“Descobrir-se negra em roda”
Encontro para celebrar a literatura, as histórias e experiências de mulheres negras
No dia 8 de agosto, o Sesc Consolação recebe Bianca Santana para lançamento do livro: “Quando me descobri negra”, seguido de roda de conversa com a psicanalista Maria Lúcia da Silva, e sessão de autógrafos
No dia 8 de agosto (terça-feira), às 19h30, o Sesc Consolação recebe a escritora Bianca Santana para um encontro especial, que marca o lançamento da nova edição do seu livro "Quando me descobri Negra", publicado pela Editora Fósforo, em junho deste ano.
Durante o evento, Bianca Santana fará uma breve apresentação sobre sua trajetória como escritora e abordará os principais aspectos do livro, compartilhando um pouco da sua história pessoal. Além disso, a autora trará reflexões sobre a importância da representatividade, as lutas e conquistas históricas das mulheres negras, bem como as questões que permeiam a vida dessas mulheres na sociedade atual.
Após a apresentação, Bianca conduzirá uma roda de conversa “Descobrir-se Negra em Roda”, ao lado de Maria Lúcia da Silva, psicanalista e co-fundadora do Instituto AMMA. Neste espaço aberto, mulheres negras terão a oportunidade de compartilhar suas próprias experiências, histórias e reflexões relacionadas aos temas abordados no livro. A escuta ativa e a empatia serão valorizadas, criando um ambiente acolhedor.
Após o encontro, haverá uma sessão de autógrafos com Bianca Santana, que estará disponível para autografar exemplares do livro e conversar com o público.
A entrada é gratuita e aberta ao público.
Sobre o Livro:
"Quando me Descobri Negra" é uma obra que transcende fronteiras e toca o coração de seus leitores. A autora, Bianca Santana, em sua narrativa envolvente e poderosa, compartilha suas vivências e reflexões sobre identidade, pertencimento e empoderamento como mulher negra na sociedade. A primeira edição do livro foi um sucesso de crítica e público, e a nova edição apresenta conteúdo adicional, aprofundando ainda mais as discussões sobre as transformações ocorridas desde sua publicação inicial.
Usar um turbante com cores vibrantes pela primeira vez, sentir o vento balançar os cabelos sem o peso dos produtos químicos, reconhecer nos filhos os traços da ancestralidade. Esses são alguns dos temas que Bianca Santana expurga em busca do encontro com sua negritude nesta nova edição, revista e ampliada, de “Quando me descobri negra”. A autora traz à tona sua trajetória de autorreconhecimento e aceitação. Mesclando trechos autobiográficos à história recente do país com pinceladas de ficção, Santana narra sua passagem por um processo complexo de letramento racial, aceitação do corpo e reconhecimento familiar.
Com textos curtos e um olhar acurado, “Quando me descobri negra” é um verdadeiro marco no processo de diversos avanços que o movimento negro vem conquistando.
Sobre a Autora:
Bianca Santana é escritora, jornalista e ativista brasileira. Doutora em ciência da informação e mestra em educação pela Universidade de São Paulo. Diretora executiva da Casa Sueli Carneiro, que compõe a Coalizão Negra por Direitos. Também é comentarista do Jornal da Cultura e autora de “Arruda e guiné: resistência negra no Brasil contemporâneo” (Fósforo, 2022) e “Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro” (Companhia das Letras, 2021). Sua obra "Quando me Descobri Negra" tem sido reconhecida por sua relevância e impacto na sociedade, ampliando as discussões sobre questões raciais e de gênero.
Sobre a convidada
Maria Lúcia da Silva é psicóloga e psicanalista. Cofundadora e integrante do AMMA Psique e Negritude: Pesquisa, Formação e Referência em Relações Raciais e da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) – ANPSINEP. Fellow da Ashoka – Empreendimento Social.
Sobre a Editora:
A Editora Fósforo é uma editora comprometida em promover a diversidade de vozes e histórias, acreditando no poder da literatura para transformar vidas.
Serviço
Lançamento de livro com roda de conversa
“Descobrir-se negra em roda”
Com Bianca Santana
Data: 8 de agosto de 2023, terça, às 19h30.
Local: Sala de Leitura (3º andar) – Sesc Consolação
Classificação: 14 anos
Grátis
Imagens para divulgação: link
Sesc Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245, São Paulo – SP
Metrô Higienópolis-Mackenzie
Telefone: (11) 3234 3000
Facebook, Twitter e Instagram: /sescconsolacao
Site: Sesc Consolação
Horário de funcionamento
Terça a sexta, das 10h às 21h30
Sábados, das 10h às 20h
Domingos e feriados, das 10h às 18h
Comentários
Postar um comentário