4ª edição do Risco Festival | De 26 a 30/09 | Artistas e ativistas locais e internacionais

 Em sua 4ª Edição, Risco Festival reúne artistas e ativistas locais e internacionais para debater a mudança de narrativas através da arte

 

Durante quatro dias, evento com foco na produção queer traz artistas de diversos países na programação, como a editora e design Liliana Viola (Argentina), que apresenta a exposição SOY, e o dramaturgo Raphael Khouri (Jordânia/Alemanha), com a leitura de texto inédito SHE HE ME /ELA ELE EU. Nomes do cenário nacional como Renata Carvalho, Assucena, Ayô Tupinambá também se apresentam


Cabaret Risco, com Indra Haretrava Foto: acervo pessoal

Com programação 100% gratuita e apoio de organizações internacionais, o evento firma seu papel como plataforma internacional de intercâmbio cultural e artístico. O Festival acontece nos espaços parceiros Casa Coração e Studio Esponja, além do Museu da Diversidade Sexual. Este ano o festival se une ao evento internacional JUNTES

 

A 4ª Edição do RISCO Festival acontece em São Paulo, de 26 a 30 de setembro, e recebe uma programação variada com artes visuais, filmes, teatro, dança, música e cabaré. Com foco na arte queer produzida no Brasil e no mundo, o Risco alia-se nesta edição a diferentes organizações internacionais (ILGA World, Center for feminist Foreign Policy e Nebula Fund e Outburst Arts) que trabalham com incidência política, arte, cultura e educação, na busca pela construção de solidariedade entre movimentos e coletivos trans e feministas. A iniciativa faz parte de uma resposta às diferentes ofensivas a pessoas trans, mulheres e a comunidade LGBTQIA+ mundo afora, refletidas em perda de direitos, censura e níveis alarmantes de violência. O Risco é uma plataforma artística dentro do evento internacional JUNTES, realizado pelas organizações apoiadoras em São Paulo, com ativistas de 35 países do mundo.

 

Desde 2018, em sua primeira edição, o Risco tem direção artística e curadoria de Natalia Mallo; este ano tem como curadora associada Indra Haretrava. O programa artístico, diverso e multifacetado, busca conectar ativistas e artistas para refletir sobre o papel da arte na mudança de narrativas, na abertura de corações e mentes e no desbloqueio de diálogos necessários.

 

A programação inclui atrações internacionais como a mostra de design e jornalismo SOY, com curadoria da escritora argentina Liliana Viola; a leitura do texto inédito do dramaturgo Raphael Khouri (Jordânia/Alemanha), SHE HE ME /ELA ELE EU, além de nomes, tanto emergentes quanto estabelecidos, na cena brasileira como Renata Carvalho, Assucena, Ayô Tupinambá, entre outros. Os eventos incluem ainda uma seleção variada de DJs de diferentes gerações e estilos, como Gisa Gabriel, DJ Transvegana e a Festa Alicate, com Filipe Catto, Ali Prando, Alma Negrot e outros.

 

"Hoje se faz urgente pensarmos a arte e a produção simbólica como elementos estratégicos, para criar laços de solidariedade entre movimentos e desenvolver novas linguagens, além de enfrentar os bem articulados movimentos ultraconservadores que não cessam de nos atacar. Atingir novas audiências e conversar fora da bolha é mais urgente do que nunca e a arte tem essa força", diz Natalia Mallo, diretora artística do Risco Festival.

 

Direção artística:

Natalia Mallo é uma artista, curadora e consultora com 25 anos de experiência em artes, cultura, educação e consultoria. Com uma formação multidisciplinar que inclui Gestão e Diplomacia Cultural, artes visuais, música, artes cênicas, curadoria, psicanálise, comunicação não violenta, acessibilidade e estudos queer e de gênero, Natalia tem se dedicado intensamente a projetos que utilizam a cultura e o intercâmbio como estratégia de fortalecimento de comunidades e mudança cultural em ambientes institucionais e corporativos. Atualmente, coordena a programação do Cultura Inglesa Festival (evento que atrai 40 mil pessoas por ano em São Paulo), é diretora artística do Risco Festival e coordena o coletivo internacional de artes queer KUIR.ORG. Paralelamente, atua como consultora transversal de Diversidade, Equidade e Inclusão e desenvolve projetos de capacitação e geração de renda para a comunidade LGBTQIA+.

 

Confira abaixo a programação completa:

 

CORPO, SUA AUTOBIOGRAFIA + DEEJAY GISA GABRIEL

"CORPO, SUA AUTOBIOGRAFIA" - Filme 2020 - 41 min - Renata Carvalho

Apresentado em vídeo por Renata Carvalho + Conversa com a co-diretora Cibele Appes

Renata "veste-se" com seu próprio corpo para narrar a historicidade de sua corporeidade, alimentando-se de sua "transcestralidade". O documentário é o resultado da pesquisa do espetáculo Manifesto Transpofágico.

 

Após a exibição do filme - Deejay Gisa Gabriel: Ícone queer da cena cultural paulistana desde os anos 80, Gisa produziu grandes eventos durante décadas e, mais recentemente, foi diretora artística do Theatro Municipal. Ela também é DJ irresistível misturando electro, punk rock, new wave, disco dos anos 80 e hip hop.

 

Quando: 26 de Setembro de 2023, terça- feira.

Horário: 20h

Onde: Casa Coração, Rua Martinico Prado 302 - Santa Cecília - São Paulo.

Entrada gratuita (sujeito a lotação da casa).

Mais informações: www.riscofestival.me e @casacoração

Classificação: 18 anos.

Redes: @riscofestival @renatacarvalhooficial @cibeleappes @gisagabriel

 

SOY / SOU - EXPOSIÇÃO + DJ TRANSVEGANA

SOY / SOU EXPOSIÇÃO - design jornalismo com Curadoria de Liliana Viola (ARG)

A única publicação no mundo escrita por e para uma população QUEER, distribuída GRATUITAMENTE em um jornal diário nacional. SOY: bomba sexual, irreverente, política, reflexiva e ativista - com um toque de jornalismo filosófico e pós-pornô.

 

Após visita performática à exposição - DJ Transvegana: DJ, produtora e designer de moda, Michelle Mauss (Transvegana) é uma figura rara no exigente underground brasileiro. Coloque-a em frente a qualquer pista de dança, a qualquer momento, e você verá uma narrativa poderosa de house, trance, acid, dark disco e outros vértices sonoros.

 

Quando: 27 de Setembro de 2023, quarta- feira.

Horário: Abertura da casa 19h, tour performativo às 20h.

Onde: Casa Coração, Rua Martinico Prado 302 - Santa Cecília - São Paulo.

Entrada gratuita (sujeito a lotação da casa).

Mais informações: www.riscofestival.me e @casacoração

Classificação: 18 anos.

Redes: @riscofestival @lilianaviola @transvegana

 

SHE HE ME / ELA ELE EU + SHOW AYÔ TUPINAMBA

SHE HE ME / ELA ELE EU - Leitura encenada + conversa com autor Raphael Khouri

She, He, Me (2019) é o primeiro texto teatral trans árabe, escrito pelo dramaturgo jordaniano/alemão Raphael Khouri. Trechos da peça serão lidos em português (com tradução de Vana Medeiros) com um elenco brasileiro e participação do ator Leo Moreira Sá. Em seguida, haverá uma conversa com o artista.

 

AYÔ TUPINAMBA - SHOW

Ayô é travesti, negra, gorda e periférica. Formada em Canto Popular e estudante de Regência, sua voz grave e hipnotizante apresenta uma pluralidade artística em que o canto dialoga com o teatro e a literatura. Canto pra Sobreviver é uma celebração da vida das pessoas trans, em que a artista revisita, em formato de show, sua própria história, seu corpo, suas emoções e seus afetos.

 

Quando: 28 de Setembro de 2023, quinta feira.

Horário: às 19h, peça e às 21h, show.

Onde: Casa Coração, Rua Martinico Prado 302 - Santa Cecília - São Paulo.

Entrada gratuita (sujeito a lotação da casa).

Mais informações: www.riscofestival.me e @casacoração

Classificação: 18 anos.

Redes: @riscofestival @raphael_khouri @ayotupinamba

 

Set 29_ RISCO CABARET - Participação de abertura com Assucena

Participação especial, abertura: ASSUCENA BABY TE AMO

Em participação especial na abertura do Risco Cabaret, Assucena traz trechos do show “Baby, te amo - Tributo à Gal Costa”, show intimista no qual homenageia a artista que mais influenciou sua formação. Assucena apresenta releituras de sucessos como Baby, Tigresa, Vapor Barato, Pérola Negra, Coração Vagabundo, dentre muitos outros.

 

RISCO CABARET

Uma seleção de 15 artistas apresenta números de música, poesia, drag, clown, pole dance, rap e performance, com participação de Indra Haretrava, Natalia Barros, Luciana Paes, Julha Franz, Maravilhosas Corpo de Baile, Saif, Natalia Mallo e outros.

 

Quando: 29 de Setembro de 2023, sexta- feira.

Horário: Show às 20h e cabaré às 21h.

Onde: Casa Coração, Rua Martinico Prado 302 - Santa Cecília - São Paulo.

Entrada gratuita (sujeito a lotação da casa).

Mais informações: www.riscofestival.me e @casacoração

Classificação: 18 anos.

Redes: @riscofestival @assucenaassucena

 

VISITA COMENTADA - Exposição: QUANDO AS LÉSBICAS SE LEVANTAM

"Quando as lésbicas se levantam: a luta e a resistência sapatão na década de 1980". Por meio de pôsteres, cartas, vinis raros e fotos, a exposição conta a história de um dos movimentos mais importantes da comunidade LGBTQIAP+ no Brasil. Nesta visita, Rita Quadros, uma das curadoras da exposição, traz uma perspectiva sobre este marco histórico e o ativismo lésbico no Brasil. Visita comentada com as curadoras Rita Quadros e Daniela Wainer.

 

Quando: 30 de Setembro de 2023, sábado.

Horário: 15h às 16h.

Onde: Museu da Diversidade Sexual - Av. São Luís, 130 - República - São Paulo.

Entrada gratuita (sujeito a lotação)

Mais informações e link de incrições: www.riscofestival.me

Classificação: 18 anos.

Redes: @riscofestival @museudadiversidadesexual

 

FESTA ALICATE - SUNSET

Festa de encerramento RISCO Festival

Com figuras icônicas da cena cultural de São Paulo nas pickups - incluindo o filósofo e multiartista Ali Prando, a cantora e compositora Filipe Catto, o produtor Gustavo Koch e o diretor de arte Alma Negrot - a Alicate é uma festa queer, com música queer para pessoas queer.

 

Quando: 30 de Setembro de 2023, sábado.

Horário: 17h

Onde: Av. Vieira de Carvalho, 192 Apto 111 - República- São Paulo.

Entrada gratuita (Sujeito a lotação)

Mais informações e ingressos: www.riscofestival.me e @riscofestival

Classificação: 18 anos.

Redes: @riscofestival

 

Para as redes: Artistas de cada evento específico +

@riscofestival @corporastreado @casacoracao @canal_aberto @natmallo @outburstarts @indraharetrava @natbueno @lola.m.silva @revistaazmina @expressoperiferico @ilgaworld @feministforeignpolicy

 

Ficha Técnica

Apresentado por Nuance Cultural

Produzido por Corpo Rastreado

Espaço Parceiro: Casa Coração

Apoio de: Nebula Fund, ILGA World, Outburst Arts, CFFP (Center for Feminist Foreign policy)

Apoio de programação: Museu da Diversidade Sexual - Governo do Estado de São Paulo

Parcerias de mídia: AzMina e Expresso Periférico

 

Informações para a imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Há 30 anos divulgando cultura


Comentários