Ivan Vilela e Moreno Overá promovem memorável encontro de violas no Sesc Taubaté


 Ivan Vilela e Moreno Overá promovem memorável encontro de violas no Sesc Taubaté 


Esses dois importantes violeiros contemporâneos se encontram para uma prosa violada, permeada de causos, músicas autorais e clássicos da viola brasileira.


Sesc Taubaté recebe show inédito com o encontro dos violeiros Ivan Vilela e Moreno Overá


No dia 02 de junho de 2023 (sexta-feira), às 20h, com entrada gratuita, acontece o Encontro de Violas (Show) com Ivan Vilela e Moreno Overá no Sesc Taubaté, que fica na Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, em Taubaté (SP).


O show promove um memorável encontro entre Ivan Vilela (@ivanvilela10cordas) e Moreno Overá (@morenoovera.violeiro), dois importantes violeiros contemporâneos, para uma prosa violada, permeada de causos, músicas autorais e clássicos da viola brasileira.


Ivan Vilela é um virtuose da viola de dez cordas (viola caipira) e transita com naturalidade entre os contextos erudito e popular, sendo tanto um exímio instrumentista e compositor de complexas obras, como um reconhecido pesquisador e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Artista do Vale do Paraíba, tem uma produção musical que bebe de inúmeras fontes, indo de variados gêneros musicais das culturas populares – como o cururu - à música erudita, do Clube da Esquina aos Beatles, da canção popular à composição clássica.


Moreno Overá é músico e compositor, natural de Campinas (SP) vivendo atualmente em São Luiz do Paraitinga (SP). Intérprete e compositor versátil, atua no circuito musical desde 1985, apresentando-se com diversos grupos de diferentes estilos em muitas cidades dos estados brasileiros e também em países como Argentina, Chile e Colômbia. Desde 1999 dedica-se à viola caipira e a difusão do folclore brasileiro de uma maneira contemporânea e descontraída. Toca e canta por todo o Brasil, principalmente em festas folclóricas do Vale do Paraíba. Integrou o grupo Tarancón de 2009 a 2015.


Os caminhos desses dois artistas se cruzaram em 2018, momento em que Ivan Vilela, como curador do selo SESC na série de CDs intitulados “Viola Paulista”, pode conhecer com mais profundidade a obra do violeiro Moreno Overá, que participou desta coletânea lançada em CD e nos streamings. 


Neste show, Ivan Vilela explora todo o potencial de sua técnica para a viola caipira, que inclui pinçar com os dedos da mão direita as suas dez cordas de modo independente e não apenas os pares de cordas - como é a técnica corriqueira do instrumento. Além de situar a viola e a cultura caipira dentro do espetáculo, aproximando o público também da história do instrumento.


Moreno Overá, que além de compositor e poeta, é um exímio instrumentista de viola, se utiliza das formas tradicionais do universo caipira como base para uma leitura contemporânea da nossa história, unindo pontas aparentemente distantes, inspirando o público a não entrar em um estado de desenraizamento cultural.


Uma oportunidade para conferir o trabalho desses artistas emblemáticos do universo da viola brasileira em um encontro inédito, que celebra a viola brasileira e a cultura popular. 


Mais informações: https://www.instagram.com/ivanvilela10cordas/

https://www.instagram.com/morenoovera.violeiro/

https://www.instagram.com/sesctaubate/


SERVIÇO: Show - Encontro de violas com Ivan Vilela e Moreno Overá

Com Ivan Vilela e Moreno Overá

Sinopse: Ivan Vilela & Moreno Overá, dois violeiros contemporâneos que se encontram numa prosa violada, permeada de causos, músicas autorais e clássicos da viola brasileira.

Afinações distintas, Ivan em Cebolão, Moreno em Rio Abaixo, mas o coração caipira é único.

Um memorável encontro!

Duração: 90 minutos

Classificação Livre - Grátis

Quando: 02 de junho de 2023 (sexta-feira)

Horário: 20h

Onde: Sesc Taubaté

Endereço: Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Taubaté (SP)


Comentários