Projeto Polos Hub promove iniciativa educacional para alunos de Colégio Estadual construído por ordem de Dom Pedro II
Estudantes de escola localizada no Largo do Machado recebe curso ‘Pop+Tech: Desmistificando Novas Tecnologias da Comunicação’ a partir de 6 de junho
6 de junho a 4 de julho
Rio de Janeiro, Junho de 2023 – O projeto Polos Hub, programa de intercâmbio museológico e qualificação de profissionais de museus e instituições culturais, lança curso ‘Pop+Tech: Desmistificando Novas Tecnologias da Comunicação’. A iniciativa formativa é voltada para vinte alunos do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, localizado no Largo do Machado, Zona Sul do Rio.
O curso, ministrado pelo Mestre em Letras, roteirista e diretor de cinema Dodô Azevedo, terá início em 6 de junho, todas as terças-feiras, das 13h30 às 15h, até 4 de julho, no Musehum, localizado no Futuros - Arte e Tecnologia. Os alunos vão aprender a história da tecnologia da comunicação desde os primórdios até as big techs em aulas dinâmicas e práticas.
"Hoje, todos têm um excesso de fascínio e de medo das novas tecnologias. Nosso curso irá co-desconstruir isso com a geração que nasceu já no mundo de internet e celulares.", afirma Dodô Azevedo, com a proposta final de elaborar uma instalação audiovisual cujo áudio será criado pelos próprios alunos.
Para o time do Polos Hub, a conexão entre instituições é fundamental para o trabalho, especialmente com o público escolar. “O curso desenvolvido por Dodô Azevedo para o Colégio Estadual Amaro Cavalcanti marca mais uma ação formativa que pudemos promover. A escolha da escola não foi à toa, ela é nossa "vizinha", se encontra a uma curta distância do Musehum, museu onde as atividades educativas presenciais do Polos Hub se concentra”, afirma Rafaela Zanete, Gestora Cultural e Coordenadora do projeto Polos Hub.
“Fortalecer os laços com nossa comunidade, reforçando a importância da troca e descoberta através da cultura é o que nos moveu para concretizar o curso elaborado por Dodô”, acrescenta.
O Projeto Polos Hub é uma iniciativa do Futuros - Arte e Tecnologia e da Coeficiente Artístico com ações e atividades de capacitação cultural prevista até o fim de 2023.
Mais sobre Dodô Azevedo
Dodô Azevedo, 52, é carioca, Mestre em Letras pela PUC-Rio, professor de Filosofia, roteirista e diretor de cinema, com trabalhos para a TV Globo e Netflix, com longa vencedor do Festival de Cinema da Suécia em 2012, e autor de 5 romances, incluindo “Fé a Estrada” (Editora Leya), em que conta sua experiência refazendo a rota de On The Road, de Jack Kerouac. O livro foi considerado um dos 20 mais importantes romances em língua portuguesa do século XXI em votação da Revista Bula. Foi colunista de cultura do Jornal do Brasil, O Globo, portal G1 e atualmente escreve semanalmente na Folha de S. Paulo e no site UOL.
https://www.instagram.com/
Sobre o Polos Hub
O Polos Hub é um projeto de intercâmbio e de qualificação de profissionais de museus e instituições culturais do estado do Rio de Janeiro. Baseado no Museu das Comunicações e Humanidades - MUSEHUM, localizado no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio, o projeto reúne especialistas para compartilhar saberes e atividades com outros cinco museus selecionados em dezembro de 2022: o Museu Histórico da Cidade, o Museu Histórico de Campos, o Museu Casa Santos Drumont, a Casa Museu Scliar e a Casa Cultural de Paraty. O programa proporcionará aos cinco museus polos um período de assessoramento técnico, compartilhamento de ideias, construções colaborativas e práticas culturais em seus respectivos pólos.
“Os museus e casas POLO convidados estão localizados em diversas regiões do território fluminense, evidenciando a abrangência que buscamos com o projeto, de forma mais ampliada e descentralizada. Os museus de forma geral vivenciam questões e desafios em comum, independente de sua tipologia, tamanho ou estrutura, porém necessitam ter um olhar ainda mais alinhado à realidade de seus territórios e suas práticas para o aprofundamento e promoção de melhorias e uma maior integração de suas atividades com seus públicos e profissionais e reverberação com seus territórios, disse Rafaela Zanete, idealizadora e coordenadora do projeto.
Durante o ciclo, também são ofertados cursos à distância em plataforma de ensino remoto, distribuídos em módulos e fóruns de discussão; workshops online, em formato de videoaulas com conteúdo acessível em Libras e audiodescrição e legendas. De autoria da Coeficiente Artístico em correalização com o Oi Futuro e Musehum, o projeto tem o patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de incentivo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
https://www.instagram.com/
Ementa
Aula 1: Do Homem das Cavernas às Big Techs. 100 mil anos atrás A História da tecnologia da comunicação. Como a humanidade foi desenvolvendo tecnologias de comunicação. Quais são os marcos dessa história, até o século XIX, e o salto do século XIX ao século XXI. Abertura de um grupo de WhatsApp com a turma, o professor e os monitores. Total de 90 minutos. Durante a semana, os alunos devem elaborar o conteúdo da aula e enviar um áudio de 10 minutos para o grupo de WhatsApp da turma registrando suas conclusões da aula. Para esse exercício semanal, calcula-se que o aluno deverá usar 2 horas para executar o exercício.
Aula 2: O mundo no bolso. A revolução do celular. Um mundo aberto dentro dele. E a revolução de pela primeira vez o consumidor poder escolher que informação quer consumir. O fim do perigo de uma história única. Como lidar com a responsabilidade de consumir conteúdos. Curadoria de conteúdos. Total de 90 minutos. Durante a semana, os alunos devem elaborar o conteúdo da aula e enviar um áudio de 10 minutos para o grupo de WhatsApp da turma registrando suas conclusões da aula. Para esse exercício semanal, calcula-se que o aluno deverá usar 2 horas para executar o exercício.
Aula 3: A tecnologia como instrumento de libertação de visões monoculturais. Novos sites nos dão notícias de outros pontos de vistas que não os eurocêntricos. Um passeio pelos grandes sites produzidos por jornalistas negros, por indígenas, por pessoas trans. Após a aula, durante a semana, os alunos enviam um áudio registrando suas conclusões da aula. Conhecendo coletivos por Instagram. O professor e a turma vão compartilhar em sala suas descobertas por coletivos. Há um Brasil ativo, potente, que só aparece se prestarmos atenção em, por exemplo, perfis de Instagram. Total de 90 minutos. Durante a semana, os alunos devem elaborar o conteúdo da aula e enviar um áudio de 10 minutos para o grupo de WhatsApp da turma registrando suas conclusões da aula. Para esse exercício semanal, calcula-se que o aluno deverá usar 2 horas para executar o exercício.
Aula 4: Curadoria no Instagram como plataforma de conexão - Parte 3: Acessando culturas. Vamos acessar perfis no Instagram de países como Zimbábue, Butão, Bolívia, Noruega. Em sala de aula vamos aprender sobre essas culturas a partir das postagens de seus cidadãos. Acessando ARTE. Iremos percorrer perfis de artistas que produzem arte para o Instagram, e fotografia para o Instagram e trocaremos e debateremos sobre o valor da arte no bolso, em tela pequena. Total de 90 minutos. Durante a semana, os alunos devem elaborar o conteúdo da aula e enviar um áudio de 10 minutos para o grupo de WhatsApp da turma registrando suas conclusões da aula. Para esse exercício semanal, calcula-se que o aluno deverá usar 2 horas para executar o exercício.
Aula 5: Curadoria no Spotify como plataforma de exploração musical. Hora de sabermos o gosto musical de cada participante da turma. Cada um fará uma playlist para mostrar para a turma. O professor irá fazer uma playlist de 12h incluindo músicas de 60 países cobrindo 300 anos de História da música. Total de 90 minutos. Durante a semana, os alunos devem elaborar o conteúdo da aula e enviar um áudio de 10 minutos para o grupo de WhatsApp da turma registrando suas conclusões da aula. Para esse exercício semanal, calcula-se que o aluno deverá usar 2 horas para executar o exercício.
Aula 6: Como atividade final, Dodô Azevedo irá apresentar uma instalação audiovisual cujo áudio será feito com trechos das pensatas dos alunos enviados por áudio no WhatsApp do grupo durante todo o curso. A apresentação final do trabalho, editado pelo professor, é de 3h e meia.
Serviço
Curso Pop+Tech: Desmistificando Novas Tecnologias da Comunicação
Local: Musehum - R. Dois de Dezembro, 63 - Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 22220-040
Período/Duração: 6/6 a 4/7
Dia: terças-feiras
Horário: Das 13h30 às 15h
Público-alvo: 20 alunos do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti
Carga Horária: 20h
Tutora: Dodô Azevedo
Início do curso: 6 de junho
Comentários
Postar um comentário