INTERVENÇÃO TEATRAL/CentroSP - Locais bombardeados na Revolta Paulista de 1924

 O Coro da Coluna: Intervenção Teatral Urbana acontece na Estação da Luz,

Praça Ramos de Azevedo, Largo da Concórdia e Praça José da Silva Campan.



Coletivo de Galochas realiza, no dia 20 de maio (sábado), quatro intervenções teatrais urbanas pela região do centro antigo da cidade de São Paulo. Trata-se do Coro da Coluna: Intervenção Teatral Urbana, que reúne o grupo de atuação formado nas oficinas de coro cênico do projeto Coluna Prestes: Encruzilhadas da Marcha da Esperança, do Coletivo.

 

As ações ocorrem na Praça Ramos de Azevedo (República), às 8h30; na Estação da Luz (Luz), às 10h; no Largo da Concórdia (Brás), às 11h30; e na Praça José da Silva Campan (Mooca), às 13h. Os territórios escolhidos são marcados historicamente pelos bombardeios e conflitos da Revolta Paulista de 1924, incidente seminal que viria se tornar a Coluna Prestes.

 

A intervenção se dá por meio de evoluções de movimentações cênicas, coreografias, cantos e jograis. As “tropas” da Coluna Prestes interveem subitamente no espaço da cidade, interrompendo a rotina com um momento lúdico de resgate da memória desses bairros, lembrando dos conflitos que escreveram com pólvora e sangue a história desses territórios de São Paulo.

 

O Coro da Coluna foi estabelecido após dois meses de oficinas gratuitas de coro cênico, campo técnico específico que envolve corporalidade, possibilitando a composição coletiva, não homogeneizada. A atuação, feita em uníssono, busca essa capacidade de composição de modos expressivos de dizer em conjunto. As ações do Coro da Coluna: Intervenção Teatral Urbana consolida esse processo formativo.

 

Coro da Coluna: Intervenção Teatral Urbana faz parte do projeto Coluna Prestes: Encruzilhadas da Marcha da Esperança, nome homônimo do espetáculo teatral que Coletivo de Galochas estreia no dia 2 de junho de 2023, no Teatro Arthur Azevedo, cumprindo temporada de um mês – às sextas e aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h. Este projeto - contemplado na 39ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, 2022 - procura reconstruir cenicamente uma das passagens mais icônicas e importantes da história do Brasil do século XX, a marcha da Coluna Prestes, que marca o fim da república velha durante a década de 1920.




 

Intervenção: Coro da Coluna: Intervenção Teatral Urbana

Dia 20 de maio de 2023 – Sábado

8h30 - Praça Ramos de Azevedo (República)

10h - Estação da Luz (Luz)

11h30 - Largo da Concórdia (Brás)

13h - Praça José da Silva Campan (Mooca)

Gratuito (evento ao ar livre). Duração: 30 minutos. Classificação: livre

Comentários