DIADEMA - Cia Asfalto de Poesia apresenta espetáculo e oficina de palhaçaria em Diadema com entrada gratuita


 O espetáculo de palhaçaria reflete sobre a amizade entre duas mulheres que precisam vencer os desafios da convivência diária, mesmo com personalidades muito diferentes, inspirando um novo olhar sobre os estereótipos criados para as relações femininas.


Cia Asfalto de Poesia apresenta espetáculo e oficina de palhaçaria em Diadema com entrada gratuita


No dia 18 de maio de 2023 (quinta-feira), às 10h e às 15h, com entrada gratuita, a Cia Asfalto de Poesia (@ciaasfaltodepoesia) realiza apresentações do espetáculo de palhaçaria feminina “Par de Duas” no Centro Cultural e Biblioteca Serraria, que fica na Rua Guarani, 790 - Serraria, Diadema - SP.


Sendo que na quinta-feira anterior, dia 11 de maio, de 19h às 23h, acontece a Oficina de Palhaçaria e Improviso com a artista Marcela Sampaio. Serão disponibilizadas 30 (trinta) vagas gratuitas para pessoas com mais de 14 anos de idade. As inscrições serão realizadas no local com 30 minutos de antecedência.


O espetáculo “Par de Duas” conta a história da amizade entre Clowndette Maria e Mussarella, duas palhaças com personalidades muito diferentes, que precisam vencer os desafios da convivência diária, morando em uma mesma casa. Os números excêntricos musicais, danças, tapas, tombos e cambalhotas, divertem o público e ilustram esse contagiante encontro entre as duas amigas e palhaças. 


Com a direção de Lilian Moraes (Grupo Off-Sina e Eslipa Escola Livre de Palhaços - RJ), o espetáculo reflete sobre a amizade e a alteridade, trazendo a arte da palhaçaria de forma plena a partir de uma pesquisa sobre a presença da mulher em cena, explorando novas perspectivas, como a apropriação das mulheres sobre essa linguagem, a discussão de temas femininos e feministas por meio do lúdico e da união entre as mulheres, inspirando a comunhão da arte com homens, mulheres e crianças.


“O pensamento machista propaga que as mulheres não são companheiras “por natureza”, que há sempre “uma competição pelos homens”. Acreditamos que a melhor maneira de enfrentar essas dificuldades é rir delas. Não um riso solitário, mas sim um riso em comunidade, um riso compartilhado”, comenta o grupo.


Além das apresentações, a temporada promove uma Oficina de Palhaçaria e Improviso com a artista Marcela Sampaio. Um encontro com exercícios práticos fundamentados nos jogos teatrais e específicos da linguagem, que iniciam no estado de prontidão e abertura para o jogo, passando pela estruturação do corpo cômico (uma das principais ferramentas da arte da palhaçada), pela voz, a desconstrução da linguagem falada e as diferentes melodias possíveis; e jogos da máscara do nariz vermelho.


O objetivo é convidar as pessoas participantes para a experiência da arte da palhaçaria, por meio de vivências, jogos improvisacionais e técnicas específicas dessa linguagem. E, ainda, criar relações dessa linguagem com a vida cotidiana. 


As ações fazem parte da temporada de circulação do grupo com o projeto Par de Duas Circulação” contemplado no edital Proac nº 8/2022 Circulação de Espetáculo de Circo.


Sobre a Companhia Asfalto de Poesia

A Companhia Asfalto de Poesia é formada por artistas egressos da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e do Instituto de Artes-UNESP, que pesquisam as máscaras teatrais cômicas, em especial o nariz vermelho, uma dramaturgia autoral e o diálogo entre o humor e o universo feminino. 


O grupo possui em seu repertório espetáculos infantis e adultos, além de realizar oficinas de teatro para diversas faixas etárias, intervenções e contações de história, tendo se apresentado em importantes palcos como Virada Cultural, Virada da Saúde, Circuito Sescoop de Cultura, Bibliotecas, SESCs, teatros distritais e espaços privados. Além disso, foi contemplada com prêmios como Proacs, Fomento ao Circo para Cidade de São Paulo e participou de diversos festivais.


Informações: www.ciaasfaltodepoesia.com / www.facebook.com/asfaltodepoesia e www.instagram.com/ciaasfaltodepoesia 

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=dVimcCch5uw


Ficha Técnica: Concepção e atuação: Amanda Massaro e Maria Silvia do Nascimento | Direção: Lilian Moraes | Assistência de Direção: Rebeka Teixeira | Direção de movimento: Ronaldo Aguiar | Cenário e Figurino: Karine Lopes | Traquitanas: Gabriel Granado e Ricardo Pena | Orientação musical: Lilian Moraes e Bruno Mota | Trilha Original e narrações em off: Rodrigo Regis | Edição de som: Rebeka Teixeira | Vídeo: Cinefoto Colapso | Iluminação: Felipe Scalzaretto e Rebeka Teixeira | Operação de som: Zé Olegário Neto | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Oficineira: Marcela Sampaio | Produção geral: Amanda Massaro e Maria Silvia do Nascimento | Agenciamento e comunicação: Paula Simões - Sem Paredes Cultural





SERVIÇO: Espetáculo “Par de Duas” e Oficina de palhaçaria e improviso

Com Companhia Asfalto de Poesia

Sinopse: O espetáculo narra a história da amizade entre as palhaças Clowndette Maria e Mussarella. Duas palhaças com personalidades muito diferentes, que decidem morar juntas para conseguir se sustentar na cidade grande. Ao se encontrarem, cada uma carrega consigo sua bagagem pessoal: personalidade, lembranças e desejos. Juntas, trocam seus relicários, suas receitas, suas formas de ver o mundo e enxergam a si mesmas no reflexo do olhar da outra. São números excêntricos musicais, danças, tapas, tombos e cambalhotas que ilustram esse contagiante encontro entre as duas amigas e palhaças. Sozinhas podem até ir mais rápido, mas juntas vão mais longe! 

Duração: 60 minutos

Classificação Livre - Grátis


Apresentações: 18 de maio de 2023 (quinta-feira) - Horários: 10h e 15h

Oficina de Palhaçaria e Improviso com Marcela Sampaio: 11 de maio (quinta-feira) de 19h às 23h 

Vagas: 30 - Indicação etária: a partir de 14 anos - Inscrições no local com 30 minutos de antecedência

Onde: Centro Cultural e Biblioteca Serraria

Endereço:  R. Guarani, 790 - Serraria, Diadema - SP


Próxima ação:

Oficina de Palhaçaria e Improviso com Marcela Sampaio: 21 de maio (domingo) de 14h às 18h 

Onde: Centro Cultural da Penha

Endereço: Largo do Rosário, 20 - Penha de França, São Paulo - SP

Vagas: 30 - Indicação etária: a partir de 14 anos - Inscrições no local com 30 minutos de antecedência

Comentários