Dança - FUNARTE - Cia de Danças de Diadema

  

Funarte recebe espetáculos com

a Companhia de Danças de Diadema

 

Fotos: Silvia Machado | Paulo Cesar lima





A Companhia de Danças de Diadema apresenta-se no Complexo Cultural Funarte SP com dois espetáculos de seu repertório. Nos dias 23 e 24 de junho (sexta e sábado, às 20h) a Sala Renée Gumiel recebe a montagem SCinestesia, de Ana Bottosso.

 

Já no dia 25 de junho (domingo, às 14h), a apresentação é destinada às crianças: Nas Águas do Imaginar, de Ton Carbones e elenco. Ainda no domingo, às 11h, o elenco da Companhia ministra o Whorkshop de Dança para Público Infantil. As atividades do domingo são gratuitas.

 

Intérpretes colaboradores: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Felipe Julio, Flávia Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima e Ton Carbones. 

 

Estas atividades integram o projeto MOVIMENTO 28, da Companhia de Danças de Diadema, contemplado pelo Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança - 2022, que compreende apresentações de dança contemporânea para público adulto e infantil, além de bate-papos, oficinas e workshops. O título do projeto vem da junção dos algarismos 2 + 8, que somam 10 apresentações, e também destaca o 28º aniversário da Companhia de Danças de Diadema, comemorado em 2023. Na circulação estão as seguintes obras: EU por detrás de MIMForça FluidaSCinestesiaNas Águas do Imaginar e Crocodilo Embaixo da Cama.

 

A Companhia de Danças de Diadema tem apoio da Prefeitura do Município de Diadema, Secretaria de Cultura de Diadema e Associação Projeto Brasileiro de Dança.

 

SCinestesia

 

Com direção geral e concepção coreográfica da bailarina e coreógrafa Ana Bottosso, a obra SCinestesia transita pelo universo do surrealismo, associado às possibilidades de integração entre dança contemporânea, teatro, música e artes visuais. Ana também assina a dramaturgia cênica, junto com o ator-performer Matteo Bonfitto, e a montagem conta ainda com participação do músico e compositor Luciano Sallun na criação da trilha sonora.

 

A animação surrealista “Tango”, do polonês Zbigniew Rybczynski, foi a principal inspiração para a Companhia de Danças de Diadema. O título “SCinestesia” surge da exploração dos diferentes significados das palavras sinestesia (mistura de sentidos) e cinestesia (conjunto de sensações que torna possível perceber os movimentos musculares). Materializados nos corpos e na cena, ambos os significados dissolvem as fronteiras entre dentro e fora, objetivo e subjetivo, consciente e inconsciente, incorporando ainda mais o universo surreal buscado. No palco, as possibilidades se multiplicam a cada repetição de hábitos corriqueiros. Eles podem ser parecidos, mas nunca iguais. Como em um processo de causa e efeito, ação e reação tudo pode se modificar a partir da mínima desordem, do inesperado, do acaso da vida.

 

Nas Águas do Imaginar

 

No enredo de Nas Águas do Imaginar, uma criança é surpreendida, na hora de dormir, por seres fantásticos que surgem no quarto, instigando sua imaginação. Ávida pela diversão, ela se arma de coragem e muita criatividade para embarcar em uma viagem ao mundo do imaginar. A viagem começa quando a criança se ajeita para dormir. As roupas jogadas pelo quarto vão ganhando vida. Como se estivesse sonhando ela sai da cama, os objetos do quarto se transformam e a aventura começa. Surgem Piratas engraçados e atrapalhados; uma Polvo aparece junto com agitadas criaturas Siamesas; um Caçador e uma Sapa planejam roubar a imaginação da criança com a ajuda de seres misteriosos, deslizantes e muito suspeitos; no fundo do mar, um navio é comandado pela capitã Polvo e seus Piratas. Enquanto a criança se diverte com brinquedos que ganham vida, transformações mágicas, amigos imaginários e personagens que emitem sons curiosos, o caçador coloca em prática o plano de roubar sua imaginação, mas ele não contava com a astúcia das Siamesas que mostram que a imaginação não pode ser roubada.

 

Inicialmente branco, o cenário de Nas Águas do Imaginar vai ganhando cores e vida à medida que se desenrola a divertida viagem. Almofadas transformam-se em estrelas e voam. A cama se desdobra (carrinho de mão, skates, bancos e coral no fundo do mar); o lençol traz a noite, vira mar, barco e qualquer outro lugar. Os figurinos têm cores vibrantes e combinações divertidas como se as personagens fossem de um desenho animado, explorando as possibilidades de imaginação dos pequenos. E dos grandinhos também.




 

Serviço

 

Companhia de Danças de Diadema

 

Espetáculo: SCinestesia
23 e 24 de junho - Sexta e sábado, às 20h

Ingressos: R$ 10,00 (inteira). Duração: 60 min. Classificação: 12 anos.

 

Workshop:  Workshop para Público Infantil

25 de junho. Domingo, das 11h às 12h30

Gratuito. Indicado para crianças de 6 a 12 anos.

 

Espetáculo infantil: Nas Águas do Imaginar

25 de junho. Domingo, às 14h

Gratuito. Duração: 60 min. Classificação: Livre.

 

Complexo Cultural Funarte SP

Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos. São Paulo/SP.

Sala Renée Gumiel. Tel: (11) 3662-5177.

 

ciadedancas.apbd.org.br | YouTube: @CiadeDancasdeDiadema

Facebook: @companhiadedancas | Instagram: @ciadedancasdiadema

WhatsApp: (11) 99992-7799 e (11) 99883-8276.

 

 

Comentários