Trupe Las Manas estreia mostra de repertório na Zona Norte e Zona Oeste

 O grupo de palhaçaria feminina realiza uma mostra de repertório com apresentações gratuitas de dois espetáculos inéditos: "Las Manas à Obra" e "Las Manas e a Despedida".



Trupe Las Manas apresenta espetáculos de circo de graça na Zona Norte e Zona Oeste de São Paulo


De 25 de maio a 04 de junho de 2023, a Trupe Las Manas (@trupelasmanas) realiza uma mostra de repertório com apresentações gratuitas de dois espetáculos inéditos: "Las Manas à Obra" e "Las Manas e a Despedida". As ações fazem parte do projeto Trupe Las Manas - Lapidando repertório contemplado pelo Programa VAI 19ª Edição - Modalidade 2.


No dia 25 de maio de 2023 (quinta-feira), às 19h, com entrada gratuita, o grupo apresenta "Las Manas à Obra" na Casa DuNavô, na Lapa. No dia 27 de maio (sábado), às 20h, o espetáculo será apresentado na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte. E no dia 28 de maio (domingo), às 19h, no Galpão do Circo, que fica na Vila Anglo Brasileira, Zona Oeste de São Paulo.


O espetáculo "Las Manas à Obra" conta a história de três palhaças construtoras que, em meio a diversas presepadas, prestam serviços de encanamento, elétrica ou alvenaria. Mesmo com muitas trapalhadas, elas entregam um serviço completo e de muita qualidade.


Pesquisando cada vez mais a força de trabalho feminina na palhaçaria, a trupe construiu o espetáculo “Las Manas a Obra” de forma independente, abordando as formas de trabalho consideradas masculinas realizadas por mulheres palhaças.


Já nos dias 02 e 04 de junho de 2023, é a vez do grupo apresentar o espetáculo "Las Manas e a Despedida". Barnabéia e Pamplona são duas palhaças que moram juntas na mesma casa, quando uma delas decide conhecer o mundo, as duas se deparam com o maior conflito da viagem: A despedida.


A Trupe Las Manas faz da pesquisa com a máscara da palhaça uma forma de falar sobre temas urgentes, abrindo caminhos para a troca com todos os públicos em diferentes espaços, através da comicidade.


“Entendemos o processo artístico como um movimento que não pode acontecer sem esbarrar em dimensões sociais, políticas, econômicas e territoriais. Por isso, envolver as pessoas, a sociedade, cidadãs e cidadãos, em nossa trajetória, é também contribuir para a inclusão cultural e para que projetos artísticos sejam cada vez mais plurais e democráticos”, comenta o grupo.


Sobre a Trupe Las Manas

A Trupe Las Manas se inicia em 2018, através do Núcleo de Pesquisa da Palhaçaria nas Oficinas Culturais de Mauá, onde duas das integrantes se encontram em uma mesma identificação artística: a pesquisa das relações femininas na palhaçaria. Como proposição de encerramento do Núcleo, foram criados números baseados em esquetes clássicas, anunciando as primeiras criações da Trupe Las Manas. 


Em 2019 foram contempladas pelo Edital FAFC Mauá e iniciaram a criação do espetáculo “Las Manas e a Despedida” e circularam com a obra pela cidade de Mauá. E em 2020, a Trupe foi contemplada com o Programa VAI Edital 2020 - 17ª edição, na modalidade 1, para a criação do espetáculo “Las Manas e o Apocalipse”, fomentando a pesquisa e o trabalho do grupo e fortalecendo o trabalho feminino com uma ficha técnica composta exclusivamente por mulheres. 


Em 2021, a Trupe foi contemplada novamente pelo Programa VAI, com o Edital 2021 - 18ª edição, também na modalidade 2, realizando uma circulação do espetáculo “Las Manas e o Apocalipse” e cortejos circenses e musicais por ocupações de moradia da cidade de São Paulo. 


Pesquisando cada vez mais a força de trabalho feminina na palhaçaria, em 2022, surge a vontade de construir o espetáculo “Las Manas à Obra” de forma independente, abordando as formas de trabalho consideradas masculinas realizadas por mulheres palhaças. No mesmo ano, o grupo foi contemplado no Programa VAI- Modalidade 2, circulando por espaços periféricos da cidade e estado de São Paulo.


Mais informações: www.instagram.com/trupelasmanas e www.facebook.com/trupelasmanas


Serviço: Mostra de Repertório Trupe Las Manas

Com Trupe Las Manas

Grátis - Classificação Livre


Espetáculo "Las Manas à Obra"

Sinopse: Precisa de um serviço de encanamento, elétrica ou alvenaria? Las Manas à Obra traz a solução para o seu problema! Três palhaças construtoras que em meio de diversas presepadas, entregam um serviço completo e de qualidade. Duração: 50 minutos



Ficha Técnica - Elenco: Carolina Esteves, Isabela Picolotte e Jussara Freitas | Direção: Gabi Zanola | Produção: Vanessa Zanola e Carolina Esteves | Dramaturgia: Matheus Barreto| Figurino: Eliana Carvalho, Paola Carvalho e Diego Felipe | Cenografia e Adereços Cênicos: Jhuann Scharrye  | Concepção de cenário: Karen Furbino | Designer Gráfico e Ilustração: Nataly Camargo | Direção Musical: Kauan Scaldelai | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Registro audiovisual: Recicla Filmes 


Quando: 25 de maio de 2023 (quinta-feira) - Horário: 19h - Onde: Casa DuNavô - Endereço: Rua Guaicurus, 368 – Lapa - São Paulo - SP


Quando: 27 de maio de 2023 (sábado) - Horário: 20h - Onde: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha - Endereço: R. Franklin do Amaral, 1575 - Vila Nova Cachoeirinha


Quando: 28 de maio de 2023 (domingo) - Horário: 19h - Onde: Galpão do Circo - Endereço: Rua Félix Della Rosa, 101 - Vila Anglo Brasileira - São Paulo - SP


Espetáculo "Las Manas e a Despedida"

Sinopse: Barnabéia e Pamplona são duas palhaças que moram juntas na mesma casa, quando uma delas decide conhecer o mundo, as duas se deparam com o maior conflito da viagem: A despedida. Duração: 50 minutos

Ficha Técnica - Elenco: Carolina Esteves e Gabi Zanola | Direção e Dramaturgia: Matheus Barreto | Produção: Vanessa Zanola e Carolina Esteves | Orientação Circense: Isabela Picolotte | Figurino: Denise Guilherme | Cenografia e Adereços Cênicos: Jhuann Scharrye | Direção Musical: Kauan Scaldelai | Concepção de cenário: Karen Furbino | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Registro Audiovisual: Recicla Filmes


Quando: 02 de junho de 2023 (sexta-feira) - Horário: às 11h00 e às 14h - Onde: EMEF – Des. Sebastião Nogueira de Lima


Quando: 04 de junho de 2023 (domingo) – Horário: 11h30 - Onde: Parque Tiquatira - Endereço: Av. Governador Carvalho Pinto, s/n

Comentários