Iosef Broitman lança "Bobagens Aleatórias" na Livraria Argumento do Leblon (17/05)

 

“BOBAGENS ALEATÓRIAS”

Livro de crônicas de Iosef Broitman


O primeiro livro e a vontade, o gosto e o hábito de escrever. Este livro “Bobagens Aleatórias”, de Iosef Broitman, publicado pelo selo Artêra, a personalidade arteira da Editora Appris, nasceu na pandemia, num impulso de tirar projetos da gaveta, um estopim para colocar na rua seus pensamentos e sentidos em crônicas, com textos curtos, flashes de observações e insights, retratados quase como um twitter desse mundo apressado, girante e cheio de estímulos.

 

lançamento do livro será no dia 17 de maio, quarta, às 18h30, na Livraria Argumento no Leblon. 

 

Iosef é niteroiense, formado em jornalismo e mais um brasileiro que não desiste facilmente. Durante anos rascunhava pela vida e, após várias peripécias, deu a sorte de trabalhar com o diretor Nelson Pereira dos Santos, em 1995, no filme “Cinema de Lágrimas”. O diretor, amigo de seu pai, o apadrinhou desde que era um pirralho temperamental com os cabelos cor de areia e, assim que cresceu um pouco, lhe deu a chance de trabalhar no filme, um projeto para as comemorações dos 100 anos do cinema. Foi Nelson que também sugeriu que fizesse a faculdade de jornalismo ao invés da de cinema, argumentando que “não precisa de diploma para trabalhar com cinema”.

 

Seguindo seus conselhos, ingressou na faculdade de Jornalismo da UFF em 1996 e, ansioso de carteirinha, passou a trabalhar em pequenas publicações já no início do curso. Escreveu durante um bom tempo a revistinha de um bairro da região Oceânica de Niterói, a de um clube no centro da cidade, a de um hospital no mesmo bairro e logo em seguida, foi contratado pelo jornal O Fluminense. Tudo na sua adorável Niterói.

 

Após algumas experiências em veículos maiores e já morando na Zona Sul do Rio de Janeiro, o jornalismo se afastou de sua vida. Mas o gosto de ler e escrever continuou profundamente enraizado. E seguiu pela vida com outros tipos de trabalho, mas escrevendo sempre, hábito que nunca perdeu, mesmo que só pra seu deleite. Daí surgiu a idéia e a vontade de reunir seus rabiscos e textos nesse apanhado de crônicas que agora compõem este livro “Bobagens Aleatórias”.

 

São crônicas nascidas de suas observações, pensamentos despretensiosos, encontros com amigos, reflexões, gargalhadas, com muito humor, brasilidade, leveza e, por que não, um tanto de carioquice.

 

Bobagens Aleatórias

Autor: Iosef Broitman

Editora: Artêra

Páginas: 115

Preços: Versão online: R$ 15,00 e a Impressa: R$ 42,00

Lançamento: 17/05, quarta, às 18h30, na Livraria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon)

Comentários