Inscrições prorrogadas para a 3ª Bienal Black



 Artistas de todo o Brasil podem se inscrever até 30 de agosto de 2023 com trabalhos para a 3ª Bienal Black. O evento terá sua sede na cidade do Rio de Janeiro em 2024. Experimentando pela primeira vez uma curadoria colaborativa internacional, esta edição busca no tema Fluxos (in) Fluxo: Transitoriedade, Migração e Memória trazer para a arte à discussão global sobre fluxos migratórios que consequentemente desaguam na memória e no senso de pertencimento. A 3BienalBlack tem curadoria geral da museóloga Patrícia Brito. O registro pode ser feito na plataforma Sympla pelo valor de R$ 35,00.

As inscrições acontecem para artistas, curadores, pesquisadores, artivistas, entre outros, de todo o Brasil e estrangeiros. Incentiva-se prioritariamente a inscrição de mulheres para o equilíbrio de gênero. Com um recorte decolonial, o evento busca ressignificar as narrativas tradicionais e enfatizar o protagonismo de mulheres e das vozes historicamente silenciadas. Em um contexto global de migração em massa e debates acerca do tema, a exposição buscará compreender como artistas contemporâneos respondem à migração e ao deslocamento de pessoas ao redor do mundo.

A exposição será apresentada em diversos espaços culturais do ‘corredor cultural’ da cidade do Rio e vai contar com uma programação extensa e gratuita ao longo de três meses. Construída a partir de cinco eixos expositivos: Linhas InsurgentesRedes de TransmissãoPráticas Geradoras(RE)imaginando o Cubo Preto e Memórias (trans)locadas, a exposição levará os visitantes por um percurso de dentro para fora, e da percepção física para uma abordagem mais sensorial. 

A primeira Bienal Black foi realizada de novembro de 2019 a março de 2020. Com a temática Mulheres (in) Visíveis, percorreu as três capitais da região sul do Brasil em 12 espaços de artes com o propósito de dar visibilidade para mulheres anônimas, principalmente as mulheres negras em galerias e museus. Ao todo foram apresentadas mais de 320 obras de mais de 160 artistas. Em 2022, a Bienal aconteceu em formato virtual. Sob o tema Cartografia e Hibridismo do Corpo Feminino: Representação Visual e Afetiva, a 2BienalBlack exibiu cerca de 250 obras de mais de 100 artistas negros brasileiros.



Serviço:

3ª Bienal Black - Chamada Aberta 

Inscrição: até 30 de agosto de 2023

Sympla: sympla.com.br/evento/3a-bienal-black/1992890

Taxa de inscrição: R$ 35,00

Regulamento: bienalblack.com.br/edital-3bb

E-mail de Contato: bienalblackart@gmail.com


Redes sociais

Site oficial: bienalblack.com.br | Facebook: /BlackBrazilArt

Instagram: @bienalblackbrazilart | Twitter: @blackbrasilart | YouTube: /BlackBrazilArt


Créditos:

Curadoria geral: Patrícia Brito (Brasil);

Curadoria colaborativa com: Claudia Mandel Katz (Museo de las Mujeres, Costa Rica), Edwin Velázquez (Casa Silvana, Puerto Rico), Vinicius (Momentos World, Alemanha) e Julio Pereyra (Colectivo de Estudios Afrolatinoamericanos, Uruguai);

Apoio: International Association of Women's Museums (IAWM).



Comentários