Exposição “OCEE - Omolu | A Cura” reestreia na Cidade das Artes

 


Crédito da Foto - Bendito Benedito (Fotógrafo) e Emanuele Sanuto (Produto Cultural da exposição): Allan Sampaio

Mostra fotográfica reúne registros da arte de terreiro com entrada gratuita e nova cenografia



Depois do sucesso de público no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), a exposição OCEE - Omolu | A Cura chega à Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, trazendo novidades para esta edição. O acervo conta com 5 fotografias de Bendito Benedito, que registram a arte de terreiro de uma iniciação de uma muzenza, mona nkisi Nsumbu (pessoa iniciada,  filha da divindade Nsumbu, divindade ligada à terra, à cura e pertencente ao panteão de divindades do povo bantu) dentro do Candomblé (Nação Angola), 14 fotografias do espetáculo, com texto do Diretor de Teatro Hudson Batista, e a cenografia do artista plástico e carnavalesco Alex Carvalho.


O sagrado sob as lentes da produção cultural é retratado em prol ao combate à intolerância religiosa, que conta também com um vídeo sobre a construção do espetáculo ‘Omolu, A Cura’ e o processo de unir arte e religião. A exposição traz, então, elementos de artes visuais que remetem à divindade Omolu e as características do seu culto. Porém, tão importante quanto o significado das imagens é que esta é uma construção de profissionais de várias religiões, promovendo a comunhão de saberes e de fé.


A curadoria é de Robson de  Paula, mais conhecido como Tata Agionà Ria Nkasuté, que também é pesquisador e ogã dentro das religiões de matrizes africanas, atuando como curador também nas edições anteriores do projeto OCEE e com importante contribuição para a cultura afro com seu conhecimento há mais de três décadas. E, para a estreia, os líderes religiosos Mameto Verônica Ria Ndandalunda e Pai Márcio d' Jagun já são presenças confirmadas.


O evento tem apoio da Coordenação de Diversidade Religiosa do Rio de Janeiro, da Cidade das Artes e Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e é uma realização da Sanuto Produções, empresa que completa 12 anos de experiência no segmento cultural. Para a produtora Emanuele Sanuto, a reestreia da exposição em um local maior para um público mais abrangente vai impactar a sociedade de maneira diferente:


“Esse projeto sempre supera o que prevemos. Vamos para um espaço de 221,42 m2, na Sala Vip de um dos maiores equipamentos culturais do Rio de Janeiro e isso certamente é resultado de um trabalho feito com excelência construído por muitas mãos. Este é um dos projetos mais significativos para mim pessoalmente e profissionalmente porque possui uma pauta importante e necessária, que é o combate à intolerância religiosa”.



Crédito da Foto - Mameto: Bendito Benedito


OCEE - Omolu | A Cura fica em exibição de 17 de maio a 30 de junho na Cidade das Artes, que fica localizada na Avenida das Américas, 5300, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. O espaço fica aberto das 10h às 19h, de terça a domingo, com entrada gratuita. A classificação é livre. 


Serviço:

Exposição: OCEE - Omolu | A Cura

Local: Cidade das Artes

Endereço: Avenida das Américas, 5300, Barra da Tijuca

Temporada: de 17 de maio a 30 de junho

Horário: das 10h às 19h, de terça a domingo

Entrada: gratuita



Ficha Técnica:

Idealização e Concepção do Projeto: Emanuele Sanuto

Realização: Sanuto Produções

Direção de Audiovisual e autor das Obras: Marco Alcântara - Bendito Benedito

Direção Artística: Hudson Batista - Gudi Hud

Coordenação: Mameto Verônica Ria Ndandalunda

Produção: Marilene Ribeiro 

Curador: Robson de Paula - Tata Agionà Ria Nkasute

Leitura e Cenografia: Alex Carvalho

Elenco (vídeo):  Lucia Sanuto, Canela Monteiro, Flavinny Oliveira, Priscila Lúcia (in memória) e Luigi Barker

Figurino: (Nanã e Yemanjá) - Angélica Ria Matamba

Espetáculo: André Guilherme, Fabio, Wendel Santos, Pri Araújo e Helen Cabral 

Ator convidado: Fábio França

Identidade Visual: Greice Kelli

Design Gráfico: Natasha Arsenio - Jocamali Comunica

Assessoria Jurídica: Dra. Ana Paula - AP Carvalho Advocacia e Assessoria Jurídica 

Assessoria de Imprensa: Angélica Zago - Angel Comunicação e Assessoria


Apoio: Coordenação de Diversidade Religiosa do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e Cidade das Artes.

Comentários