Sesc SP marca presença n´A Feira do Livro 2023 e oferece ações complementares na Unidade Consolação

  Sesc SP marca presença com programação e venda de produtos  

n’A Feira do Livro 2023

 

A segunda edição d’A Feira do Livro acontece durante o feriado de Corpus Christi 

e o Sesc SP participa do evento com atividades e venda de produtos e livros das Edições Sesc 



 

Entre os dias 7 e 11 de junho acontece a segunda edição d’A Feira do Livro, na Praça Charles Miller, em São Paulo. O evento terá a presença de mais de 60 autores, 144 expositores e 94 tendas, reunindo editoras, livrarias e instituições socioculturais. A feira, que é gratuita e combina elementos das feiras de livros de rua com festivais literários, terá dois espaços com atividades para o público: o palco da praça e o auditório Armando Nogueira, localizado no Museu do Futebol.  

 

Sesc São Paulo, que há tempos desenvolve programações voltadas ao incentivo à leitura e à difusão do conhecimento, é apoiador do evento e estará presente n’A Feira do Livro com atividades e venda de livros no estande das Edições Sesc, editora que dialoga com as ações da instituição, publicando um amplo espectro de temas nas áreas de artes e ciências humanas. Além disso, também estarão à venda os produtos do Selo Sesc e da Loja Sesc.  

 

As programações ofertadas pelo Sesc SP acontecem em três espaços: no palco da praça e no auditório Armando Nogueira, onde acontecem os bate-papos com autores; e no estande das Edições Sesc o público encontra oficinas e performances que dialogam com o universo da leitura. Além disso, ações complementares à feira acontecerão no Sesc Consolação nos dias 10 e 11 de junho. 

 

PROGRAMAÇÃO SESC SP N’A FEIRA DO LIVRO 

 

Palco da praça 

 

Bate-papo musical — com Hermínio Bello de Carvalho, Joyce Moreno e mediação de Patricia Palumbo 

Nesta conversa acompanhada de voz e violão, o pesquisador, produtor e cronista Hermínio Bello de Carvalho rememora os artistas com quem trabalhou, tendo a seu lado a cantora Joyce Moreno. Com mediação da jornalista Patricia Palumbo. Dia 08/06, quinta, às 13h30, no palco da praça. 

 

Sobre os participantes: 

Hermínio Bello de Carvalho é compositor, poeta, produtor musical. Colaborou como jornalista e cronista em publicações como O Pasquim, foi diretor adjunto da Divisão de Música Popular Brasileira da Funarte durante 13 anos e membro fundador do Conselho de Música Popular do Museu da Imagem e do Som (MIS). Joyce Moreno é cantora, compositora, arranjadora e instrumentista. Possui uma extensa discografia, com mais de 30 álbuns lançados e cerca de 400 gravações de suas canções por grandes artistas da MPB. Recebeu quatro indicações ao Grammy Latino, foi gravada por artistas estrangeiros e possui canções em trilhas sonoras de filmes internacionais. É autora da obra Fotografei você na minha rolleyflex, um livro de memórias sobre os bastidores da MPB do início de sua carreira. Patricia Palumbo é jornalista especializada em música e rádio com 35 anos de carreira, tem três livros lançados e criou o programa Vozes do Brasil (há 20 anos no ar) e a Rádio Vozes, uma emissora 100% digital. Curadora e consultora musical da TV Cultura e do Itaú Cultural. Ganhou três prêmios APCA. Pelas Edições Sesc publicou a obra Vozes do Brasil: entrevistas reunidas 

 

Auditório Armando Nogueira 

 

De Gama a Rebouças — Bate-papo com Ligia Ferreira e Hebe Mattos 

As historiadoras Ligia Fonseca Ferreira, autora do livro Lições de Resistência, das Edições Sesc e Hebe Mattos evocam em debate o pensamento de Luiz Gama e André Rebouças. Dia 08/06, quinta, às 17h15, no auditório Armando Nogueira. 

Sobre as participantes: 

Hebe Mattos é historiadora e professora, especializada em estudos sobre as relações socioculturais da escravidão na sociedade fluminense do século XIX. Lecionou na Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 1983 e 2017, atualmente é professora titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ligia Fonseca Ferreira é professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui doutorado pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne, com tese sobre a vida e a obra de Luiz Gama. Publicou vários trabalhos inéditos sobre o tema.  É autora de Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro, 1864-1880 (Edições Sesc, 2020).  

Estande Edições Sesc 

Ilustrando: Baptistão 

A partir de seus trabalhos para veículos de comunicação de todo o país, o premiado ilustrador e caricaturista Eduardo Baptistão demonstra seu ofício, conversando sobre as diferentes vertentes e técnicas com as quais trabalha e criando alguns esboços de improviso ao vivo. Dias 07/06 e 08/06, quarta, das 17h às 20h e quinta, das 11h às 13h, no estande das Edições Sesc. 

 

Oficina de marcadores de páginas em origami, com Ateliê Libélula Arte em Papel 

Utilizando folhas de provas gráficas de livros publicados pelas Edições Sesc, a artista-orientadora Liana Yuri Shimabukuro, do Ateliê Libélula, ensina a criar marcadores de páginas em diferentes composições com técnicas de origami. Dia 09/06, sexta, das 11h às 14h, no estande das Edições Sesc. 

 

Performance O Leitor, com Alexandre de Angeli 

Performance sobre a presença do corpo na literatura oral. Dia 09/06, sexta, das 16h às 19h, no estande das Edições Sesc. 

 

Oficina de confecção de marca páginas com estêncil, com JAMAC 

Oficina de estamparia a partir de ilustrações criadas pelo público. Com Jardim Miriam Arte Clube - JAMAC. Dias 10 e 11/06, sábado e domingo, das 11h às 14h, no Estande das Edições Sesc. 

 

Intervenção Bala_Vras, com Daniel Viana 

O público é convidado a sortear de dentro de um baleiro palavras para a criação de um poema ao vivo. Com Daniel Viana. Dias 10 e 11/06, sábado e domingo, das 15h às 18h, no Estande das Edições Sesc. 

 

Vivência ex-libris com carimbos, com Ateliê Libélula Arte em Papel 

Espécie de selo que indica a propriedade do livro, fixado na contracapa ou nas primeiras páginas e geralmente constituído de uma ilustração e uma frase, o termo ex-libris vem do latim e significa, literalmente, "dos livros de" ou "faz parte de meus livros". Nesta vivência, o Ateliê Libélula explica ao público o conceito de ex-libris e o ensina a confeccionar e customizar o seu próprio. Dia 10/06, sábado, das 18h às 21h, no Estande das Edições Sesc. 

 

Performance Entre o sim e o não existe um vão, com Daniela Avelar 

Performance a partir da prática da bibliomancia, adivinhação do futuro realizada pela interpretação da passagem de um livro aberto ao acaso. Com Daniela Avelar. Dia 11/06, domingo, das 18h às 20h, no Estande das Edições Sesc. 

 

Sesc Consolação 

 

Troco um causo por um conto, com Daniel Viana 

O poeta Daniel Viana ocupa os lugares com sua máquina de datilografar para transformar as memórias do público em poemas. O resultado é datilografado em papéis coloridos e entregue ao público participante. Dia 11/06, domingo, das 11h às 13h, no foyer do teatro Anchieta.  

 

Performance Tudo ou nada, com Renan Marcondes 

Dois corpos seguram, cada um, uma das palavras opostas dessa expressão. Alguém segura "tudo" e alguém segura "nada". Não executam nenhuma ação, não decidem nada. Apenas permanecem com essas palavras, feitas de gelo, que derretem lentamente com o calor do ambiente e de seus corpos. Na frente de cada um dos corpos, há uma escultura com a forma vazada da palavra oposta a que estão segurando. Para o corpo que segura nada, tudo. Para o corpo que segura tudo, nada. Aos poucos, parte do líquido que escorre de uma palavra preenche o espaço vazio da escultura, transformando opostos em partes de um mesmo processo. Aquilo que formava tudo preenche o nada, e vice-versa. Dias 10 e 11/06, sábado, das 17h às 20h e domingo, das 15h às 18h, na entrada da unidade. 

 

 

Sesc SP n’A Feira do Livro  

Datas: de 07 a 11 de junho 

Horários: 07/06, das 15h às 21h e demais dias das 10h às 21h. 

Local: Praça Charles Miller, Pacaembu, São Paulo - SP 

Classificação: livre 

Grátis 

 

Sesc Consolação      

Rua Doutor Vila Nova, 245, São Paulo – SP        

Metrô Higienópolis-Mackenzie        

Telefone: (11) 3234 3000        

Facebook, Twitter e Instagram: /sescconsolacao         

Site: sescsp.org.br/sescconsolacao       

 

Horário de funcionamento          

Terça a sexta, das 10h às 21h30          

Sábados, das 10h às 20h       

Domingos e feriados, das 10h às 18h 

 

SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO 

Pautadas pelos conceitos de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento e em diálogo com a programação do Sesc. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Seus títulos estão disponíveis nas Lojas Sesc, na livraria virtual do Portal Sesc São Paulo, nas principais livrarias e em aplicativos como Google Play e Apple Store. 

 

Comentários