13º Prêmio FOCO, realizado pela ArtRio e apresentado
pelo Instituto Cultural Vale, bate recorde de inscrições
Prêmio recebeu 606 inscrições de 25 estados brasileiros,
mostrando a importância e valorização da arte em todo o país
O Prêmio FOCO, realizado pela ArtRio e apresentado pelo Instituto Cultural Vale, recebeu um número recorde de inscrições desde sua criação. Foram 606 projetos, vindos de 25 estados brasileiros. As mulheres dominaram a cena com 60,9% do total de inscrições. Dedicado a novos artistas visuais brasileiros, que tenham até 15 anos de carreira, 33,9% dos candidatos têm entre 25 e 34 anos, e 24,4% têm entre 18 e 24 anos. Como a idade não é um limitador para a inscrição, mas o tempo de experiência, 12,4% dos artistas inscritos têm mais de 55 anos.
O Rio de Janeiro teve o maior número de inscrições (262), seguido por São Paulo (128), e Minas Gerais (50). Na sequência dos estados, importante reforçar a presença de todas as regiões, com inscrições da Bahia (26); Rio Grande do Sul (17); Ceará (12); Espírito Santo, Goiás e Maranhão com 11 inscritos cada; Pernambuco e Pará (09 cada); Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal com 08 inscrições cada; Rio Grande do Norte (05); Mato Grosso (04); com 3 inscrições cada Alagoas, Amazônia, Paraíba, Piauí e Sergipe; Acre e Rondônia com 2 inscrições respectivamente; e Mato Grosso do Sul e Tocantins com 1 projeto cada.
O Prêmio FOCO selecionará em 2023 seis artistas para receberem residências artísticas. As residências parceiras do Prêmio FOCO esse ano são: Instituto Inclusartiz (Rio de Janeiro, RJ); JA. CA (Belo Horizonte, MG); Chão Slz (São Luis, MA); Residência São Jerônimo (Belém, PA); Residência São João (São José do Vale do Rio Preto, RJ); e Irê – arte, praia e pesquisa (Salvador, BA).
Os premiados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente a suas pesquisas durante o período de residência, que poderá ser realizado entre novembro de 2023 e agosto de 2024.
A seleção dos artistas para a premiação será realizada por um Comitê Curatorial com direção de Bernardo Mosqueira.
O Prêmio FOCO é reconhecido pelo mercado de arte brasileiro como o primeiro degrau da jornada de premiações. Essa característica está justamente no direcionamento para artistas com até 15 anos de atuação.
Edições anteriores – Vencedores Prêmio FOCO
2022
Alice Silveira Yura
Andrea Hygino
Edgar Pereira da Silva
Iagor João Barbosa Peres
Lucimélia Romão
Priscila Rooxo
2019
Rafael BQueer
Tiago Sant´Ana
2018
Ana Hupe
Aline Xavier
Paul Setúbal
2017
Cleverson Luis Salvaro
Iris Helena
Ismael Agliardi Monticelli
2016
Ivan Grilo
Jaime Lauriano
Romy Pocztaruk
2015
Beto Schwafaty
Carla Chaim
José Carlos de Mélo
2014
Anna Costa e Silva
Renato Hofner
Ricardo Castro
2013
Lucas Simões
Rafael RG
Alan Fontes
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
São mais de 670 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale
Instagram: artrio_art
Facebook: feiraartrio
#artrio
#artrio2023
#compartilhearte
Comentários
Postar um comentário