[Musical - Teatro] Última Chance de assistir o sucesso de público e crítica, o musical 'Benjamin, o Palhaço Negro' no Espaço Tápias neste fim de semana

 

(fotos do elenco original por Paulo Aragon)


O musical “Benjamin, O Palhaço Negro”, retorna ao Rio de Janeiro em curta temporada no Espaço Tápias, nos dias 20, 21, 27 e 28 de maio, às 20h. O espetáculo recebeu o "Prêmio Musical Rio Destaques 2022", na categoria selo musical.rio e celebra a vida e obra de Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil. Nascido no fim do século XIX, mesmo com desafios em sua trajetória, revelou-se um artista múltiplo dos palcos, picadeiros e cinema. Interpretado por seis jovens pretos (Elis Loureiro, Isaac Belfort, Igor Barros Peterson Ferreira e Sara Chaves, stands in: Caio Nery e Vitória Rodrigues), os artistas dão vida a inúmeros personagens que permearam a história de Benjamin. O relato através da vivência dos atores e atrizes em cena, reflete sobre racismo e apagamento de narrativas pretas na arte.  



Dirigido por Tauã Delmiro, o musical foi construído de forma colaborativa a partir do roteiro base criado por Rebeca Bittencourt. A dramaturgia do espetáculo é permeada por canções originais criadas especificamente para ‘Benjamin’, contando com trilhas exclusivas feitas pelo artista James Lau. Já a direção musical é composta pela olhar inovador de Peterson Ferreira ao lado de Nakiska Muniz e coreografias de Marcelo Vittória.


‘Benjamin, O Palhaço Negro’ é um projeto idealizado e produzido por Isaac Belfort CEO da Belfort Produções em parceria com a Produtora Alada. O musical fez estreia nacional em Outubro de 2022 no Rio de Janeiro e já realizou uma curta turnê passando por São Paulo, Niterói, e a Quadra da G.R.E.S Portela.



FICHA TÉCNICA:

 

Elenco: Elis Loureiro, Isaac Belfort, Igor Barros Peterson Ferreira e Sara Chaves.

Stands in: Caio Nery e Vitória Rodrigues

Idealização e Direção de produção: Isaac Belfort

Direção geral: Tauã Delmiro

Direção musical: Peterson Ferreira e Nakiska Muniz

Direção de Movimento de coreografias: Marcelo Vittória

Dance capitan: Elis Loureiro

Design de Som: Breno Lobo

Roteiro Base: Rebeca Bittencourt

Produção musical e Trilha sonora: James Lau

Músicas: Nakiska Muniz, Rebeca Bittencourt, Tauã Delmiro e Peterson Ferreira.

Assistente de direção e residente: Manu Hashimoto

Design de Luz: JP Meirelles

Figurinista e Costureiro: Isaac Neves

Concepção cenário: Alex Carvalho

Visagismo: Caio Godard

Fotos: Paulo Aragon

Cenotécnico: Adriano Farias

Audiovisual: Leo Rocha

Identidade visual e ass. de produção : Gabriel Barbosa

Mídia e produção: Samara Fellipe

Produção Executiva e marketing: Samara Fellipe

Produtora associada: Produtora Alada

Produção Geral: Belfort Produções 


Sobre o Espaço Tápias




O novo Espaço Tápias inaugurado em 30/4/2022 na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.

 

O Espaço Tápias disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos.

 

A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo.

 

A nova sede inaugurou uma etapa inovadora da jornada do Espaço Tápias, abarcando o que já é realizado até agora, e lançando-o em novas empreitadas, para que, todos os amantes de dança e de outras artes, possam trilhar novos caminhos e oferecer mais espaço à arte.

 

 SERVIÇO:

Benjamin, O Palhaço Negro

Datas: 20, 21, 27 e 28 de maio (sábados e domingos)

Local: Espaço Tápias - Sala de espetáculos Maria Thereza Tápias

Horário: 20h

Duração:1h20

Classificação: 16 anos

80 lugares

Ingressos: SYMPLA | R$ 30 (meia) e R$60 (inteira)

Endereço: Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Barra da Tijuca



Comentários