Cristal lança "Kawo", single que representa novo momento artístico, e anuncia seu primeiro álbum "Epifania"

 Cristal lança "Kawo", single que representa novo momento artístico, e anuncia seu primeiro álbum "Epifania"




PRE-SAVE/ OUÇA AQUI


Cristal Rocha começou a carreira artística em 2017 como poetisa e se apresentou nos slams de Porto Alegre, sua cidade natal. Dois anos depois, lançou sua primeira faixa "Rude Girl" e, em seguida, "Ashley Banks", single que chamou atenção da cena e abriu portas para a artista participar da faixa "Deus Dará" do álbum "Histórias da Minha Área" de 2020 do gigante Djonga.

Influenciada não só pelo Rap mas também pela música popular brasileira,  Cristal lançou seu primeiro EP intitulado "Quartzo" com produção do seu parceiro artístico e primo MDN Beatz em 2021. Nos anos seguintes, a porto-alegrense lançou singles de destaque como "Hino Delas" com MC Luanna, "Tukikis", e as recém lançadas "Forasteiro", com participação da lenda do reggae Paulo Dionísio, a lovesong "Posse" e "Tava Escrito" com Yasmim Lima, outro jovem talento da cena. Além disso, em comemoração dos 50 anos do hip-hop, Cristal lançou "Meu Guia". A faixa produzida por Duda Raupp, chegou às plataformas dia 18/07 e é uma composição da artista em homenagem ao movimento cultural.

A boa recepção do público aos últimos lançamentos da artista fizeram da Cristal um dos jovens talentos mais respeitados desse cenário.  Entretanto, o ímpeto natural dos ouvintes de criar expectativas sobre os caminhos criativos dos artistas pode afetar a sonoridade de suas obras e é justamente do choque entre o que se espera da artista e sua própria vontade nasceu "Kawo". 

O novo single é um convite ao seu psicológico durante a busca pela sonoridade desejada por Cristal. Na primeira metade da composição, ela relata incertezas como no verso:


" Na corda bamba sobre um mar pedras

Eu tô seguindo como se eu andasse em linha reta 

Mas quando eu me jogar, ou sequer deslizar 

Esse é o meu começo ou fim?

Eu nunca aprendi a nadar"

Já na segunda metade da faixa, a compositora responde às questões levantadas na primeira. Nesse sentido, Xangô foi seu guia para encontrar um caminho justo consigo.

"Eu não quero mais ser perfeita, eu quero ser só eu

Eu quero fazer o que eu posso, sem que digam ''amém'' 

Eu me livrei do meu rancor mas não vou ser passiva 

Eu vou plantar o meu amor onde eu sinto que cresce 

Não vou deixar no meu quintal criar ervas daninhas 

Melhor guardar suas mentiras que o machado desce"


A produção de "Kawo" foi feita por 808 Luke e, de acordo com a própria artista, o produtor foi capaz de captar e transmitir toda a complexidade e profundidade da faixa que reflete o amadurecimento e novo momento musical da Cristal. A artista se prepara para lançar seu primeiro álbum "Epifania" ainda em 2023 e "Kawo" pode ser interpretada como uma amostra do que está por vir.

O single estará disponível em todas as plataformas de streaming de áudio a partir do dia 25/08. Já o videoclipe oficial, será lançado no dia 01/09 no canal da artista em parceria com a Agência Eyxo.

"Kawo" terá uma versão estendida, com participações dos integrantes do projeto "Manda a Real" - iniciativa que tem como objetivo final aproximar os alunos da Escola Estadual Santos Dumont, de Porto Alegre, do universo audiovisual - que será exibida no cinema da cidade para convidados no dia 30/08.

Comentários