ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES - Espetáculo que reflete sobre corpos pretos encerra temporada no Centro Cultural São Paulo

 


Idealizado pelos artistas Thais Dias e Jefferson Matias com o projeto Desvelando Encruzilhadas, o espetáculo “OROBORO” tem dramaturgia inédita de Tadeu Renato, encenação de Felipe de Menezes e direção musical de Fernando Alabê. 


Últimas apresentações de “OROBORO” - espetáculo reflete sobre corpos dos povos originários afro-atlânticos


De 18 a 21 de maio de 2023, de quinta-feira a sábado às 21h, domingo às 20h, com entrada gratuita, acontecem as últimas apresentações da temporada de estreia de “OROBORO”, no Centro Cultural São Paulo - CCSP, na Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo. As apresentações de sextas e sábados contarão com interpretação em Libras. 


Idealizado pelos artistas Thais Dias e Jefferson Matias, o espetáculo “OROBORO” tem dramaturgia inédita de Tadeu Renato, encenação de Felipe de Menezes e direção musical de Fernando Alabê


OROBORO” remete ao símbolo da cobra que morde o próprio rabo, mas também à concepção de povos africanos – como Bantu e Iorubá – em um tempo circular ou cíclico, que sempre acaba por retornar. 


Unindo elementos presentes em clássicos das tragédias gregas com universos do real, o espetáculo reflete sobre os arquétipos dos orixás, o terreiro e os corpos dos povos originários afro-atlânticos, que foram apartados de suas tradições sendo obrigados a se moldar a uma sociedade conduzida a partir de costumes e embasamentos eurocêntricos, remoldando-se de tempos em tempos, dentro desses mesmos padrões, afastando-se cada vez mais dos fundamentos afro-atlânticos. Uma mistura entre cruzos que além de trazer a noção da orixalidade nos corpos do cotidiano, faz nascer uma cena polifônica e anti realista que discute, também, outras formas e conteúdos para a cena preta contemporânea. 


“Um ponto de encontro entre o pensamento e a cena para resgatarmos aquilo que ficou preso no passado, desenterrar nossas ancestralidades e devolver o grito aos corpos pretos que foram silenciados ao longo da história econômica e social de nosso país. Buscamos trazer à cena um imaginário fora do senso comum em relação aos arquétipos dos Orixás, buscando viabilizar um espetáculo cheio de potência e um verdadeiro chamamento público para a exumação do que não foi dignamente enterrado” explica Felipe de Menezes, responsável pela encenação do espetáculo. 


O espetáculo transita pelo tempo de vida de Amara, que após muitos anos de separação, reencontra seu irmão Akin e acaba estabelecendo um vínculo que traz ao presente acontecimentos do passado, como a loucura da mãe, a separação da família e os cuidados de seu tio Benin. É nesse retorno conflituoso do que parecia esquecido, que ela começa a compreender as visões vindas de outro plano que a assombram, como um pedido do mundo dos mortos. 


“Assim como em tragédias gregas, a peça lida com poderes diferentes/superiores. Há uma discussão sobre se enredar nos poderes do mundo espiritual, para o enfrentamento contra o esquecimento da história, refletindo sobre os poderes do Capital sobre nossas subjetividades”, diz o dramaturgo Tadeu Renato.


Em uma espécie de embate entre a estrutura clássica (tragédia grega) e elementos das culturas iorubás e bantos, a peça tem uma escolha pela forma poética dos Orikis, que são poemas-orações desses povos já citados e que tem uma estrutura própria, muito imagética e sonora, por vezes até misteriosas, apontando para uma investigação de uma estrutura mais “brasileira”, se valendo de algo comum do samba que é a repetição, em um jogo entre pergunta e resposta.


Com canções originais escritas por Tadeu Renato e por Fernando Alabê em parceria com Melvin Santhana, “OROBORO” conta com uma trilha musical inserida na construção da cena. 


“A bem de compor a dramaturgia musical ao lado de Melvin Santhana, Thiago Sonho e Jess, o caminho sonoro foi feito a partir dos sambas, jongos, maracatus, funk, soul, spiritual, rumbas, amapiano, semba, kuduro, sabar, orikis, orins, aduras, angorossi, sassanhas, loas e lundus em instrumentos de couro, metal e cordoamentos convencionais e digitais em nosso Eletro-Xirê. Onde dubsteps, ragga e hip hop se infiltram e são permeados pelos movimentos da palavra e do corpo, atrelados a um conceito de “Modernidade Preta Atemporal”, comenta Fernando Alabê que assina a direção musical. 


A peça integra o Projeto “Desvelando Encruzilhadas”, contemplado pela 15º Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A Cooperativa Paulista de Teatro integra a realização em parceria com o Plataforma - Estúdio de Produção Cultural, responsável pela produção.





Mais informações: Instagram: @projectdesvelandoencruzilhadas e @plataforma_estudio_producao


Ficha Técnica: Elenco - Jefferson Matias, Thais Dias e William Simplicio | Dramaturgia -  Tadeu Renato | Encenação -  Felipe de Menezes | Elenco Musical -  Fernando Alabê, Jess, Melvin Santhana, Thiago Sonho | Direção Musical - Fernando Alabê | Direção de Cena - Camila Andrade | Práticas Corporais Somáticas - Erika Moura | Orientação Vocorporal -  Luciano Mendes de Jesus | Concepção de Iluminação - Carolina Gracindo | Concepção de Cenário: Lívia Loureiro | Concepção de Figurinos - Su Martins | Direção de Produção e Produção Financeira - Fernando Gimenes e Plataforma - Estúdio de Produção Cultural | Produção Executiva - Catarina Milani | Produção de Redes Sociais e Assistente de Produção Financeira - Jeniffer Rossetti | Registro Fotográfico - Sergio Fernandes | Designer Gráfico - Murilo Thaveira | Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini | Cenotécnico - Zé Valdir | Intérpretes Libras - Gabrielle Martins, Erika Motta e Janah | Imersão Prática Cruzos: Mônica Aduni e Daniela Beny | Encontros Públicos Cruzos: Leda Maria Martins, Dione Carlos, Luiz Rufino e Daniela Beny | Idealização e Coordenação Artística - Jefferson Matias e Thais Dias |  Apoio - Casa Livre e Cia do Pássaro, Vôo e Teatro.


SERVIÇO: Espetáculo “OROBORO” 

Projeto Desvelando Encruzilhadas

Sinopse: Amara vem sendo assombrada por visões que não consegue comunicar a outras pessoas. Ao reencontrar seu irmão Akin, depois de muito anos de separação, ela estabelece um vínculo que traz ao presente acontecimentos do passado, como a loucura da mãe, a separação da família e os cuidados de seu tio Benin. É nesse retorno conflituoso do que parecia esquecido que ela começa a compreender suas visões como um pedido do mundo dos mortos. A peça se enreda em tempos e mitos cruzados, com referências à mitos sobre orixás diversos e tragédias gregas clássicas. Duração: 90 minutos

Quando: 18 a 21 de maio de 2023 - Horários: quinta a sábado às 21h | domingo às 20h

Onde: Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho - Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo

Capacidade: 321 lugares - Classificação: 16 anos - Entrada Gratuita

Acessibilidade: As apresentações com interpretação em Libras acontecerão às sextas e sábados às 21h.


Comentários