SESC TAUBATÉ - “Samba de Maria” celebra a presença feminina no samba em show no Sesc Taubaté

 


Grupo Luara Oliveira e as Comadres apresenta “Samba de Maria” no Sesc Taubaté


Celebrando a forte e marcante influência das mulheres na história do samba, o projeto Samba de Maria será apresentado gratuitamente no Sesc Taubaté


“Samba de Maria” celebra a presença feminina no samba em show no Sesc Taubaté  


No dia 19 de maio de 2023 (sexta-feira), às 20h, com entrada gratuita, o grupo Luara Oliveira e as Comadres (@luaraoliveira_oficial) apresenta o show “Samba de Maria” no Sesc Taubaté, que fica na Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, em Taubaté (SP).


“Samba de Maria” é um show de música popular do grupo Luara Oliveira e as Comadres feito em homenagem à forte e marcante influência das mulheres na história do samba, visando aumentar a visibilidade da força da mulher na música popular brasileira.


O projeto nasceu a partir das rodas de samba do grupo Luara Oliveira e as Comadres, na Ilha dos Pescadores, em Ubatuba (SP), com o objetivo de cantar e celebrar a vida e a contribuição de compositoras, ritmistas, intérpretes e trabalhadoras do samba. Ivones, Jovelinas, Ciatas e tantas Marias que não podem jamais ser apagadas ou esquecidas. 


O grupo foi criado por Luara Oliveira (cantora, compositora e multi-instrumentista), em parceria com as instrumentistas Marilua Azevedo, Raquel Nascimento e Ludmila Santos.


Para Luara Oliveira, idealizadora do projeto, "a participação das mulheres na história do samba sempre foi essencial, mas muitas vezes a atuação feminina foi pouco reconhecida. Infelizmente ainda é preciso ‘provar’ que podemos ocupar alguns espaços que são majoritariamente ocupados por homens. Por isso, é muito importante o reconhecimento dessa trajetória”


“Samba de Maria” é um projeto organizado e realizado majoritariamente por mulheres, que se revezam nas funções de produtoras, cenógrafas, instrumentistas, cantoras e compositoras. Mulheres sensíveis e fortes, que se juntaram para homenagear outras mulheres que se tornaram grandes referências para a música popular brasileira, deixando seu legado para que novas gerações pudessem obter mais e mais êxito, espaço e reconhecimento.

  

Além das apresentações gratuitas para a população de diversas cidades, "Samba de Maria" é um projeto que visa fortalecer uma cadeia produtiva, apresentando novas sambistas, remunerando profissionais capacitadas e reafirmando o sentimento de pertencimento dessas artistas à essa cultura. 


A ação faz parte do projeto Samba de Maria, contemplado pelo Edital 16/2022, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e ProAC.

 

Sobre o grupo Luara Oliveira e as Comadres


Luara Oliveira e as Comadres acabam de lançar o single "Xango é Meu Rei", primeira música de trabalho do grupo que, desde o dia 01 de maio de 2023, está disponível nas principais plataformas de streaming, além do clipe que está disponível no Canal YouTube Luara Oliveira e as Comadres com a participação especial da poetisa Elisa Lucinda, Mestre Leco e as musicistas Samara Líbano e YaYá do Cavaco, produção da TOE Filmes e direção de Tapa Olho Experimental.


Com composição de Carol d'Avila o single "Xango é Meu Rei" é o primeiro de uma série de lançamentos que formarão o álbum completo do grupo Luara Oliveira e as Comadres, que tem previsão de ser finalizado em novembro de 2023, e contará com a produção musical também de Carol d'Avila e participações especiais de Marina Iris, Nilze Carvalho, Elisa Lucinda, Yaya do Cavaco, Samara Líbano (Violão Sete Cordas) e Katia Preta (Trombone). 


Juntando sensibilidade e bom gosto, misturando ritmos variados e melodias emocionantes, o grupo busca em sua pesquisa diária a valorização dessa cultura que é a roda de samba.


Mais informações: www.instagram.com/luaraoliveira_oficial/

 

Ficha Técnica: Musicistas - Luara de Oliveira, Raquel Nascimento, Ludmila dos Santos, Marilua Azevedo Soares, Laura Do Cavaco e Raquel D´ávila | Produção Musical: Luara Oliveira | Produtora executiva / Coordenadora Geral do Projeto: Luciana Passarini| Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini 


SERVIÇO: Show “Samba de Maria”

Com Luara Oliveira e as Comadres

Sinopse: Show em homenagem às grandes sambistas mulheres que fizeram história no samba. Um show de música popular do grupo Luara Oliveira e as Comadres que visa valorizar o protagonismo e a força da mulher na música popular brasileira. Duração: 80 minutos

Classificação Livre - Grátis

Quando: 19 de maio de 2023 (sexta-feira)

Horário: 20h

Onde: Sesc Taubaté

Endereço: Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Taubaté (SP)

Comentários