SARAU - Rosas Periféricas (27/5)

 


No dia 27 de maio, sábado, o Grupo Rosas Periféricas realiza o Sarau da Antiga 28, às 19h30. O evento acontece ao ar livre, em frente à sede do grupo, à Rua Redução de Guarambaré, 39, no Parque São Rafael, na Zona Leste paulistana.

 

Essa atividade vem de encontro à proposta de formação de público na região, desenvolvida pelo Rosas Periféricas, que busca aproximar as pessoas da comunidade do fazer artístico e teatral. No Sarau elas podem participar efetivamente, expressando-se artisticamente, seja pela música, poesia ou literatura. O microfone fica aberto para quem quiser participar e mostrar seu talento (desde idosos/as até crianças). O grupo ainda faz sorteio de livros para incentivar a leitura.

 

Iniciada em fevereiro de 2023, a atual temporada integra o projeto Teatro Maloqueiro: Memória e Acervo, contemplado pelo ProAC - Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, no Edital 50/2022 - Espaços Culturais / Apoio à Manutenção, Reforma, Ampliação ou Modernização. O projeto prevê a revitalização da sede do Grupo Rosas Periféricas, a organização e manutenção de seu acervo de cenários e figurinos, além da realização de cinco encontros do Sarau da Antiga 28.

 

Sarau da Antiga 28 foi criado pelo Grupo Rosas Periféricas, em 2016, propondo discussões e reflexões sobre temas relacionados à política, às mulheres, ao racismo, à diáspora negra e outros, tudo regado por muita poesia lida, recitada ou inventada, numa dinâmica que enfatiza a importância da cultura, da arte e da educação na vida das pessoas. Nomes como Marta Baião, Germano Gonçalves, Walner Danziger e Juliana Morelli já passaram pelo Sarau da Antiga 28, além do Coletivo Via e das bandas ArmaMentes, Fuga Operária e ManaTiana. Durante o ano de 2021, o Rosas Periféricas realizou encontros com saraus tradicionais da periferia de São Paulo para conhecer suas histórias e dinâmicas. Esta ação fez parte do projeto Rosas Faz 10 Anos - Memórias de Um Teatro Maloqueiro (contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo). A vivência contribuiu para reestruturar e aprimorar o Sarau da Antiga 28. O nome vem do endereço de sua primeira sede, cuja Rua Martin Lumbria era conhecida como “antiga Rua 28”, no Parque São Rafael.

 

Sarau da Antiga 28

Com Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento.

Data: 27 de maio - Sábado, às 19h30

Local: Sede do Grupo Rosas Periféricas

Rua Redução de Guarambaré, 39 - Parque São Rafael (ZL). SP/SP.

Grátis. Duração: 1h. Livre.

Mais informações:

Instagram/rosasperifericas | Facebook/rosas.perifericas | YouTube/RosasPeriféricas

 

Próxima data: 24 de junho.

Comentários