Nova Temporada | Verdade, do grupo Tablado SP e direção de Alexandre Dal Farra faz temporada no TUSP - Teatro da USP

 


Verdade, com texto e direção de Alexandre Dal Farra, estreada sob Bolsonaro, retorna adaptada e coloca militares em perspectiva

A obra, do grupo Tablado SP, procura investigar os interstícios do exército brasileiro, na busca de entender a lógica de pensamento por trás da farda; a nova temporada acontece no TUSP - Teatro da USP

Por vezes vestindo máscaras de látex realistas, por vezes sem vesti-las, os atores assumem personagens reais, como os generais Heleno, Villas Boas ou Etchegoyen - Foto de Bob Sousa

Link com mais fotos AQUI


“(...) Ridículo, choque, metáfora, grotesco, história, reflexivo, autoritário, investigativo, cômico e especulativo, são muitos os modos que ‘Verdade’ (...) mobilizou para pensar a presença do Exército em nossa vida no presente histórico. Tales Ab'Sáber, na Revista Cult

 

O General Heleno elucubra sobre sua exoneração do comando das Forças de Paz no Haiti, após uma desastrada ação na favela Cité Soleil, em Porto Príncipe. Esta é uma das cenas presentes em VERDADE, escrito e dirigido por Alexandre Dal Farra, para o premiado grupo Tablado SP. Se revezam na interpretação dos personagens reais (com nomes verdadeiros) os atores André Capuano, Alexandra Tavares, Clayton Mariano, Gabriela Elias e Nilceia Vicente. As sessões acontecem no Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP), de 25 de maio a 18 de junho de 2023, de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 18h.

Assim como na trilogia Abnegação (2014-2016), que olhava criticamente para o PT, e no espetáculo Branco (2017), que abordava a questão da branquitude, em Verdade o grupo dá continuidade à proposta de debater questões políticas polêmicas e extremamente atuais. Agora, a dramaturgia se debruça sobre a lógica de pensamento militar. A ideia da obra é tentar abordar os militares brasileiros como se fossem membros de uma outra cultura com ethos próprio e modos de raciocinar igualmente diversos do nosso. A obra é resultado de pesquisa coletiva de mais de dois anos, em que o Tablado SP organizou debates, leituras cênicas e outras ações, com o apoio da Lei de Fomento para a Cidade de São Paulo.

Estão na peça, além do já citado General Heleno, outras figuras do Exército Brasilleiro como os generais Hamilton Mourão, Eduardo Villas-Boas, Enzo Peri, Maynard Santa Rosa, Sérgio Etchegoyen, Carlos Alberto Santos Cruz, Edson Pujol e o coronel Paulo Malhães. E também personalidades da esquerda como no embate entre o ministro Aloizio Mercadante (Clayton Mariano) e a presidenta Dilma Rousseff (Alexandra Tavares), quando da assinatura da lei que veio a instaurar a delação premiada.
 

Vejo antes em Verdade, como na maior parte das peças anteriores do grupo, algo que resiste a esse teatro político tradicional (...): uma comicidade propositalmente tosca, tola, mais preocupada com a própria incapacidade, com a destruição impiedosa das próprias aspirações de compreensão e superioridade intelectual, o abandono da própria pretensão de possuir e comunicar a Verdade do título. O que não significa que o teatro do Tablado não seja crítico, mas sim que é preciso conceber uma ideia de crítica diferente daquela com que nos acostumamos. Artur Kon, em Revista Rosa

O foco da pesquisa foi a (re)militarização do país que culminou com a eleição de Jair Bolsonaro em 2018. No entanto, para o grupo, é ainda mais urgente refazer a obra em 2023, quando Lula retorna ao poder. "Agora que temos a chance, ainda que remota, de fazer algo para enquadrar os militares brasileiros e recolocá-los no seu lugar, ao que tudo indica isso não está sendo feito, porque novamente, como já se deu no fim da ditadura, estamos achando melhor deixar esse problema para depois. A história mostra que esse problema - os militares brasileiros - não se solucionará por si só. Acho que a peça é uma tentativa de olhar frontalmente para a questão e, algo mais urgente hoje, evitar que joguemos novamente para baixo do tapete esse imenso elefante branco que são as Forças Armadas", diz Alexandre. No palco, são tratadas questões políticas tendo como objeto de estudo as estratégias contemporâneas utilizadas pelos militares brasileiros para a ocupação do poder no Brasil, cuja gênese remete à Lei da Anistia (1979) e à Comissão da Verdade (2011-14). Por isso, Verdade busca olhar para os militares, com sua estrutura, a partir de hipóteses.

Um dos conceitos que veio à tona ao longo da pesquisa, e que norteia a escrita da obra, é o termo ‘guerra híbrida’, uma “guerra por procuração”, em que os verdadeiros agentes do conflito permanecem invisíveis, e que já está em andamento no Brasil, com o avanço de militares em várias esferas do Poder federal, de forma silenciosa, sem chamar a atenção. Neste momento, em 2023, importa ao grupo retornar com a obra para pensar sobre o fato de que a guerra híbrida não está em curso apenas quando vemos os seus resultados, muito ao contrário, é justamente em períodos como este, com Lula no poder, e antes com Dilma, que tais estratégias tornam-se mais importantes e operam com mais força, por isso, é ainda mais importante olhar para elas agora.
 

Verdade não se atém meramente aos fatos, mas parte deles para compreender seus subtextos como dramaturgia possível para rascunhar uma paisagem destes tempos. Dal Farra ora sugere, ora aponta e ora afirma nesta proposição de uma verdade do evento ampla, permitindo-se também aos próprios arroubos e lacunas. Há ainda espaço para a problematização deste nós que se opõe ao eles representado. Amilton de Azevedo, em Ruína Acesa

 

Costurando a vida real com a ficção
Saídos das páginas de política de qualquer noticiário recente, é no teatro que o público terá contato com ações que compõem estratégias que alguns identificam como sendo parte de uma guerra híbrida - no caso, efetuada para dentro do próprio país. Trata-se da tentativa de entender como se deu a ascensão do atual conservadorismo no país, a partir da ótica das Forças Armadas. Cabe frisar que os frutos de tal conservadorismo, se perderam o cargo central do executivo, ganharam muitas cadeiras no legislativo, sem falar em governos estaduais, de modo que, longe de estar em baixa, a escalada autoritária segue em curso.

Tanto a encenação, quanto a dramaturgia da obra se instauram por meio de um olhar que procura supor acontecimentos, situações, maneiras de pensar. Com um pressuposto documental, a obra narra momentos concretos da história recente do Brasil. “Evidentemente que não tivemos, e não teremos, acesso ao que realmente ocorreu nesse dia, nessa sala de comando. Então, nos pusemos a imaginar hipóteses, para esta situação, e para todas as que se seguem”, explica Dal Farra.

“O que o ponto de vista dos militares poderia nos dizer? Esta, a pergunta central que VERDADE procura se colocar, sem ironia, sem pressupostos, sem julgamentos, sem certezas. É, no entanto, só depois de um bom tempo de peça, onde vamos como que tentando retirar as camadas mais conhecidas, as nossas certezas sobre os militares, descascando-as aos poucos, e só depois é que se torna possível, talvez, tentar de fato imaginar algo do seu olhar sobre nós”, continua o diretor.

Verdade é um esforço criativo e ético na direção de desvelar o que jamais foi nem será comentado a partir de reuniões, encontros e iniciativas colocadas em movimento por generais da ativa e da reserva das Forças Armadas com o intuito de, a partir de sua própria ideia de guerra híbrida, imiscuir-se no poder e no comando do país. Ao Tablado SP interessa investigar (e preencher) as frestas da história. As cenas navegam entre o documento e os abismos entre intenção, palavra e ação. Amilton de Azevedo, em Ruína Acesa


Desfiando um fio histórico
Em cena, os atores vestem máscaras de látex, representando velhos genéricos - para transformar aqueles personagens em entidades algo impessoais, talvez fantasmagóricas. Ao retirarem as máscaras, os atores assumem então personagens reais - por exemplo, Nilcéia Vicente ora faz o papel de General Heleno, ora do Villas Boas, passando pelo Etchegoyen e por Bolsonaro. No entanto, o desencaixe entre ator e personagem nunca se perde, mantendo-se sempre explícito o gesto de se tratar de uma hipótese para algo que não temos como conhecer de fato.

Em meio a todas essas camadas, que aos poucos vão se sobrepondo no tempo, a certa altura do espetáculo, instaura-se de fato um olhar plausível do que poderia ser um militar, e do que poderia de fato ser o olhar deles sobre nós. A hipótese como que ganha certa vida própria, e consegue se sustentar por algum tempo.

As situações narradas iniciam-se em 2005, no quartel da MINUSTAH, no Haiti, em uma sala de comando, quando o general Augusto Heleno dá às suas tropas as diretrizes para uma ação em Cité Soleil que depois será considerada como um massacre. E vão até o dia 6 de setembro de 2019, quando o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro é vítima de uma facada em Juiz de Fora (MG). Quase sempre, o ponto de vista pretendido é do Militar.

Entre os outros fatos dramatizados estão a instauração da Comissão Nacional da Verdade, em 2010 (obrigada pela Corte Interamericana dos Direitos Humanos, depois de anos de luta das famílias dos mortos e desaparecidos da ditadura brasileira), uma entrevista concedida pelo Coronel Paulo Malhães a uma jornalista em sua residência (pouco tempo antes de ser assassinado, em um alegado oficialmente latrocínio), uma conversa entre o ministro Aloizio Mercadante e a presidenta Dilma Rousseff, entre outras situações.

Trata-se, assim, de um dispositivo narrativo bastante peculiar. “Em toda a obra, narramos algo que não temos ideia de como realmente foi. Isso instaura uma instabilidade constante, em que os atores, todos colocando-se como narradores, o tempo inteiro explicitam também que não sabem se aquilo que estão narrando ocorreu de fato, é, antes, uma hipótese, pois é parte da estrutura das Forças Armadas Brasileiras, que as suas práticas sejam plenamente secretas, e não haja caminhos para acessar de fato o que se passa em suas esferas de comando”, conta Dal Farra.

Além da encenação, fazem parte de VERDADE recursos cênicos como projeções - de fotos, vídeos, reproduções de notícias de jornais etc. - e uso de off para situar o espectador qual é a situação encenada e quando ela aconteceu.

“Na atualidade, talvez em geral, e com certeza no que se refere à nossa relação com as Forças Armadas Brasileiras, o nosso maior problema não tem sido mais aquilo que não sabemos, mas sim, aquilo que achamos que sabemos. Achamos que sabemos tudo sobre o exército, seus generais, a maneira como pensam, e como agem. No entanto, durante dois anos de pesquisa sobre o assunto para a criação dessa peça, só o que descobrimos, mais e mais, é que não sabemos nada sobre eles, e que isso é intencional, isso é uma das coisas que é praticamente um consenso dentre os estudiosos, há uma atitude meticulosa que visa a manter parte da atuação das Forças Armadas desconhecida da população (até por razões de segurança, inclusive)”, conclui Dal Farra.

Sinopse
Partindo de situações e personagens reais em momentos decisivos da história recente, e procurando rastrear, desde 2005, o papel do Exército Brasileiro nessas transformações, VERDADE refaz os caminhos da ascensão de um dos maiores exemplos mundiais da extrema direita contemporânea no poder, imaginando situações que jamais teremos como acessar.

Minibios
Alexandre Dal Farra - Autor e diretor do espetáculo VERDADE, Alexandre realizou, de maneira paralela à pesquisa que resultou na peça, a finalização de uma tese de doutorado que defenderá em março de 2022, e que trata - assim como o espetáculo - das consequências e situações decorrentes do que o antropólogo Piero Leirner denominou como manobras de uma Guerra Híbrida voltada para dentro do seu próprio país, que as Forças Armadas Brasileiras teriam empreendido ao longo dos últimos anos (levando à ascensão de Bolsonaro à presidência do país, e das próprias Forças Armadas como ocupando massivamente o estado). No caso de seu doutorado, Alexandre procura refletir especificamente sobre as consequências que tais manobras, de um “teatro de operações” militar, parecem ter tido no cenário do teatro brasileiro, particularmente nos anos 2015 a 2017, quando Piero Leirner identifica a utilização do conceito de cismogênese (criado pelo antropólogo americano e idealizador da CIA Gregory Bateson) como técnica de guerra psicológica. A tese de Dal Farra procura investigar as possíveis consequências de tais operações psicológicas no território artístico, e particularmente teatral do país, no mesmo período.

Tablado SP
O grupo Tablado SP(antigo Tablado de Arruar) foi criado em 2001 sempre se debruçou em assuntos e pesquisas extensas que geraram trabalhos autorais profundamente ligados à realidade política brasileira. Para dar continuidade à pesquisa que vem desde 2011 abordando assuntos diretamente políticos e que resultaram em obras polêmicas como Mateus,10 e a Trilogia Abnegação, com textos de Alexandre Dal Farra (vencedor do prêmio Shell, indicado a APCA, Governador do Estado de SP, entre outros), o grupo - que ainda conta com Clayton Mariano e Ligia Oliveira -, completa duas décadas de fundação com projeto VERDADE.

Ficha Técnica
Texto e direção: Alexandre Dal Farra

Atores: André Capuano, Alexandra Tavares, Clayton Mariano, Gabriela Elias e Nilcéia Vicente

Cenário: Alexandre Dal Farra, Stéphanie Fretin e Camila Refinetti

Luz: Wagner Antonio

Assistência de Iluminação: Dimitri Luppi

Figurinos: Victor Paula

Operação de Luz: Julia Orlando

Cenotécnico: Flávio Rodriguez

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Comunicação - Marcia Marques - Carol Zeferino - Daniele Valério

Produção: Corpo Rastreado - Leo Devitto

Idealização: Tablado SP

Serviço
VERDADE
De Alexandre Dal Farra, com Tablado SP
Temporada: de 25 de maio a 18 de junho de 2023, quinta a sábado às 20h e domingo às 18h.
Local: TUSP - Teatro da Universidade de São Paulo
R. Maria Antônia, 294 - Vila Buarque, São Paulo - SP
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) - Ingressos no Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/corporastreado) e na bilheteria do teatro
Duração: 90 minutos Recomendação: 14 anos Lotação: 98 lugares
Gênero: drama

Para seguir o Tablado SP nas redes:
https://www.instagram.com/tablado_sp/
https://www.youtube.com/c/TabladodeArruar
https://linktr.ee/tablado_sp


Por vezes vestindo máscaras de látex realistas, por vezes sem vesti-las, os atores assumem personagens reais, como os generais Heleno, Villas Boas ou Etchegoyen - Foto de Bob Sousa



“(...) Ridículo, choque, metáfora, grotesco, história, reflexivo, autoritário, investigativo, cômico e especulativo, são muitos os modos que ‘Verdade’ (...) mobilizou para pensar a presença do Exército em nossa vida no presente histórico. Tales Ab'Sáber, na Revista Cult

 

O General Heleno elucubra sobre sua exoneração do comando das Forças de Paz no Haiti, após uma desastrada ação na favela Cité Soleil, em Porto Príncipe. Esta é uma das cenas presentes em VERDADE, escrito e dirigido por Alexandre Dal Farra, para o premiado grupo Tablado SP. Se revezam na interpretação dos personagens reais (com nomes verdadeiros) os atores André Capuano, Alexandra Tavares, Clayton Mariano, Gabriela Elias e Nilceia Vicente. As sessões acontecem no Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP), de 25 de maio a 18 de junho de 2023, de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 18h.

Assim como na trilogia Abnegação (2014-2016), que olhava criticamente para o PT, e no espetáculo Branco (2017), que abordava a questão da branquitude, em Verdade o grupo dá continuidade à proposta de debater questões políticas polêmicas e extremamente atuais. Agora, a dramaturgia se debruça sobre a lógica de pensamento militar. A ideia da obra é tentar abordar os militares brasileiros como se fossem membros de uma outra cultura com ethos próprio e modos de raciocinar igualmente diversos do nosso. A obra é resultado de pesquisa coletiva de mais de dois anos, em que o Tablado SP organizou debates, leituras cênicas e outras ações, com o apoio da Lei de Fomento para a Cidade de São Paulo.

Estão na peça, além do já citado General Heleno, outras figuras do Exército Brasilleiro como os generais Hamilton Mourão, Eduardo Villas-Boas, Enzo Peri, Maynard Santa Rosa, Sérgio Etchegoyen, Carlos Alberto Santos Cruz, Edson Pujol e o coronel Paulo Malhães. E também personalidades da esquerda como no embate entre o ministro Aloizio Mercadante (Clayton Mariano) e a presidenta Dilma Rousseff (Alexandra Tavares), quando da assinatura da lei que veio a instaurar a delação premiada.
 

Vejo antes em Verdade, como na maior parte das peças anteriores do grupo, algo que resiste a esse teatro político tradicional (...): uma comicidade propositalmente tosca, tola, mais preocupada com a própria incapacidade, com a destruição impiedosa das próprias aspirações de compreensão e superioridade intelectual, o abandono da própria pretensão de possuir e comunicar a Verdade do título. O que não significa que o teatro do Tablado não seja crítico, mas sim que é preciso conceber uma ideia de crítica diferente daquela com que nos acostumamos. Artur Kon, em Revista Rosa

O foco da pesquisa foi a (re)militarização do país que culminou com a eleição de Jair Bolsonaro em 2018. No entanto, para o grupo, é ainda mais urgente refazer a obra em 2023, quando Lula retorna ao poder. "Agora que temos a chance, ainda que remota, de fazer algo para enquadrar os militares brasileiros e recolocá-los no seu lugar, ao que tudo indica isso não está sendo feito, porque novamente, como já se deu no fim da ditadura, estamos achando melhor deixar esse problema para depois. A história mostra que esse problema - os militares brasileiros - não se solucionará por si só. Acho que a peça é uma tentativa de olhar frontalmente para a questão e, algo mais urgente hoje, evitar que joguemos novamente para baixo do tapete esse imenso elefante branco que são as Forças Armadas", diz Alexandre. No palco, são tratadas questões políticas tendo como objeto de estudo as estratégias contemporâneas utilizadas pelos militares brasileiros para a ocupação do poder no Brasil, cuja gênese remete à Lei da Anistia (1979) e à Comissão da Verdade (2011-14). Por isso, Verdade busca olhar para os militares, com sua estrutura, a partir de hipóteses.

Um dos conceitos que veio à tona ao longo da pesquisa, e que norteia a escrita da obra, é o termo ‘guerra híbrida’, uma “guerra por procuração”, em que os verdadeiros agentes do conflito permanecem invisíveis, e que já está em andamento no Brasil, com o avanço de militares em várias esferas do Poder federal, de forma silenciosa, sem chamar a atenção. Neste momento, em 2023, importa ao grupo retornar com a obra para pensar sobre o fato de que a guerra híbrida não está em curso apenas quando vemos os seus resultados, muito ao contrário, é justamente em períodos como este, com Lula no poder, e antes com Dilma, que tais estratégias tornam-se mais importantes e operam com mais força, por isso, é ainda mais importante olhar para elas agora.
 

Verdade não se atém meramente aos fatos, mas parte deles para compreender seus subtextos como dramaturgia possível para rascunhar uma paisagem destes tempos. Dal Farra ora sugere, ora aponta e ora afirma nesta proposição de uma verdade do evento ampla, permitindo-se também aos próprios arroubos e lacunas. Há ainda espaço para a problematização deste nós que se opõe ao eles representado. Amilton de Azevedo, em Ruína Acesa

 

Costurando a vida real com a ficção
Saídos das páginas de política de qualquer noticiário recente, é no teatro que o público terá contato com ações que compõem estratégias que alguns identificam como sendo parte de uma guerra híbrida - no caso, efetuada para dentro do próprio país. Trata-se da tentativa de entender como se deu a ascensão do atual conservadorismo no país, a partir da ótica das Forças Armadas. Cabe frisar que os frutos de tal conservadorismo, se perderam o cargo central do executivo, ganharam muitas cadeiras no legislativo, sem falar em governos estaduais, de modo que, longe de estar em baixa, a escalada autoritária segue em curso.

Tanto a encenação, quanto a dramaturgia da obra se instauram por meio de um olhar que procura supor acontecimentos, situações, maneiras de pensar. Com um pressuposto documental, a obra narra momentos concretos da história recente do Brasil. “Evidentemente que não tivemos, e não teremos, acesso ao que realmente ocorreu nesse dia, nessa sala de comando. Então, nos pusemos a imaginar hipóteses, para esta situação, e para todas as que se seguem”, explica Dal Farra.

“O que o ponto de vista dos militares poderia nos dizer? Esta, a pergunta central que VERDADE procura se colocar, sem ironia, sem pressupostos, sem julgamentos, sem certezas. É, no entanto, só depois de um bom tempo de peça, onde vamos como que tentando retirar as camadas mais conhecidas, as nossas certezas sobre os militares, descascando-as aos poucos, e só depois é que se torna possível, talvez, tentar de fato imaginar algo do seu olhar sobre nós”, continua o diretor.

Verdade é um esforço criativo e ético na direção de desvelar o que jamais foi nem será comentado a partir de reuniões, encontros e iniciativas colocadas em movimento por generais da ativa e da reserva das Forças Armadas com o intuito de, a partir de sua própria ideia de guerra híbrida, imiscuir-se no poder e no comando do país. Ao Tablado SP interessa investigar (e preencher) as frestas da história. As cenas navegam entre o documento e os abismos entre intenção, palavra e ação. Amilton de Azevedo, em Ruína Acesa


Desfiando um fio histórico
Em cena, os atores vestem máscaras de látex, representando velhos genéricos - para transformar aqueles personagens em entidades algo impessoais, talvez fantasmagóricas. Ao retirarem as máscaras, os atores assumem então personagens reais - por exemplo, Nilcéia Vicente ora faz o papel de General Heleno, ora do Villas Boas, passando pelo Etchegoyen e por Bolsonaro. No entanto, o desencaixe entre ator e personagem nunca se perde, mantendo-se sempre explícito o gesto de se tratar de uma hipótese para algo que não temos como conhecer de fato.

Em meio a todas essas camadas, que aos poucos vão se sobrepondo no tempo, a certa altura do espetáculo, instaura-se de fato um olhar plausível do que poderia ser um militar, e do que poderia de fato ser o olhar deles sobre nós. A hipótese como que ganha certa vida própria, e consegue se sustentar por algum tempo.

As situações narradas iniciam-se em 2005, no quartel da MINUSTAH, no Haiti, em uma sala de comando, quando o general Augusto Heleno dá às suas tropas as diretrizes para uma ação em Cité Soleil que depois será considerada como um massacre. E vão até o dia 6 de setembro de 2019, quando o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro é vítima de uma facada em Juiz de Fora (MG). Quase sempre, o ponto de vista pretendido é do Militar.

Entre os outros fatos dramatizados estão a instauração da Comissão Nacional da Verdade, em 2010 (obrigada pela Corte Interamericana dos Direitos Humanos, depois de anos de luta das famílias dos mortos e desaparecidos da ditadura brasileira), uma entrevista concedida pelo Coronel Paulo Malhães a uma jornalista em sua residência (pouco tempo antes de ser assassinado, em um alegado oficialmente latrocínio), uma conversa entre o ministro Aloizio Mercadante e a presidenta Dilma Rousseff, entre outras situações.

Trata-se, assim, de um dispositivo narrativo bastante peculiar. “Em toda a obra, narramos algo que não temos ideia de como realmente foi. Isso instaura uma instabilidade constante, em que os atores, todos colocando-se como narradores, o tempo inteiro explicitam também que não sabem se aquilo que estão narrando ocorreu de fato, é, antes, uma hipótese, pois é parte da estrutura das Forças Armadas Brasileiras, que as suas práticas sejam plenamente secretas, e não haja caminhos para acessar de fato o que se passa em suas esferas de comando”, conta Dal Farra.

Além da encenação, fazem parte de VERDADE recursos cênicos como projeções - de fotos, vídeos, reproduções de notícias de jornais etc. - e uso de off para situar o espectador qual é a situação encenada e quando ela aconteceu.

“Na atualidade, talvez em geral, e com certeza no que se refere à nossa relação com as Forças Armadas Brasileiras, o nosso maior problema não tem sido mais aquilo que não sabemos, mas sim, aquilo que achamos que sabemos. Achamos que sabemos tudo sobre o exército, seus generais, a maneira como pensam, e como agem. No entanto, durante dois anos de pesquisa sobre o assunto para a criação dessa peça, só o que descobrimos, mais e mais, é que não sabemos nada sobre eles, e que isso é intencional, isso é uma das coisas que é praticamente um consenso dentre os estudiosos, há uma atitude meticulosa que visa a manter parte da atuação das Forças Armadas desconhecida da população (até por razões de segurança, inclusive)”, conclui Dal Farra.

Sinopse
Partindo de situações e personagens reais em momentos decisivos da história recente, e procurando rastrear, desde 2005, o papel do Exército Brasileiro nessas transformações, VERDADE refaz os caminhos da ascensão de um dos maiores exemplos mundiais da extrema direita contemporânea no poder, imaginando situações que jamais teremos como acessar.

Minibios
Alexandre Dal Farra - Autor e diretor do espetáculo VERDADE, Alexandre realizou, de maneira paralela à pesquisa que resultou na peça, a finalização de uma tese de doutorado que defenderá em março de 2022, e que trata - assim como o espetáculo - das consequências e situações decorrentes do que o antropólogo Piero Leirner denominou como manobras de uma Guerra Híbrida voltada para dentro do seu próprio país, que as Forças Armadas Brasileiras teriam empreendido ao longo dos últimos anos (levando à ascensão de Bolsonaro à presidência do país, e das próprias Forças Armadas como ocupando massivamente o estado). No caso de seu doutorado, Alexandre procura refletir especificamente sobre as consequências que tais manobras, de um “teatro de operações” militar, parecem ter tido no cenário do teatro brasileiro, particularmente nos anos 2015 a 2017, quando Piero Leirner identifica a utilização do conceito de cismogênese (criado pelo antropólogo americano e idealizador da CIA Gregory Bateson) como técnica de guerra psicológica. A tese de Dal Farra procura investigar as possíveis consequências de tais operações psicológicas no território artístico, e particularmente teatral do país, no mesmo período.

Tablado SP
O grupo Tablado SP(antigo Tablado de Arruar) foi criado em 2001 sempre se debruçou em assuntos e pesquisas extensas que geraram trabalhos autorais profundamente ligados à realidade política brasileira. Para dar continuidade à pesquisa que vem desde 2011 abordando assuntos diretamente políticos e que resultaram em obras polêmicas como Mateus,10 e a Trilogia Abnegação, com textos de Alexandre Dal Farra (vencedor do prêmio Shell, indicado a APCA, Governador do Estado de SP, entre outros), o grupo - que ainda conta com Clayton Mariano e Ligia Oliveira -, completa duas décadas de fundação com projeto VERDADE.

Ficha Técnica
Texto e direção: Alexandre Dal Farra

Atores: André Capuano, Alexandra Tavares, Clayton Mariano, Gabriela Elias e Nilcéia Vicente

Cenário: Alexandre Dal Farra, Stéphanie Fretin e Camila Refinetti

Luz: Wagner Antonio

Assistência de Iluminação: Dimitri Luppi

Figurinos: Victor Paula

Operação de Luz: Julia Orlando

Cenotécnico: Flávio Rodriguez

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Comunicação - Marcia Marques - Carol Zeferino - Daniele Valério

Produção: Corpo Rastreado - Leo Devitto

Idealização: Tablado SP

Serviço
VERDADE
De Alexandre Dal Farra, com Tablado SP
Temporada: de 25 de maio a 18 de junho de 2023, quinta a sábado às 20h e domingo às 18h.
Local: TUSP - Teatro da Universidade de São Paulo
R. Maria Antônia, 294 - Vila Buarque, São Paulo - SP
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) - Ingressos no Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/corporastreado) e na bilheteria do teatro
Duração: 90 minutos Recomendação: 14 anos Lotação: 98 lugares
Gênero: drama

Para seguir o Tablado SP nas redes:
https://www.instagram.com/tablado_sp/
https://www.youtube.com/c/TabladodeArruar
https://linktr.ee/tablado_sp
https://www.tabladodearruar.com/

Comentários