Mostra de Literatura diversa, periférica e contemporânea no Sesc Consolação

  Mostra Literária LivroLivreLivra: Uma experiência imersiva

na literatura diversa, periférica e contemporânea

 

A mostra reúne 20 expositores, entre coletivos, editoras, autores(as) independentes e
artistas gráficos e visuais, além da presença das escritoras Maria Vilani e Helena Silvestre, 
convidadas do bate-papo Que periférico é esse na Literatura Periférica?
 

Dias 13 e 14 de maio no Sesc Consolação


Crédito: Rodrigo Motta 

No final de semana, nos dias 13 e 14 de maio, acontece a primeira edição da Mostra Literária LivroLivreLivra, na área de convivência do Sesc Consolação. O evento tem o objetivo de apoiar e difundir produtores independentes da literatura que trabalham a palavra e a leitura de diferentes formas; vão desde editoras de livros, quadrinhos, zines, escritores(as), até artistas gráficos e visuais e suas diferentes formas de manifestar sua arte. A programação é gratuita e voltada para todas as idades e busca oferecer aos visitantes uma experiência imersiva na literatura diversa, periférica e contemporânea.  
 

O tema dessa edição é inspirado no termo "escrevivência", cunhado pela escritora Conceição Evaristo, que descreve a vida que se escreve na vivência de cada pessoa. O nome do evento LivroLivreLivra reforça esse pensamento e foi criado com base nas diretrizes do projeto, que incluem a diversidade, pluralidade, democratização da literatura brasileira, além do uso dos artigos "A", "E" e "O" - dentro da discussão de gênero. Esse título faz um jogo de palavras que sugere o Livro como objeto que representa a principal forma de suporte literário; Livre para representar os agentes culturais da cena literária independente; e Livra para enfatizar a liberdade tanto de pensamento quanto de temas abordados.
 

Com a cocuradoria de Rodrigo Motta, um importante articulador cultural e idealizador da Banca Curva, ponto de exposição da cena independente na Vila Buarque, a Mostra Literária reúne 20 expositores da cena literária independente. Entre eles, estão coletivos como a Câmara Periférica do Livro e a Literarua, que buscam dar voz a produções literárias de regiões periféricas, bem como autores(as) individuais, artistas gráficos e visuais, entre outros.
 

Além dos expositores, a mostra conta com uma programação variada, incluindo a troca de livros com mediação de leitura, realizada pela Cia Circo de Trapo, o Sarau Poetry Jam, com Daniel GTR, o bate-papo Que periférico é esse na Literatura Periférica? com Maria Vilani, escritora e ativista cultural, e a escritora afro-indígena Helena Silvestre, com mediação do colunista Eleilson Leite, do site Outras Palavras e diretor da Coleção de Literatura Periférica da Global Editora. Além disso, haverá a contação de histórias meu Quilombo vivo com a atriz Maria Baú, idealizadora do espetáculo Os Rastros das Marias, que celebra o heroísmo da mulher negra no Brasil, e a oficina Vivência Serigráfica com Daniella Martini, idealizadora do estúdio gráfico Coticoá.
 

Para participar é só chegar!

Confira abaixo a programação completa: 

Mostra Literária LivroLivreLivra 

Com cocuradoria de Rodrigo Motta, idealizador da Banca Curva

Dias 13 e 14 de maio de 2023.

Sábado e domingo, das 11h às 17h.

Área de Convivência (Térreo) -- Sesc Consolação

Programação gratuita

Classificação: livre 

 

Feira Literária 

13 e 14/5. Sábado e domingo, das 11h às 17h  

 

mediação de leitura

Troca de Livros  

13 e 14/5. Sábado e domingo, das 11h às 15h30  

Com Cia. Circo de Trapo

 

Mediadores de leitura apresentam histórias e poesias através dos livros. O trabalho tem o objetivo de apresentar o acervo ao público gerando o gosto pela leitura num espaço aconchegante, onde também será promovida uma ação de troca de livros.   A Cia. Circo de Trapo foi fundada em 2001, é formada por palhaços, músicos, narradores de histórias, mediadores de leitura, escritores, compositores e atores

 

oficina

Vivência Serigráfica 

13 e 14/5. Sábado e domingo, das 12h30 às 15h30  

Com Coticoá

 

Vivência de serigrafia com Daniella Martini, designer gráfica e idealizadora do estúdio criativo Coticoá, onde desenvolve produtos, além de prestar serviços de curadoria e oficinas criativas.  Daniella é formada em Publicidade e Propaganda pela UMESP, pós-graduada em Design Gráfico pelo SENAC e em Design da Comunicação pelo POLIMI, e possui trabalhos expostos em espaços culturais como o Centro Cultural São Paulo. Sua experiência com a técnica de impressão serigráfica foi adquirida durante o programa Erasmus na University of South Wales.

Contato: Link  

 

sarau

Poetry Jam 

13/5. Sábado, às 16h  

Com Daniel GTR

 

O improviso do jazz e a oralidade da poesia sobem juntos no palco, para promover um encontro harmônico entre duas linguagens artísticas: música e literatura. Com o músico e slammer Daniel GTR, acompanhado por um trio de jazz que conta com a participação especial do trombonista Bocato.  
 

Daniel GTR também é educador, poeta e fotógrafo. Mestre em Letras e Doutorando em Literatura pela USP, venceu as grandes finais de Poetry Slam no Slam da Guilhermina (2016) e Slam da Roça (2017 e 2020). É autor das obras "manual para ler as estrelas" (2018) e "amanhã sonhei que uma peste invadia a casa" (2021). 

 

contação de histórias

Meu quilombo vivo 

14/5. Domingo, às 14h  

Com Maria Baú

 

Neste encontro, Dodô conta suas histórias de menina quilombola com elementos, cantigas e brincadeiras, construindo com as crianças um imaginário da grande travessia do povo africano para o Brasil.  

 Maria Baú é atriz, cantante, mineira e quilombola (Quilombo Baú, Araçuaí/MG). É idealizadora do espetáculo Os Rastros das Marias, o qual celebra o heroísmo da mulher negra no Brasil. Formanda em Kemetic Yoga e Pedagogia Griô.  

 

bate-papo

Que periférico é esse na Literatura Periférica? 

14/5. Domingo, às 16h  

Com Maria Vilani e Helena Silvestre

Mediação de Eleilson Leite

 

Os escritores e escritoras das periferias, ainda que estejam sob o mesmo céu e tenham o mesmo CEP, guardam entre si uma ampla diversidade de visões, estilos e concepções estéticas.  Neste encontro, vamos conversar sobre a questão: Até que ponto a classificação da literatura em função de seu lugar de anunciação, contempla a escrita produzida nas periferias de São Paulo?  

Maria Vilani 

Poeta que tem sua escrita ancorada na reflexão filosófica. Uma Educadora que faz florescer arte no bairro do Grajaú, periferia do extremo-sul de São Paulo. Nascida em Fortaleza (CE), chegou na metrópole paulistana com 23 anos, em 1990. Criou o Centro de Arte e Promoção Social (CAPS), um espaço que promove o pensamento humano através da filosofia e da arte. Entre seus livros, se destaca Penteando a VidaVaral Memórias de Maria e um pouquinho de mim. 

Helena Silvestre 

Escritora afroindígena nascida na periferia da região metropolitana de São Paulo, é militante das lutas por moradia e território. Coeditora da revista Amazonas no Brasil, educadora popular na Escola Feminista Abya Yala, em São Paulo. Entre seus livros, se destaca “Notas sobre a Fome” (Sarau do Binho, 2019), indicado ao Jabuti em 2020. 

Eleilson Leite 

Graduado em história pela FFLCH / USP e mestre em Estudos Culturais de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Ele é coordenador geral do Encontro Estéticas das Periferias e trabalha na ONG Ação Educativa desde 2000. É colunista do site Outras Palavras e diretor da Coleção de Literatura Periférica da Global Editora. Além disso, ele é autor de vários artigos sobre políticas públicas culturais e organizou o livro Grafitti em SP.

 

Expositores: 

 

Informações completas no link 

Lote 42   

Bebel Books

Editora Incompleta

Editora Dandara 

Câmara Periférica do Livro 

Literarua 

Edições Barbatanas 

ÔZé Editora  

Márcio Sno 

Coletivo SHN 

Ale Kalko   

Escape Zines 

Yuri Andrey 

Wagner Willian Menezes de Araújo  

Cleyton Mendes  

Francisco José Maringelli  

Mário César dos Santos Oliveira  

Ricardo Luís Silva

Jefferson Costa  

Banca Tatuí 

Banca Curva 

 

Sesc Consolação | Informações

Rua Doutor Vila Nova, 245, São Paulo -- SP 

Metrô Higienópolis-Mackenzie 

Telefone: (11) 3234 3000 

Facebook, Twitter e Instagram: /sescconcolacao  

Site Sesc Consolação

 

Horário de funcionamento   

Terça a sexta, das 10h às 21h30   

Sábados, das 10h às 20h

Domingos e feriados, das 10h às 18h  


Comentários