhamos diariamente para melhorar as condições de vida das mulheres de lá. E a programação vai mostrar isso, o cuidado de trazer essas experiências a partir delas mesmas. Nesta segunda edição estamos bem mais conscientes da necessidade do Wow, porque o Festival não é apenas um evento, é um encontro onde relações se estabelecem, onde projetos são inventados, onde a gente troca afetos, onde encontramos pessoas diferentes a gente, é onde nos colocamos no lugar do outro”, afirma Eliana Sousa. 


Veja a programação completa no site do Festival. As inscrições são gratuitas, acesse no site “bilheteria digital”: https://www.bilheteriadigital.com/wow2023r.


Sobre a Fundação WOW


Fundada por Jude Kelly, a Fundação WOW (Women of the World; Mulheres

do Mundo) é uma instituição global que promove encontros em articulação com

organizações e mulheres de diferentes lugares do mundo, atuando para transformar

suas realidades. Tem parceria com mais de 23 países onde já foi realizado o

Festival Mulheres do Mundo.


O Festival Mulheres do Mundo no Brasil – WOW


Pela segunda vez no Brasil, acontece a edição do Festival Mulheres do

Mundo – WOW. A iniciativa será realizada nos dias 27, 28 e 29 de outubro, na Praça

Mauá, no Rio de Janeiro, através de uma parceria com a Redes da Maré.

Serão três dias de festival com uma ampla programação de rodas de

conversa, troca de experiências, fóruns entre organizações, oficinas, performances,

shows, sessões de mentoria e uma grande mostra de empreendedorismo e

ativismos sociais de mulheres.



Sobre a Redes da Maré


A Redes da Maré é uma organização da sociedade civil que nasceu da

mobilização comunitária a partir dos anos 1980 nas favelas da Maré. Formalizada

em 2007, tem como missão tecer as redes necessárias para efetivar os direitos da

população do conjunto de 16 favelas da Maré, onde residem mais de 140 mil

pessoas. 


Conheça: https://www.redesdamare.org.br/br/info/36/casa-das-mulheres-da-

mare


Sobre a Casa da Mulheres da Maré


A Casa das Mulheres da Maré é um equipamento da Redes da Maré,

inaugurado em 2016, que tem como objetivo, a partir de projetos e pesquisas,

produzir conhecimento sobre as principais demandas das mulheres na Maré. A

Casa busca responder a tais demandas com a criação de ações concretas para

enfrentar suas necessidades, visando a promoção de acesso a direitos e a

produção de políticas públicas para mulheres. Atualmente, os principais temas

abordados nos projetos desenvolvidos são direitos sexuais e reprodutivos,

enfrentamento às violências de gênero, qualificação profissional, acesso à saúde

mental, promoção de arte e cultura e direito à cidade.



SERVIÇO


Festival Mulheres do Mundo – WOW

27, 28 e 29 de outubro

Praça Mauá - Rio de Janeiro/RJ

Link com a programação: 

https://www.festivalmulheresdomundo.com.br/br/programacao 

Inscrições: https://www.bilheteriadigital.com/wow2023


Instagram: @festivalwowrio

Gratuito


Comentários