Espetáculo de Kleber di Lázzare é atração no Cine Theatro Carlos Gomes na sexta-feira

 


Solo-manifesto do artista do ABC, Kleber di Lázzare,  retrata um pierrô maltrapilho que transita entre o presente e o passado tentando entender o atual momento em que vivemos


Solo teatral do ator e diretor Kleber di Lázzare é atração no Cine Theatro Carlos Gomes na sexta-feira


No dia 19 de maio de 2023 (sexta-feira), às 20h, com entrada gratuita, o ator e diretor Kleber di Lázzare apresenta o espetáculo teatral “O Futuro Chegou Ontem” no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, patrimônio histórico e espaço cultural de Santo André, localizado na Rua Senador Fláquer, 110.


Inspirado na frase “Não fomos catequizados. Fizemos foi Carnaval”, do Manifesto Antropofago de Oswald de Andrade, o espetáculo “O Futuro Chegou Ontem”, foi escrito, concebido e é interpretado por Kleber di Lázzare, renomado artista da região, formado pelo Núcleo de Dramaturgia da ELT - Escola Livre de Teatro de Santo André


O solo-manifesto inspira uma reflexão sobre as contradições existentes no Brasil do presente e do passado. Na trama, um pierrô maltrapilho é abandonado à própria sorte no meio da avenida por onde sua escola de samba desfilou em um tenebroso último carnaval. Estão espalhados por esse lugar restos de confetes, serpentinas e corpos, sobras das histórias, vestígios de violências e marcas de crueldade. 


Transitando entre o presente e o tempo passado/histórico, esse palhaço das ruas e da folia toma a avenida vazia de vida e de oxigênio e narra a sua derrocada. Ele remonta, dentro de um estado de alucinação, os últimos atos da comunidade da sua Escola de Samba na luta por existirem. Na busca por unir as partes dessa imensa colcha de retalhos, ele apoia-se e confunde-se entre acontecimentos recentes e fatos longínquos da nossa história. 


O solo teatral busca criar escritas para a cena a partir dos medos, dos desejos, das perdas, dos ganhos, dos conflitos, das bifurcações, das novidades, das repetições, dos olhares, das cegueiras, das frestas de luz, das escuridões, das respirações resistentes, das asfixias forçosas, das contradições e das inércias de um país e de um povo. E, também, da necessidade inadiável de criar movimentos que nos tomou nos últimos tempos e que encontra ecos em diversos outros momentos da nossa história.


“É uma escrita cênica, um manifesto, um cortejo teatral, que visam dar voz e visibilidade aos corpos, às culturas, aos sobreviventes, aos silêncios forçosos, e às páginas apagadas da nossa história; dar visibilidade e palco para os direitos retirados e às expressões de um povo – expressões, direitos e páginas que definem esse povo”, explica di Lázzare.


“Criar um relato poético, cênico e teatral para estes tempos contraditórios e assombrosos é uma busca artística por uma cartografia sobre o nosso hoje para compartilhar e compreender – passado e presente – e, assim, podermos aludir acerca de possibilidades futuras”, acrescenta. 






Sobre Kleber di Lázzare

Cursou, entre os anos de 1994 e 1996, Artes Cênicas na EAD – Escola de Arte Dramática/USP; se formou em Letras, pela Fundação Santo André; em 2011, graduou-se em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

Aperfeiçoou seus trabalhos com os cursos de Dramaturgia, com Chico de Assis; formou-se em Dramaturgia pelo Núcleo de Dramaturgia da ELT, em 2003, sob a coordenação de Luiz Alberto de Abreu; Direção, com Plínio Rhigon; O Ator Criador, com Ricardo Kosovsk; Canto no Teatro, com Dionísio Moreno; Cenografia, com Ciro Del Nero; entre outros.


Como ator, destacam-se os trabalhos: “Você Precisa Saber de Mim”, “A Felicidade Segundo os Felizes”; “A Tempestade”, de William Shakespeare, sob direção de Marcelo Lazzaratto; o autoral “O Dono da Videolocadora”, entre outros.


Como diretor, entre os mais de trinta espetáculos dirigidos, destacam-se “O Homem Travesseiro”, de Martin MacDonagh; “Mãos Dadas”; o autoral “O Fabuloso Mundo das Descobertas”; “As Damas de Paus”, de Mara Carvalho; “Felizes 30!”, de Eduardo Galán, entre outros.


Ficha Técnica - Dramaturgia, Concepção e Interpretação: Kleber di Lázzare | Preparação Corporal e Assistência de Direção: Marcela Sampaio | Pesquisa Musical, Trilha Sonora e Música Original: Edu Berton | Pesquisa e Produção Musical: Vitor Trida | Voz na Canção Original: Aline Calixto | Criação e Execução de Figurino:  Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon | Costureira: Simone Santos | Aderecista: Biano Ferraro | Pintura de Arte: Leandro Art | Criação de Cenografia: Kleber di Lázzare  | Execução de Cenografia: PalhAssada Ateliê | Visagismo: Louise Helène | Fotografia: Cleber Correa | Identidade Visual e Mídias Sociais: Carlos Sanmartin | Contrarregra e Operação de Som: Rafael Fuzaro  | Assessoria de Imprensa: Pombo Correio | Produtora Executiva e Operação de luz: Marina Rodrigues | Direção de Produção: João Noronha  |Realização: RN Produções Artísticas e Cia Grite de Teatro


Informações: https://www.facebook.com/secult.santoandre e www.instagram.com/secult.santoandre/


Serviço: Espetáculo “O futuro chegou ontem”

Com Kleber di Lázzare

Sinopse: Um pierrô maltrapilho do terceiro mundo está abandonado à própria sorte no meio da avenida por onde sua escola de samba desfilou em um tenebroso último carnaval. Esse palhaço das ruas e da folia toma a avenida vazia de vida e de oxigênio e narra a sua derrocada. Um olhar afiado e necessário para o nosso tempo e para essa construção ameaçada por pilastras corroídas pelo tempo que chamamos de nação. É fato: ela pode vir a desabar a qualquer momento.

Duração: 90 minutos

Grátis - Sem necessidade de retirada de ingressos 

Quando: 19 de maio de 2023 (sexta-feira) - Horário: 20h

Onde: Cine Theatro de Variedade Carlos Gomes

Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro - Santo André - SP


Comentários