O espetáculo de breaking é inspirado pela cultura Hip Hop e as vivências de seus integrantes enquanto pessoas que vivem na periferia de São Paulo, mais necessariamente no bairro de Perus, Zona Noroeste.
Coletivo Noroest apresenta “Vértebras Quebradas” em Perus, na Zona Noroeste de São Paulo
No dia 14 de junho de 2023 (quarta-feira), às 10h e 14h, o Coletivo Noroest realiza duas apresentações gratuitas do espetáculo “Vértebras Quebradas”, na Biblioteca Padre José Anchieta, que fica na Rua Antônio Maia, 651 - Perus, Zona Noroeste de São Paulo.
A ação faz parte do projeto “Autonomia Periférica” contemplado na 19º edição do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais da SMC - Modalidade 2 (@programavai).
“Vértebras Quebradas” é um espetáculo pautado pela cultura Hip Hop e as vivências de seus integrantes enquanto pessoas que vivem na periferia de São Paulo, mais necessariamente no bairro de Perus, Zona Noroeste.
Para Igor Souza, diretor artístico do espetáculo, durante a encenação a intenção é trazer à tona as questões que atravessam o Coletivo, além de evidenciar mecanismos de fuga que alimentam corpos de periféricos a seguirem firmes.
“Queremos mostrar a potência desta coluna vertebral periférica. Corpos que buscam existir, resistindo. Entendendo que o caminho é se conectar para não se quebrar e sim quebrar correntes negativas. Se manter ligado ao que realmente sustenta nossas vidas. De um jeito ou de outro, aprendemos a nos virar. Somos corpos em constante adaptação e transformação”, comenta Igor.
“Vértebras Quebradas” surgiu com as vivências do coletivo a partir de uma perspectiva cultural periférica sobre o Hip Hop, movimento que vem transformando diversas ‘quebradas’ Brasil afora.
Um processo de criação intenso que contou com a promoção de um circuito de formação e difusão cultural, que contribuiu diretamente com o desenvolvimento social das comunidades participantes. Territórios carentes de equipamentos culturais em sua grande maioria, que receberam vivências com o propósito de instigar seus moradores a uma nova perspectiva de viver, pensar e agir, tendo a ideologia Hip Hop como base para a produção de conhecimento e compartilhamentos práticos e teóricos.
O Coletivo Noroest desenvolve ações artísticas através do Hip-Hop desde 2015. Surgiu como Crew de Breaking Noroest Gang e atualmente é composto por integrantes do bairro periférico de Perus, Zona Noroeste de São Paulo, região que concentra um dos piores índices socioeconômicos da capital.
A partir desta realidade, o grupo acredita que, através do Hip-Hop, é possível conscientizar, humanizar e instruir, potencializando valores sociais e refinando intelectualmente cada pessoa, por se tratar de uma arte genuína, fonte de produção de novos saberes e novas visões de mundo.
Em 2015, foi criado o evento ‘’Quebrada Viva Battle’’ e em 2016 e 2019, o coletivo foi contemplado pelo programa VAI modalidade 1, levando eventos em formato de Jams, com workshops, exposição de graffiti, bate-papo e batalhas de breaking, para praças e pontos de cultura como: Comunidade Cultural Quilombaque Perus, Casa de Hip-Hop Perus, Ocupação Artística Canhoba - Cine Teatro Pandora.
O grupo também foi contemplado em 2022 com o projeto “Coletivo Noroest – quebrada viva” contemplado no Edital Proac 34/2020 - Manutenção de corpos artísticos estáveis em favelas e comunidades, com o qual realizou a estreia do espetáculo "Vértebras Quebradas”.
Informações: www.facebook.com/
Ficha Técnica: Direção artística/Intérprete Criador: Igor Souza | Intérpretes Criadores: Edvan Silva, Elias Soares, Laura Berteli, Sthefe Julie, Bruce Cardoso | Figurino: Coletivo Noroest | Sonoplasta: DJ Insano | Fotos e Designer Gráfico: Lusca | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Produção: Junior Cecon
SERVIÇO: Espetáculo “Vértebras Quebradas”
Com Coletivo Noroest
Sinopse: O espetáculo tem como base o breaking, circo, teatro, poesia e a música. A obra busca evidenciar a anatomia periférica de corpos em constante resistência e adaptação, em terrenos repletos de instabilidades, e que a todo o momento são atravessados por diversas questões sociais.
Duração: 40 minutos.
Classificação Livre - Grátis
Quando: 14 de junho de 2023 (quarta-feira) - Horário: 10h e 14h
Onde: Biblioteca Padre José Anchieta - Endereço: R. Antônio Maia, 651 - Perus - Zona Noroeste de São Paulo
Comentários
Postar um comentário