Teatro | Juvenil | Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta | Grátis

 Voltado para jovens e adultos, quarto trabalho da DeSúbito Companhia tem como disparador a graphic novel O Enterro das Minhas Ex, da francesa Anne-Charlotte Gauthier. Com elenco totalmente feminino, Tay O'hanna (“Leci Brandão na Palma da Mão” e “As Five”), Carla Zanini (“Extraordinarias”), Marô Zamaro (“Os Fins do Sono”) e Mônica Augusto (“Nóis na Firma” e “A Divina Farsa”), a peça fala sobre descoberta da sexualidade e processo de crescimento e aceitação na adolescência


As primeiras descobertas amorosas da adolescência e o processo de crescimento são o ponto de partida do espetáculo juvenil Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta, quarto trabalho da DeSúbito Companhia. Com dramaturgia de Ricardo Inhan, inspirada na Graphic novel francesa O Enterro das Minhas Ex (2015), de Anne-Charlotte Gauthier, e direção de Ricardo Henrique, a peça narra, em três atos, fragmentos do cotidiano cheio de curiosidades e contratempos de uma adolescente, que vive em uma pequena cidade do interior.

Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta circula em São Paulo, a partir do dia 19 de maio, às 21h, começando pelo Teatro Arthur Azevedo, na Mooca. Em seguida, se apresenta em teatros e centros culturais municipais até o mês de junho. Confira a programação completa abaixo. Todas as 16 apresentações são gratuitas.

Na trama, o público acompanha a jornada de Charlotte entre os 13 e 17 anos, em seu processo de descoberta e conhecimento. “São muitas as crises nesse período, que é também uma passagem para a vida adulta. Por isso, quisemos dialogar com esse público jovem com o respeito que eles merecem”, conta o diretor Ricardo Henrique.

Por retratar um universo feminino, a peça é formada por um elenco com quatro mulheres: Tay O'hanna (“Leci Brandão na Palma da Mão” e “As Five”), Carla Zanini ("Extraordinárias"), Marô Zamaro (“Os Fins do Sono”) e Mônica Augusto (“Nóis na Firma” e “A Divina Farsa”).

Sobre a história

Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta se passa em uma garagem, lugar onde Charlotte se sente livre para extravasar seus pensamentos e desejos. Nesse espaço libertador, ela precisa aprender a lidar com preconceitos maiores do que o seu quintal. Seu grande sonho é sair da cidade minúscula em que vive para conhecer o mundo, como fez sua tia favorita muitos anos antes.

A montagem alterna acontecimentos realistas e a imaginação da protagonista. Lirismo e realismo mágico se misturam para falar de seus segredos, pensamentos, dúvidas, confissões e feitos, em uma linguagem rápida, semelhante a de YouTubers.

O pop conduz essa narrativa ao misturar imaginação, falas, sons e canções, de David Bowie, Aretha Franklin e PJ Harvey, artistas admirados por sua tia. Em alguns momentos, astronautas mulheres surgem como “fantasmas”, mentoras da ação da protagonista. A direção musical, a guitarra e os vocais são de Mini Lamers e, na bateria, está Didi Cunha.

Embora a história não seja totalmente centrada na estética dos quadrinhos, há algo de graphic novel no jogo entre as atrizes. “As cenas são bem frontais e fotográficas. Em alguns momentos as relações no espaço formam desenhos cênicos que relembram os quadrinhos”, comenta o diretor. Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta procura um olhar cuidadoso e generoso com a adolescência, suas vozes e seus conflitos, e, acima de tudo, coloca em cena um tema sempre urgente: a aceitação.

Essa circulação do espetáculo foi possível graças à 2ª edição do edital de Múltiplas Linguagens e Culturas na cidade de São Paulo do Fomento ao Teatro

 

Sinopse

Numa minúscula cidade do interior onde existe mais gado do que gente, a adolescente Charlotte vive suas primeiras descobertas amorosas. Tudo acontece em sua garagem, lugar onde se sente livre para extravasar seus pensamentos e guarda os livros e discos enviados por sua tia preferida, a única mulher da família a sair desse fim de mundo. Em meio ao cotidiano pacato e a aparente imobilidade das pessoas ao redor, Charlotte começa a descobrir que gosta de garotas e terá que lidar com preconceitos maiores do que o seu quintal.

DeSúbito Companhia

A companhia nasceu em 2014, do encontro de artistas egressos da EAD - Escola de Arte Dramática ECA-USP. Com quatro trabalhos já encenados, Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta (2019); Os Tubarões, os Peixes e os Mortos (2018); Você só Precisa Saber da Piscina (2017); Casa e Nuvem Branca (2015), a pesquisa do grupo é voltada sobretudo para criação contemporânea a partir de dramaturgia própria e com um trânsito de artistas e parcerias que se moldam de acordo com o novo trabalho.

 

Com a direção artística do ator, diretor, produtor e cofundador da companhia, Ricardo Henrique, entre suas principais realizações estão parcerias com os dramaturgos Ricardo Inhan, Rafael Augusto e a dramaturga e atriz integrante da companhia Carla Zanini.

No próximo semestre, a companhia estreia o espetáculo Afeto - uma história de amor (violenta e difusa) entre mulheres quebradas, com dramaturgia de Carla Zanini, premiada pela 9ª Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos do CCSP. O novo trabalho, que será dirigido pela própria dramaturga em parceria com Angélica Di Paula, reforça uma das marcas comuns dos projetos do grupo que é falar sobre afetividades. Afeto faz parte de uma trilogia escrita por Carla. Os outros dois textos são: Raiva - nós temos um cão que morde e Coragem - um lugar melhor que aqui. Nessa trilogia, situações limites e privadas são usadas para falar sobre o público e o coletivo, num jogo intenso e constante de contradições sociais, políticas e afetivas vivenciadas pelas personagens.

Ficha técnica

COISAS QUE VOCÊ PODE DIZER EM VOZ ALTA

da DeSúbito Companhia

Direção: Ricardo Henrique

Dramaturgia: Ricardo Inhan

Elenco: Tay O'hanna, Carla Zanini, Marô Zamaro e Mônica Augusto

Stand-ins: Darília Ferreira e Marisa Bezerra

Cenografia e iluminação: Marisa Bentivegna

Direção musical, guitarra e vocais: Mini Lamers

Bateria: Didi Cunha

Figurinos: Muca Rangel

Assistente de figurino: Padu

Técnico de luz: Bruno Garcia

Arte gráfica: Angela Ribeiro

Direção de Produção: Mariana Novais - Ventania Cultural

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto | Márcia Marques

 

Serviço

COISAS QUE VOCÊ PODE DIZER EM VOZ ALTA

Duração: 70 minutos | Classificação: 12 anos

Entrada gratuita - ingressos serão distribuídos com 1h de antecedência

 

TEATRO ARTHUR AZEVEDO

19, 20 e 21 de maio, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h

Endereço: Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo - SP

TEATRO ALFREDO MESQUITA
24 e 25 de maio, quarta às 21h e quinta às 15h e às 21h

Endereço: Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo - SP

TEATRO CACILDA BECKER

Dias 07 e 08 de junho, quarta às 21h e quinta às 15h e às 21h

Endereço: Rua Tito, 295 - Lapa, São Paulo - SP

 

TEATRO PAULO EIRÓ

Dias 21 e 22 de junho, quarta às 21h e quinta às 16h e às 21h

Endereço: Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro, São Paulo - SP

Comentários