Mudanças agitam o cenário da Unidos do Jaçanã

 


Nesta semana, a Unidos de Jaçanã iniciou uma série de divulgações que deverá mudar o ritmo interno da agremiação nos próximos dias rumo ao carnaval 2024.

O presidente, Cael Marques, anunciou a troca da Direção de Carnaval e, o ex-Diretor de Harmonia, Juninho Névoa, assumiu o cargo. O vai-e-vem não para por aí, pois, o primeiro casal está em fase de negociação, a agremiação deve ter uma nova rainha a ser anunciada nos próximos dias, mudanças na coordenação da ala das baianas e criação de demais setores.




PRIMEIRA MUDANÇA:

A primeira mudança anunciada na mídia foi a contratação do novo carnavalesco, J. Sane Malagutti. Com 25 carnavais nas costas, Sane, trará um novo estilo de fazer carnaval com enredos que envolvam pesquisa histórica e apelação conativa.

A agremiação já começou a soltar dicas do enredo para aguçar o público nas suas redes sociais (Facebook e Instagram). Em breve, o enredo será oficialmente anunciado e a sinopse disposta à todos veículos de comunicação.




SAMBA-ENREDO:

Neste ano, a agremiação não abrirá concurso para a composição de samba-enredo. A Ala Musical será responsável pela criação do samba, uma vez que trabalhará em consonância com o carnavalesco devida a complexidade do tema.

O samba deverá ser anunciado logo após o Arraiá da Unidos do Jaçanã, previsto para 26 de junho.

 


HISTÓRICO:

Nascida em 27 de setembro de 2013, o Grêmio Recrativo Cultural Social e Escola de Samba Unidos do Jaçanã conta com 5 desfiles em 9 anos de fundação.

Partindo de um ideal do presidente Cael Marques a agremiação veio do seu primeiro desfile de rua intitulado “A verdadeira MPB da Periferia”, no ano de 2019 na considerada vaga aberta.

No ano seguinte, o grupo mudou o nome para Acesso de Bairros III, da UESP, onde permanece até os dias atuais.

Quem houve falar do Jaçanã, logo faz o link com Adoniran Barbosa e o Trem das Onze. Contudo, a agremiação leva o nome do bairro inspirado pelos indígenas, e tem como o seu símbolo a própria ave Jaçanã, nativa da mata local em tempos idos. Ela carrega o trem em suas garras, como mostra o brasão do pavilhão azul e dourado da Unidos.

 

Comentários