Nina Wirtti canta Marlene no Projeto Sesão da Tarde Musical

 

NINA WIRTTI CANTA MARLENE NO PROJETO SESSÃO DA TARDE MUSICAL

É no próximo dia 19, às 16h, no Teatro Prudential

 


Vem aí mais uma edição do projeto Sessão da Tarde Musical, que, mensalmente, promove shows no horário das 16h, no Teatro Prudential. A atração de julho é a cantora, compositora e atriz em musical Nina Wirtti, que apresenta o show em homenagem a Marlene, “a incomparável”, nascida há 100 anos.

 

Nina volta a apresentar o sensacional e versátil repertório de uma das artistas mais emblemáticas do Brasil. Reconhecida por ser a primeira a teatralizar a música brasileira, Marlene também destacou-se como a que “canta e dança diferente”, por seu gestual e suas movimentações cênicas originais.

 

A novidade nesta apresentação do dia 19 de julho, é que Nina usará um traje que pertenceu a Marlene, graças ao pesquisador César Sepúlveda, presidente da Associação Marlenista, que cuida da memória e do acervo da inesquecível Rainha do Rádio. Hoje com 78 anos, Sepúlveda acompanhou a carreira de Marlene desde que tinha 12 anos, quando passou a frequentar o auditório da Rádio Nacional.

 

Nina Wirtti iniciou as comemorações do centenário de Marlene com o lançamento do single e videoclipe da música “Catedral do inferno” (Cartola e Hermínio Bello de carvalho) – regravação moderna com direção musical de Guto Wirtti para a obra emblemática da carreira de Marlene, nos anos 1970, que compõe o novo álbum de Nina (2023).

 

Com roteiro assinado pela intérprete, direção de movimento e coreografia do ator e dramaturgo Hugo Germano e direção musical de Luiz Flávio Alcofra, o espetáculo traz um repertório que privilegia todas as fases da carreira de Marlene com teatralidade. As músicas são entremeadas por textos extraídos de entrevistas dadas por ela à imprensa, além de fatos biográficos tocantes e tom poético.

 

O espetáculo

 

Cantora, atriz, e fundamentalmente uma grande personalidade que percorreu diferentes movimentos estéticos, Marlene (nascida Vitória Bonaiutti, em São Paulo), ainda jovem radicou-se no Rio, se tornado uma das maiores estrelas da MPB de todos os tempos. Com espírito vanguardista e ousadia, ela acompanhou o desenrolar dos tempos, gravando diferentes gerações de compositores ao longo de mais de 70 anos de carreira: de Dolores Duran, Cartola, Monsueto a Gonzaguinha, Caetano Veloso, João Bosco e Cazuza.

 

Além de rainha do Rádio, dos grandes musicais em cassinos e teatros e da atuação no cinema, teatro e televisão, Marlene foi a intérprete que lançou canções como “Qui nem jiló” em 1943 - clássico do repertório de Luiz Gonzaga, a segunda mulher a interpretar um samba enredo na Avenida (Império Serrano, 1972) - depois de Elza Soares, e foi convidada por Edith Piaf realizando temporadas no Olimpya de Paris.

 

Será merecidamente relembrada e revisitada neste projeto minimalista e surpreendente. No palco ao lado da intérprete, dois músicos expoentes do Rio de Janeiro em arranjos originais: Marcus Thadeu (percussões), Joana Luiz Flavio Alcofra (violão, arranjos).

 

Por sua enorme personalidade artística, Marlene merece ser lembrada e apresentada às novas gerações, inesquecível na cultura do país, e por seus eternos fã-clubes “marlenistas”.

 

Sobre o projeto Sessão da Tarde Musical

 

Idealizado e produzido por Flávio Loureiro, o projeto Sessão da Tarde Musical começou em junho, com show da cantora Jane Duboc, e seguirá até dezembro. Em agosto, a atração será uma homenagem a Dick Farney com o cantor Zé Luiz Mazziotti e o pianista Itamar Assiere.

 

A proposta é oferecer shows de qualidade num horário mais acessível para o público da terceira idade, público que o produtor Flávio Loureiro conhece bem graças a outros projetos promovidos por ele, como o Quartas Brasileiras, que ocupou, durante anos, o Centro Cutural João Nogueira – Imperator nos horários de matinê.

 

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Nina Wirtti

Direção musical: Luiz Flávio Alcofra

Direção de movimento e coreografias: Hugo Germano

Iluminação: Aurelio Oliosi

Figurino: Fernando Vianna

Músicos: Luiz Flávio Alcofra (violão) e Marcus Thadeu (percussões)

 

Serviço

NINA WIRTTI CANTA MARLENE - PROJETO SESÃO DA TARDE MUSICAL

Data: dia 19 de julho, às 16h

Local: Teatro Prudential

Endereço: Rua do Russel 804 – Glória

Classificação etária: livre

Ingressos: R$ 90 (inteira) e R$ 45 (meia)

Vendas: Sympla.com.br e bilheteria do teatro

Assessoria de imprensa: Sheila Gomes

Comentários