Último concerto (12/06) - CCBB RJ Concerto 60 anos Quinteto Villa Lobos

 



60 ANOS DE MÚSICA BRASILEIRA


Quinteto Villa Lobos apresenta último concerto em comemoração aos seus 60 anos ao lado da pianista Maria Teresa Madeira 


Show “Música de Câmara” acontece no dia 12 de junho no

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro 


Os concertos em comemoração aos 60 anos do Quinteto Villa-Lobos chegam à sua última edição presencial no dia 12 de junho. O evento, que está marcado para às 19h no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, traz a música erudita como destaque desta apresentação. A companhia escolhida é Maria Teresa Madeira, pianista brasileira. 


“O Brasil dispõe de grandes compositores de música de Câmara e, neste espetáculo, pretende-se mostrar essa diversidade, uma pequena ponta do que constitui esse Universo, para suprir o interesse de um público muitas vezes avesso a modismos. Um repertório requintado e sutil, que se comunica com os primórdios da música autenticamente brasileira, cujo Quinteto vem se ocupando ao longo dos seus 60 anos em divulgar, que reflete tanto nuances e temas brasileiros quanto uma linguagem mais universal”, afirmam os organizadores do evento.


O encontro musical poderá também ser assistido no Youtube.com, através do canal da Caseiras Produções. A gravação exclusiva estará disponível no dia 19 de junho, às 19 horas. Os participantes deste encontro poderão interagir através do chat.


Este projeto é contemplado pela Lei Federal de incentivo à Cultura, com patrocínio da Eletrobras Furnas e co-patrocínio da Drilltec. Conta também com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro e tem a realização da Caseiras Produções Culturais.


Repertório:


QUINTETO VILLA –LOBOS:

Ronaldo Miranda – Variações sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros (1981)

Edino Krieger – Serenata A 5


MARIA TERESA MADEIRA ( piano solo):

Heitor Villa-Lobos - Valsa da Dor 

Ernesto Nazareth – Digo

Ernesto Nazareth – Apanhei-te Cavaquinho

Radamés Gnattali - Remexendo (arranjo de Maria

Teresa)


Quinteto Villa-Lobos e Maria Teresa Madeira: 

Radamés Gnattali - Sonatina A 6

Allegro Moderato

Saudoso

Ritmado


Mais sobre o Quinteto Villa-Lobos


O Quinteto Villa-Lobos foi criado com a proposta de divulgar a Música brasileira, especialmente de câmara. Com 60 anos de existência, o grupo é de extrema relevância sociocultural e histórica para a música brasileira instrumental e já se apresentou em diversas salas de concerto, além de festivais no Brasil e no exterior.






Sobre Maria Teresa Madeira


Desde o início, a intensa e multifacetada carreira musical de Maria Teresa Madeira encontra-se marcada por experiências importantes, seja no campo artístico, seja no campo acadêmico. Entre sua formação como Bacharel em Piano pela Escola de Música da UFRJ e seu título de Mestre em Música pela Universidade de Iowa, nos EUA, teve a oportunidade de estudar com Anna Carolina Pereira da Silva, Heitor Alimonda, Miguel Proença, Arthur Rowe e Daniel Shapiro, além de Miriam Dauelsberg, Jacques Klein, Sergei Dorensky, Dayse de Luca e Carmen Prazzini, mestres com quem se aperfeiçoou em interpretação.



Sobre o CCBB RJ


Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. 


Em 33 anos de atuação, foram mais de 3 mil projetos oferecidos ao público, e, desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e lojas, serviços com descontos exclusivos para clientes do Banco do Brasil. 


O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017). 



Sobre o Caseiras Produções Culturais 


A proposta da Caseiras Produções Culturais está no próprio nome: a realização de projetos de forma artesanal. Em seus projetos, busca-se especialmente a brasilidade, inovação e atualização de conteúdos relevantes e históricos. Tem como missão difundir as culturas brasileiras e democratizar o acesso a todos os tipos, linguagens e gêneros artísticos.

A Caseiras atua em diversos ramos culturais, principalmente teatro, música e audiovisual e seus projetos sempre contam com forte presença de módulos de formação e oficinas. 


@caseirasproducoes | canal no YouTube | caseirasproducoes.art.br


O Quinteto Villa-Lobos


Rodrigo Herculano - Oboé

Aloysio Fagerlande - Fagote

Paulo Sérgio Santos - Clarineta

Philip Doyle - Trompa

Rubem Schuenck - Flauta


Serviço


Quinteto Villa-Lobos: 60 anos de música brasileira apresenta “A Música de Câmara".

Com Quinteto Villa-Lobos e Maria Teresa Madeira.

data: 12/06/2023

horário: 19h

Classificação indicativa: livre

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Teatro II

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro/ RJ

Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Mais informações em bb.com.br/cultura

Siga o CCBB nas redes sociais:

twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj  


Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)

À venda na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura)

Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada


Comentários