Exposição interativa sobre envelhecimento chega a última semana
no Museu da República
Programação gratuita inclui instalações sobre mobilidade, acessibilidade, direito à cidade, envelhecimento LGBTQIAPN+ e resgate de memórias
Cidade 60+ em cartaz até 16 de julho - grátis
Em cartaz até 16 de julho no Museu da República, a Exposição Cidade 60+ chega em sua última semana de exibição. A mostra convida o público de todas as idades a vivenciar situações do cotidiano na cidade, além de discutir temas como saúde, preconceito, qualidade de vida e acessibilidade das pessoas com mais de 60 anos.
Para Letícia Araújo, visitante de apenas 22 anos, sua experiência trouxe à tona lembranças vividas com sua mãe: “Os primeiros cheiros lembraram chás. O do meio me lembrou Vick, que minha mãe passava em mim quando era criança e dizia que estava doente para não ir à escola”. Durante a experiência sensorial, Marta Jordão, 68 acrescenta “É muito bom recordar diversos momentos”.
Além de reviver, os visitantes podem experienciar situações do cotidiano por meio de vídeos, jogos e intervenções artísticas. “Estou encantada que a exposição se preocupou em retratar um pouquinho a nossa qualidade de vida. A qualidade de vida que esperamos para chegar aos 102, 103 anos.”, reforça Lúcia Aparecida durante sua visita.
O acervo reúne ainda intervenções artísticas como fotografias documentais de Claudia Ferreira, um curta-metragem imersivo de Andressa Núbia, uma videoinstalação de Leonardo Martins, o yarnbombing ou bombardeio de fios da artesã Luiza Andreia, lambes de Alberto Pereira e a série “LGBT+60: Corpos que Resistem”, idealizada pelo jornalista Yuri Fernandes. A mostra conta com audiodescrição e tradução em Libras – a Língua Brasileira de Sinais.
A Exposição Cidade 60+ faz parte de uma plataforma de conteúdos e experiências sobre temas como saúde, preconceito e acessibilidade das pessoas com mais de 60 anos. É possível visitar também a Exposição Virtual Cidade 60+: https://cidade60mais.com.br/. Com idealização da Festum e coorealização da Folguedo, a exposição tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura e patrocínio da Sotreq.
Sobre o Museu da República
O Palácio do Catete, que abriga atualmente o Museu da República, é um prédio histórico localizado na cidade do Rio de Janeiro e foi palco de diversos episódios importantes da história. O Museu da República busca contribuir para o desenvolvimento sociocultural do país por intermédio de suas ambientações, exposições temporárias e de longa duração, eventos culturais, ações de preservação, pesquisa e comunicação do patrimônio cultural republicano que conserva. O seu compromisso é com a universalização democrática do acesso aos seus acervos, o respeito à diversidade e a construção da cidadania.
museudarepublica.museus.gov.
Sobre a Folguedo
Desde 2005 atua com educação, cultura, arte e ciência, criando experiências inovadoras e acessíveis que misturam expografia, cenografia, design, tecnologia e conteúdo criativo. Já realizou mais de 60 projetos para exposições, ações, eventos, festivais, museus, marcas, sites, sinalização e humanização de espaços. Atua desde a conceituação até o produto final, em projetos autorais ou em parceria com clientes.
www.folguedo.com.br/ | www.instagram.com/folguedo/
Serviço
Exposição Cidade 60+
Data: De 13 de maio a 16 de julho
Horário: Das 10 às 17h de terça a sexta / das 11 às 17h sábados, domingos e feriados / Fechado às segundas-feiras
Local: Museu da República, Rio de Janeiro
Endereço: Rua do Catete, 153 - Catete, Rio de Janeiro - RJ, 22220-000
Ingressos: entrada gratuita
Agendamento de grupos: Disponível no perfil da Folguedo no Instagram.
Comentários
Postar um comentário