INSCRIÇÃO GRÁTIS ATÉ 28/5 - 30 e 31/5 “Sustenta Carnaval Expo” em lançamento no bairro da Gamboa, zona portuária do RJ

 

“Sustenta Carnaval Expo” em lançamento no bairro da Gamboa, zona portuária do RJ

 

Entrada franca para visitação da exposição e do acervo exclusivo de 23 toneladas de fantasias e adereços, roda de conversa e palestras

 

O projeto Sustenta Carnaval EXPO é a primeira exposição de fantasias e adereços recolhidos na área da dispersão do Sambódromo do Rio de Janeiro. Com entrada franca, o evento que será realizado nos dias 30 e 31/5 no saguão do 1º andar da Moby Self Storage da Gamboa, propõe no bairro da zona portuária, além da exposição dos insumos, mini palestras, roda de conversa e atelier de reciclagem com profissionais de referências dos setores culturais e de sustentabilidade.

 

O acervo do Sustenta Carnaval conta com mais de 23 toneladas recolhidas no Carnaval de 2022 e 2023. Esses insumos estão sendo disponibilizados para projetos de iniciativas solidárias em forma de doação e projetos culturais e educacionais em forma de revenda por quilo.

 

A entrada para a programação de lançamento é gratuita com confirmação da presença até 28/05 (informações no serviço), tendo como foco principal: representante de empresas, organizações, instituições, gestores, lideranças, intelectuais, educadores, artistas plásticos, profissionais das áreas ambiental e social, performistas e atores em diversas áreas da cultura. A realização é da Associação Brasil Cultural em parceria com a Moby Self Storage, espaço onde está sendo feita a triagem e a organização dos insumos, após os desfiles das 27 escolas de samba nas 5 noites do Carnaval 2023, um trabalho executado em conjunto com a equipe da Comlurb. 




 

Projeto Sustenta Carnaval 

 

Idealizado em 2020 por Mariana Pinho, o Sustenta Carnaval é um projeto socioambiental e de economia circular cujo conceito tem como objetivo gerar debates e reflexão sobre a adoção de princípios sustentáveis de circularidade no desenvolvimento de novos mercados e cadeias produtivas para a indústria criativa. O projeto integra sua ação na engrenagem cíclica do Carnaval Carioca (evento anual). Reinventando, reciclando e fazendo durar o Carnaval do Brasil, estabelecendo assim a relação com a economia circular. 

 

O impacto direto nas ações do projeto Sustenta Carnaval vem do resultado da receita de revenda dos insumos que, uma vez concretizada, é revertida em projetos de neutralização de carbono e programas de inclusão e capacitação profissional.

O objetivo do projeto Sustenta Carnaval  não é apenas impedir que esses novíssimos trajes sejam descartados, mas demonstrar o potencial de reúso em diferentes eventos e propostas. Entre as parcerias bem sucedida, destaca-se a ponte estabelecida pela SECEC (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa) e as Prefeituras dos Municípios do Rio de Janeiro, que ao utilizarem as fantasias em suas decorações festiva, nos figurinos dos projetos culturais e eventos que fazem parte do calendário de cada localidade, agrega sustentabilidade ao projeto e a cada região do Rio de Janeiro. Uma engrenagem sustentável, cultural e um exemplo para a futura geração.  

O acervo do projeto faz parte do objeto do Convênio com a Secretaria Municipal do Ambiente e Clima, dando impulso a uma série de ações sustentáveis sem fins lucrativos, em relação direta com desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, associadas ás áreas temáticas que envolvem tecnologias, competências e novas oportunidades. 

Realizado pela Associação Brasil Cultural, o projeto não possui fins lucrativos. Os ocasionais lucros são destinados à programas de investimentos e capacitação profissional para mulheres (negras, monoparentais, trans e refugiadas). 

As ações do Sustenta Carnaval estão alicerçadas nos 17 ODS da ONU, tendo como base um desenvolvimento responsável e atuante para os resultados esperados do projeto. A meta é permanecer diretamente ligado à Agenda 2030 e à "Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas" que visa prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos.

 


PROGRAMAÇÃO

 

30 de maio, terça-feira.

Participação das seguintes autoridades:


Danielle Christian Ribeiro Barros
Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ

Tainá de Paula

Secretária de Ambiente e Clima do Rio de Janeiro 

Clara Paulino
Presidente do Theatro Municipal

Sergio Almeida Firmino
Presidente FICCCERJ

Andréa Feio

Vice-Presidente da Riotur

Cláudia Gonçalves de Lima

Pró-reitora de Pós-graduação da UERJ


13h
 - Abertura da casa

14h - Cerimônia de Lançamento com representantes e parcerias

15:30h - Apresentação das propostas de doação e revenda do Projeto

16h -  Mini palestras com roda de conversa com: 

  • Marcel Gallo Balassiano - Subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação · Prefeitura do Rio de Janeiro

Tema: “Carnaval de dados”

  • Roberta Castro -  Radar Corporativo.

              Tema: “O beabá do ESG”

  • Barbara Rigaud - G.R.E.S. TPM

 Tema “Protagonismo Feminino no Carnaval” 

 

31 de maio,  quarta feira.


10h - Aula de customização e reaproveitamento

14h - Apresentação das propostas de doação e revenda do Projeto

         Roda de conversa com representantes de iniciativas sustentáveis 

Realização: Associação Brasil Cultural

Coprodução: Fundação Macatur e SertãoRio

Apoio institucional:

Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro,  Secretaria Municipal Ambiente e Clima, Comlurb,  FICCCERJ (Federação da Indústria Criativa Cultural do Carnaval do Estado do Rio de Janeiro),  RioTur e Radar Corporativo

Apoio Cultural: A.R.E.S. Vizinha Faladeira, Theatro Municipal,  Dimona Camisetas  e Polo da Região Portuária

Apoio: Moby Self Storage e Turtles Café

 

 

Facebook: https://www.facebook.com/sustentacarnaval

Instagram: https://www.instagram.com/sustentacarnaval.br

 

CRÉDITOS IMAGENS: 

Acervo e Fantasias: Mariana Pinho

Modelos: Rudah Pinho Martins, Ana Paulino e Eloá Abreu

Direção artística e Fotografia: Eliane Góes

 

SERVIÇO

 

Evento: "Sustenta Carnaval Expo" 

Dia 30/5: 14h  às 18h

Dia 31/5: 9h30 às 18h

Local: 1º andar da Moby Self Storage da Gamboa

Endereço: Rua Rivadávia Corrêa, 127 - Porto Maravilha, Rio de Janeiro

Telefone(21) 3148-0300

Capacidade: 600 lugares

ENTRADA FRANCA com inscrições antecipadas até o dia 28/5, domingo, pela plataforma Sympla

Link:  

https://www.sympla.com.br/evento/sustenta-carnaval-expo/1989465?_gl=1*1rv97an*_ga*MTMyMjM5NDA0NS4xNjgzNzIxNDA0*_ga_KXH10SQTZF*MTY4MzgwOTMwNC42LjEuMTY4MzgxMjIyNi4wLjAuMA..

 

EVENTO GRATUITO: Sujeito a lotação

Classificação: LIVRE :. 
(permitida a entrada de menores de 18 anos apenas 
se acompanhados dos responsáveis legais)

 

Mais informações

WhatsApp: (21) 99945-8788


Comentários